Jogamos

Análise: Potion Craft: Alchemist Simulator (Multi) torna a arte da alquimia prazerosa e acessível

Gerencie sua própria loja de poções e tente crescer como um respeitável alquimista.


Produzido pela niceplay games e distribuído pela tinyBuild, Potion Craft: Alchemist Simulator é um jogo de simulação em que estamos na pele de um alquimista inexperiente que decide abrir sua loja de poções em um vilarejo. Nosso objetivo, portanto, é tornar o novo empreendimento rentável e construir nossa fama no ramo da alquimia. 

Com um gameplay simples e mecânicas que incentivam a criatividade, Potion Craft se torna uma excelente opção de jogo para relaxar e passar o tempo.

Abrindo sua loja de poções

Como falado anteriormente, em Potion Craft somos um alquimista inexperiente que viaja pelo mundo procurando seu destino. Após uma jornada, ele encontra uma pequena vila que não possui nenhum alquimista, tornando-se perfeita para praticar sua profissão. Após restaurar uma casa velha e torná-la nossa loja de poções, ele começa a atender os clientes da região.




As demandas dos clientes variam de acordo com suas necessidades: alguns precisam de uma poção de cura, outros querem ser mais fortes e ágeis ou até mesmo explodir e queimar as coisas. Para cada tipo de necessidade, precisamos criar e vender a poção correta para que nossa reputação seja a melhor possível. Quanto melhor a reputação, mais caro podemos vender os produtos.

Nossa rotina se baseia no dia a dia da loja. O estabelecimento é dividido em cinco áreas: nosso quarto, local em que finalizamos o dia e salvamos o jogo; o quintal, onde podemos coletar novos materiais para poções que aparecem todos os dias; o porão, onde está instalada a Máquina Alquímica; a área de criação das poções; e o balcão para vender os produtos.



Tentativas, erros e acertos

Potion Craft foca em três pontos distintos: criar, vender e negociar poções. Tudo começa com a demanda dos clientes que chegam à loja procurando uma poção. A descrição do pedido pode ser algo mais direto, como “quero uma poção de cura”, ou específico, como “preciso revestir minha flecha com algo que impeça minha presa de fugir”. 

Com isso, passamos para a parte de criação das poções. Em nosso cômodo, temos à disposição equipamentos como um caldeirão, almofariz e um fole, além de nossos ingredientes.




Para adicionar um efeito à poção, precisamos movimentar o ícone do frasco em uma espécie de mapa, e seu trajeto varia de acordo com os ingredientes utilizados. Para cada efeito, há uma área específica do mapa aonde devemos levar o ícone, e quanto mais afastado do ponto de partida, mais complexo esse efeito é.

Os ingredientes consistem em minerais, folhas, flores e fungos. Durante a preparação, podemos moer esses produtos no almofariz para utilizar todo seu potencial. Isso significa que moer os ingredientes permite que a nossa poção-base se movimente mais pelo mapa. Por exemplo: a Flor Zéfira movimenta o ícone para cima, mas se eu moê-la, ele andará muito mais que o normal.




Este é o exemplo mais básico, visto que os padrões de movimentação são os mais variados possíveis. Podemos misturar quantos ingredientes quisermos e, assim, andar pelo mapa da maneira que acharmos melhor, adicionando até cinco efeitos diferentes em uma única poção.

A atividade mais prazerosa em Potion Craft certamente é explorar esse mapa e descobrir todos os efeitos possíveis. Essa parte da gameplay também é recompensadora, pois podemos coletar XP pelo caminho, que aumenta nosso nível e nos dá pontos para distribuir em uma árvore de atributos que valorizam as poções e até aumentam o raio de visibilidade do mapa.




Se você estiver jogando no PC, o jogo inteiro pode ser comandado pelo mouse e essa simplicidade torna a gameplay prazerosa e acessível. Além disso, há uma interação muito legal com seu equipamento: para usar o moedor, temos que fazer o movimento de amassar com o mouse, assim como misturar a poção no caldeirão.

Por fim, após atribuir o efeito, podemos personalizar o produto com o formato, nome e cores que quisermos, deixando-os únicos, e salvar a receita para que possamos fazê-la depois instantaneamente, poupando tempo em novos preparos.




Com a poção pronta, a levamos para o cliente; de acordo com a qualidade do trabalho, sua reputação e os pontos distribuídos na árvore de habilidades, um preço será atribuído ao produto.

Há a opção de negociar para tentar um lucro maior. Para isso, há um minigame que consiste em um quick time event, no qual devemos clicar no momento exato que uma seta passa por cima de uma área marcada. Em caso de acertos contínuos, a poção é muito valorizada; quando erramos muito, corremos o risco de perder bastante dinheiro na negociação.




Um ponto que vale a pena ser ressaltado é a excelente ambientação criada em Potion Craft. A temática medieval é abordada de maneira excelente, desde seus gráficos baseados em manuscritos da época, como também sua trilha sonora instrumental que torna a jogatina mais agradável. Além disso, destaco também o design de vários dos NPCs que aparecem em sua loja, inclusive o bruxão Geralt de Rivia, de The Witcher, que aparece para pedir ajuda em algumas missões.



Com simplicidade e limitações

Apesar de sua proposta simples e divertida, Potion Craft sofre um pouco por conta de algumas escolhas. Os deslizes passam, basicamente, pela gameplay repetitiva e a pouca variedade de diálogo com os clientes.

A interação com os materiais durante a preparação das poções é muito interessante para manter o jogador ativo durante a campanha. No entanto, as poucas ações disponíveis acabaram tornando a jogatina repetida após algumas horas de jogo. No início, esse problema é atenuado pela frequente descoberta dos efeitos das poções, mas após esse momento, Potion Craft não consegue mais se tornar atrativo.




Outro ponto relevante é a variedade das demandas dos clientes. Cada pedido contém um contexto de acordo com a necessidade do cliente, e com frequência os textos se repetem e tornam o processo de venda menos atrativo. Apesar de não ser um problema grave, parte da graça é descobrir qual poção criar para atender seus clientes, e a repetição de texto torna o jogo mais previsível.



Uma poção para relaxar

Potion Craft: Alchemist Simulator é um simulador que, apesar de simples, entrega um desafio sólido e criativo para os jogadores. Sua dinâmica é perfeita para ser aquele jogo para passar o tempo e relaxar um pouco, e a sua trilha sonora e gráficos deixam a jogatina muito mais agradável. Apesar de se tornar repetitivo com o tempo, fica a recomendação para quem gosta de uma experiência de gerenciamento mais tranquila e acessível.

Prós

  • A ambientação medieval é excelente, principalmente por conta dos gráficos e da trilha sonora;
  • Criar as poções e procurar por novos efeitos é uma atividade prazerosa;
  • Poder salvar as poções e criá-las automaticamente ajuda a tornar a gameplay mais dinâmica;
  • Possibilidade de personalizar nossas poções com nomes, cores e formatos diferentes.

Contras

  • O jogo se torna repetitivo após algumas horas realizando as mesmas ações;
  • Há muita repetição dos balões de falas dos clientes;
Potion Craft: Alchemist Simulator — PC/XSX/XBO — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Davi Sousa
Análise feita com cópia digital cedida pela tinyBuild


É engenheiro geólogo, graduando em Engenharia Ambiental, entusiasta de novas tecnologias e apenas mais um mineiro que não vive sem café e pão de queijo. Gosta de aproveitar o tempo apreciando RPGs, relaxando em simuladores de fazenda e curtindo uma boa música em jogos de ritmo.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google