Jogamos

Análise: Need for Speed Unbound (Multi) resgata o estilo, a ousadia e a marra da franquia

Faça seu nome em meio a corridas ilegais e perseguições alucinantes para ser o número 1 de Lakeshore.

A franquia Need for Speed nasceu em 1994 com uma proposta simples: trazer a experiência de pilotar super carros em um ambiente urbano e acabar chamando a atenção da polícia para iniciar alucinantes perseguições cinematográficas. A série alcançou diversos marcos à medida que o tempo passou com icônicas entradas como Need for Speed II: Hot Pursuit, Need for Speed Underground, Need for Speed The Run e Need for Speed Rivals, para citar apenas alguns.

Need for Speed Unbound, o mais recente lançamento da franquia, marca a entrada da longeva série na nova geração resgatando os valores que tornam NFS uma experiência única e referenciada na cultura pop com o estilo que há tanto tempo estava fazendo falta na hora de queimar pneus em rachas contra rivais e policiais no centro da cidade.

Bem-vindo à Lakeshore

Need for Speed Unbound se passa na bela cidade de Lakeshore. O local é uma típica região suburbana que esbanja tranquilidade durante o dia, e com um chamado para a adrenalina durante a noite. No roteiro do game a atual prefeita quer dar um basta nas corridas ilegais que estão manchando a reputação da cidade com uma política de tolerância zero contra os corredores.

Por outro lado, os audaciosos pilotos que arriscam suas vidas para mostrar estilo e habilidade em quatro rodas veem essa provocação como um chamado para serem cada vez mais audaciosos em suas provas de velocidade, habilidade e estilo com seus possantes bólidos que rasgam o asfalto em pegas alucinantes entre si e contra a força policial local.


No meio disso tudo está seu personagem, que junto com sua amiga Yaz restauram um carro e o tornam uma das máquinas mais potentes da cidade. Com o objetivo de fazer uma grana e botar o nome da Rydell Rydes no mapa do cenário automobilístico, vocês começam a se aventurar no submundo da velocidade da cidade.


Mas como nem tudo são flores, a ganância fala mais alto e temos o gatilho da trama principal do game. Yaz nos trai e leva o carro embora, juntamente com tudo o que nosso amigo Rydell, o dono da oficina, tinha, deixando-nos com uma mão na frente e outra atrás. Dois anos se passam e a hora de dar o troco chega graças a uma oportunidade de ouro que surge no nosso colo: o Lakeshore Grand.


O evento é um dos maiores do cenário de corridas e é onde rola uma boa grana, fora a fama que ele traz para o vencedor. Vendo essa oportunidade, nossa tarefa agora é fazer nosso nome em meio ao conturbado cenário ilegal das corridas em Lakeshore para se tornar o maior piloto da cidade e não ser preso no processo, pois a polícia quer dar um basta em definitivo nessa bagunça dos corredores.

Fazendo seu nome, com estilo

Nossas atividades em Lakeshore consistem basicamente em levantar grana para participar do Grand. Para tal, aos sábados são realizadas sessões eliminatórias para definir quem são os melhores pilotos da cidade, aptos a participar do evento. Cada eliminatória, no entanto, tem um elevado valor de inscrição, e é aí que começa nosso rolê pela cidade para levantar grana para poder participar.


O jogador precisa participar de variados eventos com o intuito de ganhar dinheiro para a inscrição. Fora os investimentos que precisa fazer para comprar carros, peças, melhorar a oficina do Rydell e tudo mais, ou seja, o corre para conseguir investir em tudo isso é constante.

A dinâmica do game consiste em atividades durante os períodos do dia e noite para participar de diversas atividades na cidade para ganhar dinheiro: são corridas, entregas de veículos e ajudar outros corredores em outras atividades na cidade, como destruir outdoors, coletar colecionáveis, etc.


O jogador precisa administrar bem seu tempo e dinheiro para que tenha as melhores condições possíveis na hora de participar das etapas eliminatórias no sábado, por isso é bom aproveitar ao máximo o que a cidade tem a oferecer durante a semana para ter capital o suficiente tanto para pagar a inscrição do evento quanto investir em seus carros para poder participar.

Cada evento possui pré-requisitos de qualidade de carro para permitir a participação. São como ranks, que definem o quão potente é seu veículo para aquela situação. Eles vão do B até o S+, e de acordo com as peças e ajustes que você faz no automóvel, ele pode subir do rank B para o A, por exemplo.

Por isso, é importante ter opções na hora de entrar em um evento, visto que com o passar do tempo, carros mais potentes, e até melhor adaptados para determinadas atividades se fazem necessários conforme progredimos na campanha. Um carro mais potente para corridas de ponta a ponta; outro mais equilibrado para circuitos; e um para as provas de drift, por exemplo.

Corra que a polícia vem aí!

Você participou de várias atividades durante o dia e levantou uma grana legal, mas tudo isso pode ser perdido caso a polícia te pegue naquele dia. Essa é a mecânica de risco e recompensa que Need for Speed Unbound trouxe para te deixar de cabelo em pé na hora de sair aprontando pela cidade.


Se dois caras numa moto assustam, imagine ter meia dúzia de viaturas da polícia de Lakeshore no seu pé e ter seu suado dinheirinho apreendido e todo o progresso daquele dia totalmente perdido? O dinheiro ganho nas atividades só é, digamos, realmente seu quando você encerra uma etapa do dia indo para uma de suas garagens. Até lá, se você está rodando com 50 mil no bolso e a polícia te pegar, apenas sente e chore na sarjeta, cara!

Cada prova do cenário ilegal de corridas de Lakeshore conta com um grau de pressão de acordo com quão problemática ela é na cidade. Como correr em áreas residenciais, por exemplo. Indo de zero a cinco, quanto maior esse grau, viaturas mais agressivas começarão a patrulhar a cidade para pegar você.


No início são tiras mais comuns, com carros mais básicos, mas conforme sua reputação com a polícia aumenta, carros mais potentes e até mesmo um helicóptero de apoio é despachado para ajudar na perseguição, tornando suas chances de escapar cada vez mais difíceis. Sendo assim, caso você esteja num bom dia, quando já tiver coletado uma boa quantidade de grana, vá para uma garagem e deposite-a para garanti-la de uma vez. A ganância pode ser um infortúnio.

Um corre dali, outro corre acolá…

Sendo assim, uma vez familiarizado com a rotina de atividades em Lakeshore, prepare-se para uma série de atividades que vão tomar boa parte do seu tempo para se tornar o vencedor do Grand e ter sua “vingança” contra Yaz. É uma rotina até divertida, depois de algumas horas passando por vários lugares e já começando a aprender a andar na cidade, e que depois de um tempo acarretam na clássica repetição inevitável.


Muitas corridas se passam nas mesmas localidades, fora que os pontos de encontro para entrar nesses eventos são sempre os mesmos. Sendo assim, inevitavelmente você vai cair na rotina e vai querer dar um tempo para dar umas voltas pela região em busca dos colecionáveis, para quebrar um pouco essa repetição.

Essa atividade secundária é uma bem-vinda adição para nos tirar um pouco do foco principal de constante competição e ajudar a descontrair um pouco mais. Sair pela cidade em busca dos outdoors, adesivos e outros elementos também ajudam a colocar mais alguns trocados no nosso bolso, por isso é uma boa alternativa para ajudar a complementar a caixinha que você precisará para investir na oficina e seus carros. E são muitos carros disponíveis. Quase 150, para ser mais específico.

A customização de veículos continua com um riquíssimo arsenal de detalhes que podem ser ajustados para criar carros realmente únicos, algo herdado de Need for Speed (Multi), de 2015. Dá para criar carros devidamente especializados para diferentes atividades como performance ou drift, além de customizações visuais extremamente detalhadas que ainda contam com o suporte da comunidade. Se você não tem talento, ou tempo, para criar um visual bem estiloso para seus carros, visite a aba da comunidade e pegue uma das milhares de criações disponíveis lá.

A arte do game, que mistura uma estética mais realista com algo mais cartunesco, também é outro destaque positivo. Novamente citando o NFS de 2015, que apostou em filmagens de atores reais que deixaram o jogo com cara de Malhação misturado com Velozes e Furiosos, em Unbound essa arte deixou o game com um estilo único e mais carismático, reforçado pelo simples detalhe de nosso personagem principal ser um avatar criado pelo próprio jogador, favorecendo a imersão.


O fato de o jogo estar disponível apenas para a nova geração permitiu à equipe da Criterion fazer um ótimo uso da Frostbite para criar cenários realistas e carros com uma rica quantidade de detalhes. Visualmente, é facilmente um dos mais bonitos jogos da série já desenvolvidos e um convite para abusar do modo de fotografia para registrar imagens bem legais para compartilhar.

O nível de desafio continua bom, mas pode assustar um pouco quem está chegando na franquia por agora ou está há um bom tempo sem dirigir em NFS. Mesmo na dificuldade mais baixa a IA conta com um comportamento bastante imprevisível e desafiador. O ajuste do nível de dificuldade também afeta a quantidade de vezes em que é possível reiniciar um evento antes que o dia mude. Quanto maior a dificuldade, menos vezes você pode reiniciar uma corrida em que não se saiu muito bem. Fique atento para este detalhe ao jogar.

Já no modo on-line, as mesmas dinâmicas se aplicam, mas a funcionalidade fica bem dependente da participação de outros jogadores, o que torna o progresso mais trabalhoso. No multiplayer é possível explorar Lakeshore livremente em busca de atividades e interagir com outros jogadores, como nos jogos anteriores. Não curti muito o ambiente por causa da "falta de vontade" dos outros jogadores de participarem. A progressão da campanha e do on-line são independentes, como no GTA Online, então o jogador não compromete seu desempenho em nenhum modo.

De 0 a 100 em poucos segundos

Need for Speed Unbound consegue dar um gás a uma franquia longeva que ainda consegue se destacar, mesmo depois de quase 30 anos de existência. A estética e clima do jogo remetem aos áureos tempos de NFS Underground e NFS Hot Pursuit com elementos que deixam a experiência modernizada e divertida. É um título que pode ser o ponto de partida para uma nova geração da série após muitos anos de altos e baixos.

Prós

  • Estilo visual moderno e carismático;
  • Dezenas de veículos com alto nível de customização;
  • Dinâmica de jogo baseada em risco e recompensa.

Contras

  • História clichê (como sempre);
  • Muitos eventos repetidos;
  • Dificuldade acentuada mesmo no nível mais baixo;
  • Ambiente online pouco convidativo.
Need for Speed Unbound — PC/PS5/XSX — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: PlayStation 5
Revisão: Vitor Tibério
Análise feita com cópia digital cedida pela Electronic Arts

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google