Blast from the Past

Sonic the Hedgehog 2 (Mega Drive): 30 anos de uma clássica continuação

Relembre as mudanças que o jogo trouxe para a franquia do ouriço azul.


Hoje em dia, é muito fácil ter acesso a Sonic the Hedgehog 2, mas, há 30 anos, o jogo era um exclusivo do Mega Drive. A continuação da estreia do ouriço azul trouxe algumas mudanças na jogabilidade, como a inclusão de Tails e a transformação de Sonic em Super Sonic.

Duas vezes mais rápido

Embora Sonic 2 também seja um side-scrolling platformer, é notável o polimento na jogabilidade se comparado ao seu antecessor. A primeira grande diferença está no ritmo da aventura: o ouriço azul não demora para ganhar velocidade nos estágios, agora mais longos, mesmo aqueles com vários obstáculos; além disso, eles passaram a possuir dois atos em vez de três, totalizando 20 fases.

O acesso aos estágios especiais também sofreu modificações, passando a ser feito por meio de checkpoints ao longo das fases, desde que Sonic tenha um mínimo de 50 anéis. Isso significa que, com certa habilidade por parte do jogador, é possível obter mais de uma Esmeralda do Caos em um único ato.


Reunir todas as sete joias — em vez de seis, como era no primeiro jogo — permite que Sonic se transforme em Super Sonic se tiver 50 ou mais anéis em sua posse. Essa transformação deixa o protagonista invencível até que os anéis cheguem a zero, revertendo o ouriço para seu estado inicial.


Porém, a grande novidade da sequência foi a introdução de Tails, que permitiu que um segundo jogador pudesse acompanhar a aventura cooperativamente ao lado do Jogador 1. Além disso, o jogo conta com um modo multiplayer estilo versus, no qual ambos os jogadores competem entre si para obter a maior pontuação.


É claro que Tails também pode ser o protagonista da vez caso o jogador queira. A raposinha não tem a mesma velocidade do seu colega espinhoso, mas leva a vantagem de alcançar locais mais altos ao usar suas duas caudas como hélices.

Pode-se dizer então que essa sequência serviu como molde para os jogos posteriores da mascote da Sega, especialmente nos quesitos agilidade e possibilidade de escolher o personagem com quem jogar, cada qual com suas vantagens e desvantagens. E por falar em personagens, a equidna Knuckles também podia protagonizar a aventura em West Island ao ter o cartucho de Sonic 2 acoplado ao slot especial de Sonic & Knuckles.


Você tem alguma fase favorita de Sonic the Hedgehog 2? Por mais que eu não goste de fases com água, adoro a música de Aquatic Ruin — mas nada supera Scrap Brain Zone, do primeiro jogo.

Revisão: Davi Sousa

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google