Jogamos

Análise: Wylde Flowers (Multi): uma experiência de fazenda confortável e mágica

Um simulador confortável que conta a jornada de uma bruxinha fazendeira.

Desenvolvido pelo Studio Drydock, Wylde Flowers é um simulador de fazenda originalmente lançado para Apple Arcade e que chegou recentemente ao PC e ao Switch. Como uma jovem bruxinha em treinamento, cabe a você aprender mais sobre magia enquanto cuida da fazenda de sua avó Hazel.

Bem-vinda a Fairhaven

Tudo começa com a chegada da jovem Tara Wylde à ilha de Fairhaven. A vida da garota na cidade grande estava passando por vários problemas, mas a real motivação de sua volta a essa região interiorana foi a sua avó, Hazel. Já com uma idade muito avançada e problemas de saúde, a sra. Wylde não consegue mais dar conta da fazenda sozinha.

Cabe ao jogador assumir o papel de Tara e tentar gerenciar a plantação e outros aspectos da fazenda. A menina pode plantar vários tipos de legumes e flores, pescar, cortar lenha, coletar minérios, cozinhar e utilizar uma variedade de ferramentas para criar itens, como papel, velas, entre outros. Conforme vai ganhando dinheiro com as suas atividades, Tara terá a chance de melhorar a sua fazenda, tornando-a cada vez mais produtiva.

Porém, o grande diferencial do jogo em relação aos seus concorrentes é que a protagonista não é apenas uma garota comum. Tara Wylde tem o potencial para ser uma bruxa como a sua avó e aprender o caminho da magia é uma parte importante da sua jornada. Avançar na história muitas vezes envolve resolver missões para o grupo de bruxas mascaradas que treinam as suas habilidades junto com a vovó Hazel.

Com os seus poderes mágicos, Tara consegue criar poções e encantamentos no porão da sua casa. Os efeitos desses experimentos incluem a possibilidade de atrair itens pequenos para si, parar o tempo enquanto o jogador continuar em uma área, entre outras habilidades úteis para facilitar o processo do gerenciador.

Idealmente, o jogador deve resolver as quests o mais rápido possível para desbloquear essas novas funcionalidades cedo e ter mais energia para trabalhar durante períodos prolongados. No início, há várias restrições que podem tornar a experiência um pouco maçante para quem não tem muito costume com o gênero e gostaria de ter o melhor desempenho possível no gerenciamento.

Um mundo encantador

Fairhaven é uma ilha que consegue representar muito bem o clima de uma cidadezinha do interior, para o bem e para o mal. Trata-se de uma comunidade acolhedora, mas cuja proximidade entre seus habitantes acaba levando também a todo mundo ficar de olho na vida dos outros, o que pode causar algumas inimizades.

De forma geral, o jogo opta por uma visão bem positiva com uma comunidade agradável, apesar de também apontar com clareza as falhas de todos, até mesmo de Tara e sua avó. Em especial, Fairhaven possui personagens LGBTQIA+, como o casal Angus e Francis ou o personagem não-binário Kim Izumi. A presença deles na ilha é natural e as suas questões de gênero e sexualidade são abordadas de forma orgânica em vários pequenos diálogos.

Apesar de se tratar de um jogo confortável, Wylde Flowers também não tem vergonha de abordar alguns tópicos pesados como doença, morte, desavenças familiares e preconceito. Saber dos problemas de cada personagem ajuda a dar um peso maior à história deles fortalecendo o senso de verossimilhança e realismo do mundo. Mesmo que ocasionalmente eles possam parecer um pouco estereotípicos, o jogo é bastante competente em dar a todos um charme especial.

Todos os diálogos são dublados em inglês e as vozes são de alto nível, não apenas encaixando bem com os personagens, mas também oferecendo uma grande expressividade, o que é explorado visualmente pelo estilo chibi (personagem deformado para ter um “cabeção”). Há ainda legendas em português e, na maior parte do tempo, ela consegue representar muito bem o humor que já está presente na versão em inglês com vários trocadilhos e piadas. Porém, há algumas ocasiões em que há erros nítidos nas escolhas de termos fazendo frases que não funcionam tão bem em português.

Outros problemas incluem pequenos defeitos de animação, que acabam gerando movimentações hilárias dos personagens ou cortes muito abruptos, e uma trilha sonora cujo volume é naturalmente muito baixo. Com a possibilidade de ajustar os sons, é possível reduzir todo o resto para buscar um equilíbrio melhor, mas é uma tarefa desnecessariamente árdua e acaba levando a alguns problemas, como músicas de transição de dia que ficam altas demais.

Porém, vale destacar que Wylde Flowers também inclui vários elementos de ajuste para qualidade de vida. Por exemplo, é possível escolher uma opção extra grande de legenda e escurecer o fundo para aumentar o contraste. Caso o jogador queira avançar a história no seu próprio ritmo, é possível optar pela transição manual de diálogos ou pular diretamente algumas cenas. Também há a opção de modular o aspecto simulador, alterando a velocidade com que o tempo passa para ficar mais tranquilo ou mais desafiador. Todas essas opções são boas escolhas que ajudam a torná-lo uma boa forma de apreciar o gênero.

Uma flor mágica em um jardim de simuladores

Wylde Flowers é um bom representante dos simuladores de fazenda que consegue oferecer um mundo charmoso e convidativo. Chama a atenção em especial o seu esforço para fazer com que a ilha e as pessoas que nela habitam passem a sensação de algo real. Especialmente para fãs do gênero, é um título bastante recomendado.

Prós

  • Uma experiência sólida de gerenciamento e simulação de fazenda com elementos de magia;
  • Equilibra um clima agradável e relaxante com alguns tópicos sensíveis;
  • Boa representação LGBTQIA+ feita de forma natural e orgânica;
  • Tradução para o português consegue aproveitar bastante o humor do jogo;
  • Diálogos totalmente dublados em inglês com alta qualidade;
  • Vários elementos de qualidade de vida, como legendas em tamanho grande, além da possibilidade de pular texto e alterar a velocidade com que o tempo passa.

Contras

  • O grinding inicial e várias pequenas limitações podem ser incômodos para quem não está acostumado com o gênero;
  • Pequenos defeitos de animações são comuns durante os diálogos;
  • Trilha sonora muito baixa mesmo no volume mais alto;
  • Alguns erros ocasionais na tradução para português.

Wylde Flowers — PC/iOS/Switch — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: PC

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pelo Studio Drydock


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google