Just Dance 2023 (Multi): previsão das músicas do catálogo

Selecionamos canções que têm chance de estar no repertório do próximo jogo da franquia.


Anunciado em setembro deste ano durante a Ubi Forward do dia 10, Just Dance 2023 (Multi) é a próxima e provavelmente última edição da popular franquia de simuladores de dança da Ubisoft. A partir desta entrada, a série irá abandonar o modelo de lançamentos anuais, mudando para a fórmula de jogos como Minecraft e Fortnite, recebendo atualizações constantes e trazendo mais conteúdo.

A edição 2023 trará diversas funcionalidades novas, como a possibilidade de criar um salão on-line para jogar contra seus amigos. Apesar das mudanças no gameplay, a novidade mais aguardada é a nova lista de músicas que acompanha o resto do pacote. As playlists da franquia costumam vir com cerca de 40 músicas de diversos gêneros.

Como já foram reveladas 14 canções, preparamos uma lista com 30 músicas, divididas em seis categorias, que acreditamos que podem fazer parte do catálogo de Just Dance 2023. Temos dois critérios para a seleção: o sucesso comercial da música, o que inclui recepção do público e da crítica; e o quanto o ritmo e estrutura da música se encaixam com o tipo de coreografia que a produtora tende a adotar.

Músicas do momento e sucessos dos anos 2000

Esta é a categoria para a qual separamos mais músicas, pois ela sempre é o foco dos jogos da série:

Ed Sheeran, Sia e Billie Eilish estiveram presentes praticamente em todas as edições recentes de Just Dance, então mesmo que as canções que apontei não apareçam, é muito provável que outras peças do repertório dos artistas deem as caras.

Embora não sejam tão onipresentes quanto os citados anteriormente, Harry Styles, Lizzo e Lil Nas X já estiveram em outras entradas da franquia, o que aumenta a chance de seus hits atuais marcarem presença. “The Sweet Escape” e “Let Me Love You” são sucessos ligeiramente nostálgicos e “Mía” e “Duele el Corazon” as canções latinas, que também sempre marcam presença.

Por último,  trazendo aos holofotes um possível “elefante na sala”, temos “Running Up That Hill”, de Kate Bush. Embora seja uma canção de 1985, de modo que poderia encaixar-se melhor em uma das próximas categorias, desde a sua aparição na série Stranger Things, ela se tornou um dos maiores sucessos do ano, figurando entre os singles mais vendidos na Billboard Hot 100 e recebendo milhões de visualizações em plataformas de streaming. Além disso, o videoclipe da canção é focado em uma coreografia que explora expressão corporal e dança contemporânea, algo que tem sido mais explorado pela Ubisoft recentemente.

“Pop clássico”

Nossa próxima categoria é de sucessos da segunda metade do séc. XX, mais especificamente das décadas de 70,80 e 90. Just Dance é uma franquia extremamente casual, para toda a família. Canções como estas sempre são incluídas para apelar à nostalgia de um público mais velho:
Capa de "Stayin' Alive", da banda Bee Gees

“Stayin' Alive”, clássico da discoteca dos anos 70, também tem recebido bastante atenção recentemente, sendo utilizada em redes sociais para desafios de dança, popularidade que pode colaborar para sua presença.

“Sunglasses at Night” e “Enjoy the Silence” são duas canções dos anos 80 que misturam rock e sintetizadores, numa melodia intensa, ainda assim suave. O principal motivo de achar que ambas têm chance de estar em Just Dance 2023 é a inclusão de “Smalltown Boy”, da banda Bronski Beat, no seu antecessor. Ela também combina rock e eletrônica, num ritmo bastante parecido com “Enjoy the Silence”, em especial.

Acerca das canções restantes, acho que o maior indicativo de que podem ser escolhidas é o fato de que são canções nostálgicas, populares e únicas. “Your Love” enfatiza o pop rock, com a melodia crescente a partir do instrumental liderado pelas guitarras; já “Love is a Battlefield”, além do vocal impressionante de Pat Benatar, possui uma batida energética e que se mescla muito bem com o fade out da ponte no final da música.

Músicas eletrônicas

Outro gênero que está sempre no repertório de Just Dance são músicas eletrônicas (Electro Dance Music). A Ubisoft costuma incluir músicas que passem uma vibe de balada ou rave, mas também canções com ritmo mais lento e às vezes até mesmo experimental:

“Where Did You Go” é a mais recente da lista, e tem conseguido boa performance comercial e recepção do público, então acredito que tem boas chances de ser o hit de balada desta edição. 
Jax Jones, autor da canção "Where Did You Go?"


A Ubisoft não tem problemas em colocar músicas popularizadas por virais, de modo que “Astronomia”, popularizada pelo inusitado“Coffin Dance” (dança do caixão), tem boas chances de ser incluída, tanto pela qualidade da canção quanto pela possibilidade de uma coreografia alternativa valendo-se do meme.

“Gypsy Woman” e “Around the World” são clássicos da dance music e  possuem um ritmo desacelerado, abrindo possibilidades para coreografias que utilizem estilos de dança como o popping ou o robot dance. Por último, “Starving” é uma canção de electropop, com sintetizadores bem mais suaves e intercalados com instrumentos de corda, de modo que, caso incluída, poderia servir como uma faixa mais relaxante.

K-Pop

A próxima categoria é dedicada ao K-Pop. Embora ela já seja uma constante  de Just Dance nos últimos anos, a Ubisoft não costuma incluir mais do que três ou quatro músicas do gênero por título. Como já foram reveladas duas canções de K-Pop, temos apenas duas indicações:

Imagino que seja vantajoso ou, no mínimo, mais fácil e rápido continuar utilizando músicas de artistas que já tenham licenciado seu material para a empresa. Quando os artistas em questão conseguem se manter populares, a relação deve ser ainda mais valiosa.

Por conta desses motivos, acho extremamente improvável que a girlband BLACKPINK fique de fora de Just Dance 2023. É possível que o hit mais recente do grupo, “Pink Venom”, seja a faixa escolhida, mas considerando que a produtora já optou pelo sucesso da estação passada outras vezes, acredito que “How You Like That” seja mais provável.

Capa do single de "BBoom BBoom"

Já “BBoom BBoom” é uma faixa que agora não é mais tão comentada, mas quando estava no ápice de sua popularidade era bastante requisitada pelos fãs da franquia da Ubisoft. Não é uma garantia, mas algumas canções já foram incluídas mesmo quando não eram mais tão populares, por conta dos pedidos dos fãs.

Músicas Internacionais

A próxima seção pode ser um pouco difícil de explicar. Trata-se de músicas de cantores de países fora dos eixos do mainstream. Não são necessariamente músicas que não sejam em inglês, mas sim cujos artistas não possuem um status de celebridade global:

“Calm Down” e “Dançarina” estão em uma situação parecida. A primeira é um hit do nigeriano Rema, que recentemente recebeu uma versão remixada com a participação de Selena Gomez; por sua vez, “Dançarina”, originalmente uma colaboração entre Pedro Sampaio e Mc Pedrinho, também foi requentada com a presença de vários artistas. Além de sucesso em suas respectivas regiões, ambas obtiveram bastante atenção em países da Europa. Já “W/X/Y” é um hit japonês, bastante popular no país.
Cena do videoclipe de "Dançarina"

Just Dance sempre é divulgado como um jogo que abrange ritmos de todo o mundo e estas três regiões (Brasil, Japão e países da África) estão entre as que marcam presença mais frequentemente, o que, além do ritmo das músicas, me faz acreditar que as obras mencionadas possuem chances de aparecer.

Tradições de Just Dance

Nossa última categoria é de músicas que representam “tradições” dentro da franquia. Neste ano será realizada mais uma edição da Copa do Mundo de Futebol, e sempre que o lançamento de um Just Dance coincide com o torneio, a Ubisoft incluiu uma música temática de futebol.

Não é impossível que a música-tema da competição “Hayya Hayya (Better Together)”, cantada por Trinidad Cardona, Davido e Aisha, seja a escolhida, mas acho que “La La La” de Shakira, com participação de Carlinhos Brown, seja mais provável.

Outra tradição é incluir músicas de trilhas sonoras de filmes da Disney. O próximo grande lançamento do estúdio será o live action de “A Pequena Sereia”, mas como a principal música do filme,“Under The Sea”, já esteve em Just Dance! acredito que a escolhida será “We Don't Talk About Bruno”, do filme Encanto, pois ela se tornou extremamente popular.
Cena da performance de "We Don't Talk About Bruno" durante o filme Encanto

Últimas considerações

Embora Just Dance 2023 siga as tendências e foque em música pop, a Ubisoft sempre tenta surpreender incluindo músicas de cantores pouco conhecidos ou que normalmente não associamos com a franquia. Esta lista representa canções que eu acredito que têm chance de estar presentes com base nos repertórios do passado, mas o que queremos sempre é que nossas expectativas sejam superadas.

Revisão: Davi Sousa

Jornalista e escritor. Me expresso melhor pelo papel e caneta então uso-os para falar dos meus assuntos favoritos. Deposito meus pensamentos no medium.com/@Easreferencias.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google