Jogamos

Análise: Lobotomy Corporation (PC) mostra o dominó de desastres que é gerenciar monstros

Gerencie uma empresa de energia onde humanos são apenas um recurso e o caos é inevitável.


Desenvolvido pela empresa coreana Project Moon, Lobotomy Corporation é um simulador de gerenciamento de monstros com mecânicas de roguelite. Com criaturas inspiradas em contos de fadas e na Fundação SCP, o jogo conta uma história cabalística e misteriosa através de gameplay frustrantemente desafiador.

Uma narrativa simbólica e misteriosa dentro de um mundo futurista e distópico

Você é o novo gerente da recém-criada empresa de energia Lobotomy Corporation, que resolveu a crise de energia no mundo com sua nova fonte energética. Porém essa nova fonte vem de monstros misteriosos e perigosos, denominados Anormalidades, que devem ser contidos. Seu trabalho é garantir que as metas diárias sejam alcançadas, estudar essas criaturas e lidar com as ocasionais escapatórias, onde vários funcionários irão morrer e/ou perder a sanidade.

Felizmente, você não trabalha sozinho e conta com a ajuda de um elenco diverso. Angela, uma IA avançada que tem a função de secretária e assistente, irá ajudá-lo no começo com o tutorial. Ao expandir a corporação, você também encontrará os Sefirot, que lideram cada departamento. Conversando com cada personagem, que parecem esconder muitas coisas, você descobrirá que a história da corporação é tão perturbadora quanto misteriosa.

Com temas inspirados no judaísmo (particularmente no cabala) e no cristianismo, Lobotomy Corporation explora conceitos profundos como a realização e a redenção do ser humano em uma narrativa sombria e emocionante.

Enfrente o horror de suas próprias escolhas

O jogo é dividido em 50 dias, cada dia funcionando como uma fase e tendo uma cutscene de diálogo antes de começar. Após a história ser contada, você deverá escolher uma entre três caixas (exceto no tutorial, que há apenas uma), tendo apenas uma descrição como dica do que está por vir. Essa escolha será a anormalidade que você terá que pesquisar e cuidar a partir deste dia.

Após sua seleção, temos que escolher os agentes de cada departamento. Nesta tela você pode mover funcionários, trocar os equipamentos ou melhorar atributos deles. Aqui você também pode verificar informações básicas como o número do dia, a localização de anormalidades e as missões de cada departamento.

Ao iniciar o gerenciamento, finalmente podemos ver o novo monstro que convidamos para a empresa. Para gerar energia, você pode mandar funcionários interagirem com a anormalidade de quatro maneiras distintas. Como em um primeiro momento não há nenhuma informação inicial sobre a criatura, você terá que descobrir na prática os gostos e habilidades de cada anormalidade.

Ao interagir com anormalidades, você irá encher uma barra de Qlifót que, ao ser preenchida completamente, irá causar um colapso na empresa. Durante o colapso, alguns monstros irão mostrar um temporizador acima de suas salas, e você precisará trabalhar com eles antes do timer chegar a 0. Caso chegue tarde demais, a criatura irá escapar ou ativar sua habilidade, além de você perder energia para sua meta diária. Desta forma, Lobotomy Corporation garante que algo errado sempre aconteça, criando situações estressantes para aumentar a chance do jogador cometer um erro.

Ao receber anormalidades cada vez mais difíceis e ter que lidar com colapsos maiores, você eventualmente irá chegar a um ponto onde pode parecer impossível progredir. É neste momento que o lado roguelite do jogo mostra sua cara, permitindo que você volte uma semana atrás ou desde o início mantendo seus equipamentos e suas pesquisas. Com o grande número (100) de monstros diferentes, você pode reiniciar o jogo várias vezes e ainda encontrar coisas novas para se estressar.

Dito tudo isso, o jogo deve parecer bem complexo, e ele é. Esse é o horror de Lobotomy Corporation. Você será forçado a malabarizar várias informações acumuladas durante a jogatina enquanto tenta enfrentar um desafio novo. Esquecer uma coisinha ou fazer uma única decisão errada pode resultar em várias mortes e, o pior de tudo, você será colocado em situações onde estará propenso a errar.

Sangue e horror através de um filtro fofinho

Apesar de ser uma escolha artística provavelmente feita pelo baixo orçamento, o visual 2D simples de Lobotomy Corporation é funcional, carismático e explicável narrativamente. Para manter a sanidade do protagonista (e do jogador), o jogo expresse seu visual em um estilo fofo que contrasta com os horrores que realmente estão acontecendo à sua frente. Mesmo com a arte fofinha, as anormalidades sombrias e mortes grotescas ainda são facilmente visíveis durante o gameplay.

Quanto à parte musical, são utilizadas várias músicas royalty free de outros artistas, junto de alguns temas originais para criar a atmosfera do jogo. Durante as cutscenes temos vários estilos de música dependendo da situação, desde temas melódicos utilizando o piano e violino até temas mais industriais e eletrônicos do gênero trip hop. Durante o gameplay, temos a presença de uma música neutra e calma para os momentos normais, e a utilização de músicas intensas durante as escapatórias, incorporando alarmes na trilha sonora que acabam tornando-as tão marcantes quanto úteis.

Uma rosa linda, mas cheia de espinhos

Talvez eu tenha explicado o jogo demais, mas é difícil recomendar Lobotomy Corporation justamente pela experiência única que ele oferece. A maioria das pessoas provavelmente largaria o jogo antes de terminá-lo graças à dificuldade acumulante, ao estresse ou por simplesmente não gostar dele. Uma demo seria de grande ajuda para testar o jogo antes de comprá-lo, mas não temos uma presente.

Infelizmente, o jogo não ajuda a si mesmo em manter jogadores, tendo um tutorial cheio de texto e que não explica muito ao ponto de que existe um manual para ser lido dentro do jogo. Além disso, os requisitos mínimos de sistema são maiores do que os especificados graças a um vazamento de memória dentro da programação, que pode resultar em vários crashes e em um save perdido. Existe um mod para consertar esse problema, mas é absurdo que ainda não tenha sido arrumado oficialmente.

Lobotomy Corporation apresenta uma narrativa marcante que é combinada com um gameplay único e desafiador, porém o conceito em si e um grande problema técnico o tornam difícil de se recomendar para todos.

Prós

  • Narrativa memorável que explora temas profundos;
  • Gameplay complexo e desafiador;
  • Apresentação visual charmosa;
  • Disponível em Português.

Contras

  • Grande problema técnica ainda presente no jogo;
  • Difícil de recomendar já que emoções negativas são o núcleo do gameplay.
Lobotomy Corporation — PC — Nota: 8.0
Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut
Análise produzida com cópia digital adquirida pelo próprio redator


Amante de jogos e da cultura japonesa, principalmente retrô. Aprendendo japonês para poder jogar JRPGs sem esperar serem localizados. Ama dungeoncrawlers e jogos de luta, mas gosta de todos os gêneros.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google