Jogamos

Análise: Arcade Paradise (Multi) realiza com louvores o sonho de todo gamer em ter seu próprio fliperama

Mistura de gerenciamento com uma grande quantidade de minigames resulta num título praticamente imperdível.


Qual jogador de videogames nunca pensou em ter sua própria empresa no ramo? Afinal, nada como unir o útil ao agradável, certo? Arcade Paradise permite a realização desse sonho, começando em uma lavanderia com alguns poucos fliperamas até uma instalação completa com tudo que um jogador pode querer. Pegue alguns trocados e não se esqueça de terminar o ciclo de lavagem, pois a análise vai começar!

Insira uma ficha para iniciar

Lançado em 11 de agosto de 2022, o indie já era aguardado há um bom tempo. Hoje, posso dizer que essa espera valeu a pena em praticamente todos os aspectos. A proposta dele é a seguinte: no papel de Ashley, o jogador recebe as chaves de uma velha lavanderia do seu pai. Homem de negócios, ele não tem tempo para o empreendimento, e deixa-o para a filha aprender a ter responsabilidades.
Nunca julgue um livro pela capa
Embora pareça uma tarefa chata a princípio, a jovem descobre que no mesmo prédio das máquinas de lavar e secar existem uns poucos arcades. As máquinas rendem um bom dinheiro em relação à lavanderia em si e Ashley resolve, literalmente, apostar suas fichas nelas. Assim começa a aventura, que exige compra de novos equipamentos, gerenciamento dos clientes e lucros, lavar roupa suja e, obviamente, jogar muito.
Ver a sua coleção crescer é uma satisfação...
É estranho falar em “jogar” dentro de um jogo, mas é isso mesmo. As máquinas de arcade adquiridas funcionam como minigames, cada uma com suas próprias conquistas, recordes, sons e mecânicas diferentes. Parece com aquelas famosas coletâneas de games, já que temos vários gêneros e pegadas diferentes lado a lado.
Uma mistura de clássicos dos videogames
Arcade Paradise se inspirou nas eras de 8, 16 e 32-bits; ou seja, do NES até o primeiro PlayStation, passando por SNES, Mega Drive, entre outros. Temos jogos de corrida, dardos, estratégia, beat’em up, plataforma, esporte e muito mais. É legal reconhecer as inspirações em nomes como GTA, Pacman, Top Gear, Candy Crush, Just Dance, Fatal Fury, para citar apenas alguns.

Work hard, play hard(er)

Para construir seu negócio de arcades, Ashley precisa de dinheiro e espaço. Ambos os recursos são obtidos por meio da lavanderia, que precisa continuar funcionando enquanto ela lida com os videogames. O seu pai é exigente, entrando em contato frequentemente para ver como as coisas estão. Os afazeres incluem limpar o banheiro dos clientes, recolher o lixo, colocar as roupas na lavadora e na secadora, etc.
Embora um pouquinho repetitivas, as tarefas diárias são importantes

A sacada de Arcade Paradise é gamificar essas tarefas, tornando-as experiências interessantes. O jogo é dividido em dias, em que o jogador chega pela manhã e trabalha e/ou joga até a noite. O tempo passa mais rápido do que o normal, com exceção dos ciclos das lavadoras e secadoras, então é preciso equilíbrio para cumprir as já citadas tarefas da lavanderia e cuidar dos fliperamas. Isso inclui recolher o dinheiro e configurá-los (mais sobre isso em breve).
Nada como adquirir novas máquinas para o negócio
Com o passar dos dias, é liberada uma lista de afazeres que rendem recursos exclusivos para comprar melhorias como mais velocidade no caminhar, sacos de lixo com maior capacidade e até mesmo um estagiário. Elas permitem otimizar o gerenciamento geral dos negócios, deixando mais tempo para o que realmente interessa: interagir com os arcades e elementos relacionados.
Falando neles, vale a pena adquirir a jukebox para ouvir ainda mais das músicas de qualidade de Arcade Paradise. A trilha sonora é de primeira, tanto do jogo em si quanto dos seus minigames, com uma pegada direta dos anos 90. A dublagem, embora pontual, é boa, assim como os textos e falas do game, que sempre focam no bom humor e nos trocadilhos com termos famosos das áreas de tecnologia e videogames.

Beleza e conteúdo

Os visuais são muito bons, sobretudo para um indie. O contraste entre o “mundo real” e as máquinas é interessante, dando aquela sensação de imersão completa. Mais uma vez pode ser estranho falar em imersão e em jogos dentro de outro, mas a lógica é a mesma de antes. Alguns minigames, inclusive, possuem modo multijogador local, algo comum nos arcades da vida real.
... que aumenta cada vez mais!
Infelizmente, as interações online são meio limitadas. Existe um ranking online para acompanhar as maiores pontuações, mas nada além disso. Seria interessante ter mais interações com outros jogadores, como mandar capturas de tela ou mesmo mensagens via adesivos ou algo do gênero. É uma crítica mínima, visto a qualidade do game e o fato de ele ser uma produção independente.
Ainda falta falar do elemento gerenciamento, peça importante de Arcade Paradise. Por meio dele, temos que administrar os recursos da lavanderia e da sempre crescente coleção de arcades. Além de realizar as tarefas mundanas como limpar o banheiro e recolher o dinheiro das máquinas, é preciso configurar os videogames adequadamente.
Gerenciar os negócios é parte importante de Arcade Paradise
É possível definir o nível de dificuldade de cada fliperama e o preço por partida. Utilizando relatórios detalhados sobre a popularidade dos arcades, é possível ajustar os valores para maximizar os ganhos. Obter conquistas nos games turbina a procura deles pelos jogadores, incentivando ainda mais a dedicação a jogar todas as máquinas. Seria legal também gerenciar lanches, refrescos, lembranças, entre outros, mas o jogo foca somente no aspecto gamer.

Pontuação quase perfeita

Em minha opinião, a maior ressalva quanto à qualidade de Arcade Paradise é no quesito customização. Enquanto a proposta do game é de permitir ao jogador construir seu próprio fliperama, isso fica limitado por não podermos escolher cores, luzes, temas, móveis e outras personalizações. Mesmo jogos indie bem mais simples muitas vezes apresentam tais opções.
Brinquedo novo!
Seria ótimo poder escolher o visual das primeiras até as últimas transformações que a lavanderia recebe no caminho para se tornar um verdadeiro Arcade Paradise. Existem decorações prontas ao redor das máquinas, que incluem pôsteres, luzes neon, mesinhas com bancos, etc. Nada disso, porém, pode ser devidamente trocado ou mesmo alterado. É possível somente reposicionar os videogames, inclusive com efeitos na popularidade e nos lucros.
As opções de personalização são bastante limitadas
De qualquer forma, a experiência ainda é bastante imersiva e prazerosa. Receber novas máquinas, posicioná-las e configurá-las para maximizar os lucros são sempre tarefas divertidas. Sempre, claro, dando alguma atenção à lavanderia quando necessário, nem que seja fazendo o mínimo possível para ficar só jogando os teus videogames preferidos. Seja qual for o teu estilo de jogo, este título é imperdível.
Qualquer semelhança é mera coincidência

Um verdadeiro paraíso dos fliperamas

Com uma proposta inédita e, sobretudo, interessantíssima, Arcade Paradise é uma aventura pensada para todos os fãs de videogames. Transformar a lavanderia da família em uma verdadeira coleção de máquinas com jogos eletrônicos é uma tarefa empolgante e viciante. A variedade de títulos é grande, assim como a diversão e desafio que eles proporcionam. Ainda que tenham faltado opções de customizações estéticas, temos aqui uma sugestão obrigatória para a sua biblioteca.
Uma ótima pedida para todos os amantes de arcades e videogames

Prós

  • Game de gerenciamento de arcades (e lavanderia) é único e viciante;
  • Visuais são muito bonitos, dentro e fora dos fliperamas;
  • Trilha e efeitos sonoros de alta qualidade;
  • Ótima seleção de arcades, com opções para todos os gêneros e gostos;
  • Jogabilidade, incluindo o jogo em si e suas máquinas individuais, é excelente;
  • Muitos desafios divertidos para explorar, como alcançar recordes online, obter conquistas e gerenciar os ganhos dos arcades.

Contras

  • Nível de customização estética deveria ter sido bem maior, incluindo ambientes e cores;
  • Dada a proposta do game, ficaram faltando mais opções de gerenciamento e interação com outros jogadores online.
Arcade Paradise – PC/PS4/PS5/Switch/XBO/XSX – Nota: 9.0
Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut
Análise produzida com cópia cedida pela Wired Productions

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google