Jogamos

Análise: Spidersaurs (Multi) faz uma combinação criativa, mas derrapa em elementos básicos

Lute contra criaturas geneticamente modificadas e tente controlar a raiva ao ser massacrado pela dificuldade galopante.

Dentre as muitas combinações existentes de espécies do reino animal, aranhas e dinossauros não parecem ser as mais seguras de se imaginar. Ainda assim, Spidersaurs junta essas duas criaturas e isso não dá certo, ao ponto delas virarem uma ameaça e sobrar para você o extermínio desses híbridos no mínimo curiosos.

A comida está contra-atacando!

Em uma época em que a comida estava ficando escassa, cientistas de uma empresa chamada InGest Corp criaram a solução definitiva: um cruzamento artificial de dinossauros com aranhas, chamados de spidersaurs. A carne deles, bem como seus músculos, seria utilizada para alimentar a população. Para que os efeitos colaterais fossem controlados, um grupo de pessoas foi treinado para provar os efeitos dessa iguaria no corpo humano. Eles foram denominados degustadores.

Como obviamente já era de se esperar, as criaturas conseguiram fugir do laboratório e agora estão tocando o terror na cidade inteira. Agora, cabe ao oficial em treinamento Adrian e à roqueira Victoria, dois ex-degustadores, combater essa praga mutante antes que eles destruam tudo. A premissa é simples, mas vai de encontro com os visuais cartunescos, que fazem de Spidersaurs um gostoso desenho matinal de fim de semana.

Tudo é divertidamente colorido e a trilha sonora também não fica atrás, com canções que combinam na medida certa com a ação. Por mais que haja poucos diálogos, eles também são bastante bem-humorados, o que torna os protagonistas cativantes e fáceis de se gostar.

Infelizmente, todo esse carisma não consegue sustentar os defeitos do game em si, que são poucos, mas influenciam significativamente na diversão.

De zero a cem bem rápido

Spidersaurs tem sua jogabilidade moldada no estilo run ‘n gun, célebre em jogos como Contra e Cuphead. Para quem não está familiarizado, devemos literalmente correr e atirar em tudo que aparece,  além de passar por algumas sessões de plataforma para serem atravessadas de maneira rápida, quase que ininterrupta.

Independentemente de qual dos três níveis de dificuldade seja escolhido, o jogo dá uma guinada muito absurda ao longo das seis fases, de maneira que começa a se tornar até meio descompensado. As três primeiras são bem tranquilas, de maneira que o jogador se habitue ao ritmo da ação. Entretanto, na segunda metade, os inimigos começam a aparecer aos montes de maneira que não dá nem tempo de raciocinar.

Se esse tipo de padrão fosse restrito à dificuldade mais difícil, seria totalmente compreensível, mas até nos níveis mais fáceis isso se torna algo bem chato, ainda mais se compararmos com as batalhas contra cada chefe, que são muito menos complexas — exceto pelo robô da terceira fase, que realmente oferece um combate elaborado. Vale uma menção para o chefe da segunda fase também, que não é difícil, mas é bastante divertido.

Tirando essa parte de inimigos “chovendo” pelo caminho, Spidersaur é um jogo simples, que dura em torno de uma hora, o que é pouco. Seu fator replay é baixíssimo, pois não há motivos para o jogador finalizar a campanha com cada personagem ou colecionáveis que justifiquem repetir a aventura. Até mesmo os menus são simples, sendo mostrados somente nos momentos de escolha de fases.

Além disso, outro ponto crucial que deixa um pouco a desejar é a movimentação, principalmente na hora de mirar. Podemos disparar nossas armas em oito direções, mas em alguns momentos a pontaria falha se não pressionarmos o botão de “ficar parado”, o que pode complicar nossa vida ao longo do caminho. 

Por mais que o triunfo sobre cada inimigo nos conceda habilidades úteis, como grudar no teto e dar dashes aéreos, o principal, que é correr e atirar, não funciona sempre que deveria.

Apenas para domadores experientes

Spidersaurs tinha tudo para ser incrivelmente divertido e proveitoso, mas no fim vai entreter apenas aqueles que buscam algo um pouco mais hardcore, mas de ritmo rápido e carinha mais divertida. Se você quer uma experiência mais tranquila, infelizmente as aranhassauros (ou dino-aranhas, fica a critério do jogador) vão te tirar do sério rapidamente.

Prós

  • Um agradável visual cartunesco e excelente trilha sonora;
  • Alguns chefes são divertidos e desafiadores;
  • Humor bacana sem ser pesado.

Contras

  • A curva de dificuldade do jogo dá um pico muito forte, independentemente do nível escolhido;
  • Não há justificativa para jogar mais de uma vez;
  • A movimentação principal, de correr e atirar, falha às vezes;
  • Menus muito simplórios, sem dar nenhum contexto de cada área.
Spidersaurs — PC/PS4/Switch/XBO — Nota: 6.5
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Davi Sousa
Análise feita com cópia digital cedida pela WayForward


é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google