Rumor: Sony estaria considerando a inserção de anúncios em jogos gratuitos

A ação visa potencializar a monetização dos títulos em que não é preciso pagar para jogar.


A informação vem do portal Business Insider. A publicação alega que a Sony estaria considerando a inserção de anúncios em jogos gratuitos para jogar nos consoles PlayStation. A ação da empresa japonesa seria uma alternativa acerca de uma atitude semelhante que a Microsoft também estaria planejando para esta categoria de jogos como forma de gerar monetização.

Os anúncios seriam inseridos nos menus e telas de carregamento, ou mesmo em cartazes e placas dentro do contexto do mundo do jogo. Como exemplo podemos citar um outdoor em uma cidade ou os anunciantes de beira de campo em um campo de futebol. O segmento de jogos gratuitos teve um crescimento considerável durante o ano de 2020, ano do início da pandemia de Covid-19, em que as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e consumindo conteúdo digital, como vídeos e jogos.

Como forma de incentivar a propaganda dentro dos títulos, jogadores poderiam receber itens exclusivos ao permitir que anúncios fossem veiculados durante suas sessões de jogatina. A Sony não deu nenhuma declaração pública sobre o assunto, então considere como um rumor.

Se confirmada, a decisão pode tomar rumos pouco agradáveis, como aconteceu com os jogos da série NBA2K. Em 2020 a comunidade começou uma verdadeira campanha contra a veiculação de anúncios com duração de até um minuto que não podiam ser evitados antes de iniciar uma partida. Os jogadores se sentiram prejudicados em ser obrigados a assistir propagandas em um jogo pago.

Outro título recente, também pago, que permite a veiculação de anúncios durante o carregamento é Street Fighter V (PC/PS4). Neste caso, o jogador tem a opção de ativar ou não os anúncios que ocorrem durante as telas de carregamento do game e, caso permita, ele é premiado com um bônus de obtenção de Fight Money (FM), o dinheiro do jogo, ao jogar partidas online. Os anúncios em Street Fighter V são unicamente direcionados para conteúdos do próprio jogo, como passes de temporada e pacotes de skins, e etapas da Capcom Pro Tour, a liga competitiva do game.

E você? O que acha dessa ideia em colocar anúncios nos jogos dos consoles?


Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege


Disqus
Facebook
Google