Vem aí

Prévia: Gran Turismo 7 (PS5/PS4) promete resgatar o amor dos fãs à franquia

Segundo a Polyphony Digital, este é o ápice da jornada Gran Turismo.


Gran Turismo é uma série com mais de duas décadas de tradição, sempre reconhecida pelo esmero e atenção aos detalhes. O mais novo título vem cinco anos após Gran Turismo Sport (PS4), que não foi muito bem recebido devido à mudança drástica na proposta, focando muito mais no competitivo online e desprezando o modo Carreira, o que desagradou muito os fãs mais tradicionais. Gran Turismo 7 tem à sua frente um grande desafio: resgatar o amor de seu público fiel, ao mesmo tempo que precisa conquistar jogadores da nova geração.

Carros e café

Satisfazer as exigências dos fanáticos por simulação automobilística virtual e, ao mesmo tempo, entregar uma experiência acessível e divertida para novatos, que muitas vezes sequer sabem dirigir carros de verdade, não é uma tarefa fácil. Para atender a essas expectativas, Gran Turismo 7 vai pelo caminho comum aos dois perfis: apostar na paixão pela cultura automobilística e na excelência técnica.


O prazer de dirigir e o fascínio pelos carros é o ponto de encontro desses mundos, e foi nessa direção que o projeto foi orientado, segundo Kazunori Yamauchi, diretor e presidente da Polyphony Digital:
“Eu gostaria que eles [os fãs antigos da série] pensassem um pouco sobre a nova geração de crianças que talvez estejam jogando pela primeira vez. O universo automobilístico tende a se tornar um grupo cada vez mais fechado, usam terminologias que só eles mesmos compreendem. Por exemplo, se você mencionar um 356, as crianças de hoje não saberão que estamos falando de um Porsche. Algumas delas não reconheceriam sequer um 911.” disse o diretor.
O ponto de encontro para esses públicos é o Gran Turismo Café, que é a grande novidade e ponto central do título. Aqui, o jogador receberá missões e avançará numa espécie de campanha, onde cada cardápio é uma lista de tarefas a cumprir, como vencer corridas ou obter carros para a sua coleção. O lugar é frequentado por figuras notáveis do universo automobilístico, que contarão histórias fascinantes e curiosidades, enquanto você saboreia um café num ambiente charmoso.

Aquele brilho na lataria

Aproveitando os recursos de nova geração proporcionados pelo poder do PlayStation 5, o jogo contará com recursos de ray tracing e gráficos em 4k com suporte a HDR. A opção de priorizar desempenho ou qualidade gráfica também já foi confirmada para o console.

Gran Turismo 7 contará com uma frota de mais de 400 carros, meticulosamente retratados em seus mínimos detalhes, e 34 pistas, que podem ser configuradas em 90 variações climáticas e de terreno. A Polyphony já confirmou que futuras atualizações trarão novos conteúdos.


Os recursos avançados do controle do PlayStation 5 também estarão presentes. A desenvolvedora afirmou que a resposta tátil transmitirá com fidelidade as sensações de peso ao volante e contato dos pneus com a pista; o áudio em 3D também será utilizado para que o jogador sinta o posicionamento de outros veículos através do som; e, por fim, as novas tecnologias de armazenamento devem oferecer tempos de carregamento ultra rápidos.

A volta do GT Auto

No último State of Play, a Sony divulgou uma série de características para Gran Turismo 7. Uma delas é o Rali Musical, um modo de jogo arcade onde dirigimos um veículo clássico ao som de músicas selecionadas, com o objetivo de atingir pontos de controle dentro de um limite de tempo. Este modo é voltado a iniciantes e jogadores casuais, por possuir controles simplificados e objetivos mais curtos.

A interface principal de jogo será um mapa similar a um resort, onde poderemos acessar pontos de interesse, como o Café mencionado anteriormente, e a Central de Licenças, uma tradição da série GT, que oferece desafios técnicos com dificuldade progressiva que recompensam o piloto com certificados de habilidade que vão do bronze ao ouro.


A tunagem também será um recurso bastante presente, com uma oficina dedicada à atividade e a possibilidade de adquirir peças e alterar o desempenho dos carros. Sobre esse assunto, o tradicional GT Auto está de volta. Essa função, que estava presente em jogos mais antigos da franquia, permite fazer a manutenção e limpeza dos veículos, que se desgastam e têm perda de performance conforme o uso.

Aumentando a frota

O Modo Carreira, ausente em Gran Turismo Sport, está de volta em GT7. Começamos com um compacto japonês e, à medida em que progredimos na campanha, temos acesso a modelos mais potentes e raros.


É possível aumentar sua frota com premiações de eventos ou fazendo compras na concessionária virtual. Já foi confirmado um sistema de microtransações que permitem comprar créditos de jogo com dinheiro real para completar a quantia necessária para adquirir carros e acessórios. É uma funcionalidade polêmica, mas totalmente opcional, já que é possível obter créditos jogando.

GT7 estará disponível no dia 04 de março para consoles PS5 e PS4. Aqueles que adquirirem o título para o console da geração anterior precisarão pagar R$ 50,00 pelo upgrade se também desejarem desfrutá-lo na atual.

Operação resgate

Gran Turismo 7 é o jogo de corrida mais aguardado para a plataforma PlayStation e possui um enorme desafio pela frente, já que a excelência técnica de outras obras do gênero está num patamar elevadíssimo. Sua intenção não é reinventar a série, mas sim resgatar aquele sentimento de paixão pelo automobilismo, perdido em Gran Turismo Sport. Ao que tudo indica, a imensidade de conteúdo e atividades — mas especialmente o amor à cultura do automobilismo demonstrado pela desenvolvedora — me leva a crer que o título conseguirá cumprir os desejos de seu diretor criativo.
Gran Turismo 7 - PS5/PS4
Desenvolvimento: Polyphony Digital
Gênero: Simulador de Corrida
Lançamento: 04 de março de 2022
Expectativa: 5/5
Revisão: Davi Sousa

é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google