Jogamos

Análise: Wytchwood (Multi) traz cenários de terror para nosso quintal

Colete recursos, crie artefatos, aprenda feitiços e explore cenários dignos de livros infantis nesta aventura macabra e encantadora.


Como será a vida de uma bruxa que vive em um pequeno casebre em uma clareira remota? Em Wytchwood (Multi), você pode ter um gostinho dessa experiência, assumindo o papel de uma velha feiticeira com cabeça de caldeirão e pés de ave que busca partes de suas memórias perdidas, mas para essa tarefa, você deverá estar muito bem preparado. 

A cobrança






Com uma visita inesperada, a bruxa é surpreendida em sua casa, após um longo sono, por uma cabra falante. Embora o animal pareça ordinário, seu corpo hospeda um demônio que pretende cobrar a velha feiticeira sobre um contrato não cumprido, firmado tempos atrás.

Como promessa é dívida, a bruxa precisa entregar sua parte do pacto, mas não se lembra de muitas coisas. Após encontrar uma moça em coma induzido em um templo em suas terras, ela decide pagar ao demônio as almas das pessoas que injustiçaram a mulher adormecida.

Direto dos contos de terror






Uma das coisas que chama a atenção dos jogadores logo de início é a escolha visual feita pelos criadores de Wytchwood. Além de características bizarras como uma cabeça de caldeirão, a bruxa também apresenta em seus pés de ave uma referência ao personagem folclórico Baba Yaga. Para quem não conhece, trata-se de uma bruxa que vive na floresta em uma casa com pés de ave, representada frequentemente em contos pagãos.

Os cenários do jogo entregam elementos de ambientação que nos instigam a explorar cada canto da tela. Com um estilo visual semelhante ao de livros infantis, todos os locais do mapa apresentam cores vibrantes e características únicas, tornando o processo de exploração estimulante e pouco repetitivo.

A trilha sonora também é essencial para a imersão pretendida. Ela provoca a sensação de tensão e mistério que se espera de um conto de terror, mas também remete a músicas folclóricas, com instrumentos de corda que se misturam aos elementos sonoros do jogo com efeitos fantásticos relacionados à magia.

Jogabilidade agradável





A atividade mais comum durante Wytchwood é a coleta de recursos para criar ferramentas e feitiços. Embora as combinações sejam inúmeras, o sistema de criação do jogo torna a tarefa agradável e intuitiva, de modo que você consiga saber facilmente o que pode criar com determinado elemento ou o que falta para conseguir produzir o que se deseja.

A mobilidade foi um diferencial gritante em relação a outros jogos do mesmo gênero. Em vez de ter sido implementada uma velocidade de deslocamento lenta com a opção de correr como alternativa, a bruxa naturalmente se move rapidamente pelo cenário. Isso não só faz com que os combates sejam mais dinâmicos, mas também que o translado entre os cenários se dê de forma mais fluida e divertida.

É difícil se cansar durante a campanha e sempre há elementos para interagir e coletar por perto. Embora algumas pessoas não deem tanta importância a essa característica, é inegável que uma locomoção mais rápida nos motiva a avançar mais na história, já que isso não se torna massante.

Desafios inteligentes





Para quem gosta de puzzles, Wytchwood entrega diversas oportunidades para encarar desafios antes de avançar no mapa. O jogo não possui mundo aberto, mas garante vastos cenários a serem explorados e desbloqueados à medida que o jogador vai conquistando novas habilidades e encontrando novos recursos.

Se você pretende jogar algo que te desafie de uma forma divertida e não frustrante, recomendo entrar de cabeça (ou caldeirão) nessa aventura com seres fantásticos, personagens únicos repletos de missões secundárias a oferecer e descobertas sobre o mistério por trás da moça adormecida.

Prós

  • Jogabilidade fluida e intuitiva;
  • Visual macabro e instigante, com elementos folclóricos;
  • Trilha sonora imersiva;
  • Narrativa misteriosa, com muitos personagens a serem descobertos.

Contras

  • Infelizmente não está localizado em PT-BR.
Wytchwood - PC/PS4/PS5/XSX/XBO/Switch - Nota: 9.5
Versão utilizada para análise: PC

Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital fornecida pela Whitethorn Games

 



Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google