Final Fantasy XIV (Multi): diretor pede mais educação da comunidade com os desenvolvedores

Naoki Yoshida quer dar um basta no excesso de toxicidade na comunidade de FFXIV.


Naoki Yoshida, diretor do MMO Final Fantasy XIV, expressou seu descontentamento com um grupo seleto de jogadores que estão abusando do seu direito de se expressar, agredindo verbalmente os desenvolvedores do jogo nas redes sociais, principalmente por conta do atraso no lançamento da expansão Endwalker, disponibilizada no fim do ano passado.

A declaração foi dada em um vídeo no canal oficial do jogo, e os trechos em questão traduzidos no Reddit. Yoshida reforça o agradecimento aos fãs pelo apoio e as críticas construtivas, mas que o comportamento indevido dos que estão usando de seu direito de expressão para agressões, principalmente com a equipe de desenvolvimento, não será mais tolerado.
“É claro que estou agradecido e grato pelos jogadores nos dizerem que 'devemos fazer isso, ou isso deve ser aquilo' e outros enfeites, mas abusos verbais são [algo que gostaríamos que pudesse parar].

Desde o infeliz atraso no lançamento da expansão... por alguma razão, parece haver alguns [odiadores do jogo] atacando outros jogadores apesar de não jogarem o jogo e foi bastante gritante. Senti como se essas palavras fortes usadas em argumentos contra as pessoas acabassem por retê-las por causa disso.

Eu posso aguentar, mesmo que isso não o torne menos ruim, mas os membros da equipe se sentirão muito deprimidos depois de ouvir essas palavras quando deram seu melhor absoluto para tentar criar algo que todos possam desfrutar, e isso pode acabar fazendo com que eles não criem mais coisas divertidas a partir daí.

Então, eu tenho apenas um pedido para todos os jogadores por aí — por favor, imagine que você está falando cara a cara com um desenvolvedor, que você pode não saber o nome dele nem o rosto, e imagine como eles se sentiriam antes de enviar seu feedback, e eu Ficarei feliz se as pessoas puderem fazê-lo educadamente."
Final Fantasy XIV está disponível para PC, PlayStation 4 e PlayStation 5.

Fonte: IGN

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege


Disqus
Facebook
Google