Jogamos

Análise: Neptunia x SENRAN KAGURA: Ninja Wars (PS4) entrega exatamente o que você espera de um crossover dessas franquias

Um crossover de respeito!


Neptunia x SENRAN KAGURA: Ninja Wars (PS4) é um RPG de ação hack-and-slash e um curioso crossover entre as franquias Hyperdimension Neptunia e Senran Kagura em um universo ninja original. As duas facções estão em guerra, mas a chegada de um inimigo comum faz com que unam forças para repelir o invasor e garantir a sobrevivência de todos.

As duas nações

A aventura se passa no mundo de Gamninjustri, que reúne ninjas habilidosos comandados por senhores feudais. Duas grandes nações desse mundo estão em guerra: Heartland, que domina as artes do Compa Style (referência a Neptunia), e Marveland, terra natal do Honeypa Style (referência a Senran Kagura). Em determinado momento, todo o continente é atacado por um exército de ninjas mecânicos que rapidamente subjuga territórios menores. Sua líder, a ninja suprema Yoh Gamer, agora avança para dominar Heartland e Marveland.

É interessante ver as garotas das duas franquias interagindo entre si. Elas mantêm as personalidades de seus universos originais, bem como suas características estéticas principais, mas tudo contextualizado em um universo com temática ninja. Neptunia x Senran Kagura não exige conhecimento prévio de nenhuma das duas séries, mas é melhor aproveitado por jogadores que reconheçam as pequenas referências que salpicam o jogo.

Isso que eu chamo de interação entre protagonistas
Visualmente, Ninja Wars é bonito, com qualidade semelhante ao que encontramos em jogos modernos da série Neptunia para PS4. As personagens são muito bem modeladas tanto nas cutscenes quanto na parte jogável. Os cenários deixam um pouco a desejar: não chegam a ser feios, mas também não são primorosos. A parte da visual novel traz gráficos em estilo anime bem desenhados e que são fiéis às identidades gráficas de ambas as séries.

Artes ninja

O sistema de combate é o ponto alto do jogo: um hack-and-slash dinâmico, divertido, fácil de jogar e visualmente bonito. Cada personagem possui seu próprio estilo de arma, combos e ataques. Conforme você evolui, recebe novas artes ninja, que são ataques especiais que consomem uma barra de energia. As artes ninja variam em alcance, área e efeito, e podem desencadear status especiais se executadas em certas condições. Cada personagem pode ser equipada com até quatro artes.
Os combates intensos são o forte do jogo

Podemos jogar com duas personagens de cada vez, em sistema tag: a qualquer momento é possível trocar a personagem ativa pela personagem na reserva. As ninjas tem barras de HP e energia separadas e aquela que está na reserva recupera seu HP lentamente conforme abatemos inimigos.

Outra mecânica interessante é o Fuurinkazan Drive, que ativa uma aura especial temporária. Essa aura pode conceder recuperação de HP, aumentar a força dos ataques, aumentar a velocidade de recarga da energia das artes ninja ou aumentar sua defesa. O Fuurinkazan Drive pode ser usado até cinco vezes em uma batalha.

Ao realizar ou receber ataques, você carrega uma barra de energia especial, a EX Gauge, que ao ser preenchida permite usar uma habilidade suprema chamada Shinobi Extreme. Essa habilidade causa dano massivo e deve ser guardada para os chefes de fase e inimigos maiores.
Shinobi Extreme: habilidade suprema

Não há árvore de talentos. Esse sistema foi substituído por um interessante similar chamado Spirit Gems, uma espécie de tabuleiro com vários encaixes para gemas especiais que dão vantagens diversas, como aumentar o ganho de experiência ou a recuperação de energia. Ao posicionar gemas de mesmo tipo próximas umas às outras, amplificamos seus efeitos. A quantidade de slots aumenta conforme subimos níveis.

Além de todos esses recursos, uma ninja que se preze precisa saber usar projéteis. Podemos alternar entre dois tipos: shurikens e kunais. Shurikens são mais focadas em causar dano aos oponentes, enquanto as kunais provocam efeitos como envenenamento ou paralisia.

Kunais fazem parte do arsenal de toda deusa ninja

Trama confusa

Algo que me desagradou nesse RPG foi o enredo. Confuso, peca pelo excesso introduzindo nomes e conceitos demais, confundindo o jogador: a história tem uma barriga de roteiro, que deriva para o sequestro de uma princesa de um outro reino, que nada tem a ver com as duas nações principais, raptada por um inimigo secundário de outra organização. As toneladas e toneladas de texto entre os bate-papos desconexos durante a fase de Visual Novel tornam ainda pior o acompanhamento da trama.
As próprias personagens se enchem da enrolação na trama
Paradoxalmente, o número de personagens jogáveis é pequeno, considerando que é um crossover entre duas franquias repletas de figuras interessantes: são apenas quatro de cada universo, mais duas originais. Algumas pessoas importantes da franquia Neptunia, como IF e Compa, aparecem só para constar, não são jogáveis e tem importância zero para o enredo.

Somente no final em que as motivações dos vilões são reveladas senti uma maior elaboração do roteiro, mas para chegar até lá você passará por muita conversa paralela desnecessária. É possível concluir a campanha com algo entre dez e quinze horas de jogo. Todos os diálogos são dublados em japonês, com textos e legendas em inglês. Não há localização para português.

Pêssegos com creme

O jogo é repleto de fanservice, como é de se esperar de um crossover entre Neptunia e Senran Kagura. Há um minigame, porém, que particularmente chama a atenção nesse sentido: o Peaches and Cream Meditation.

A garota escolhida permanece sentada sobre um pêssego gigante, vestindo trajes de banho típicos de hospedarias de águas termais japonesas, com os olhos fechados e mantendo o equilíbrio por meio de meditação.
Treinamento especial
Segundo a lore deste universo ninja, trata-se de um treinamento especial de concentração para aprimorar sua paciência. Na prática, é um minigame de equilíbrio que utiliza o sensor de movimento do controle do PlayStation 4 (ou do PS5) em que você deve evitar que uma bolinha deslize por uma superfície curva. Ao inclinar o controle, a personagem inclina-se na mesma direção, alterando seu centro de gravidade.

O minigame oferece três níveis de dificuldade que, se vencidos, concedem prêmios como itens e bônus nos atributos. É possível pular o teste comprando um passe livre na loja, mas a recompensa neste caso fica restrita aos bônus nos atributos, não sendo possível ganhar os itens da premiação.

Encontro de dois mundos

É curioso ver como as franquias se encaixaram bem em Neptunia x SENRAN KAGURA: Ninja Wars, pois originalmente elas não têm muitos elementos em comum, exceto o destaque para atributos físicos das garotas. Mesmo com diferenças no tom, e até na estética dos dois universos, o produto final é um jogo de ação divertido e - claro - com muito fanservice. Apesar de pecar pelo roteiro enrolado e que poderia se aprofundar um pouco mais nas personagens, é um produto indicado para os fãs, que se sustenta pela ação do combate e pelo carisma de suas protagonistas.
Tudo que você espera de um crossover de Neptunia com Senran Kagura

Prós

  • Combates divertidos;
  • Personagens bonitas e carismáticas;
  • Não requer conhecimento prévio das séries Neptunia ou Senran Kagura.

Contras

  • Roteiro cheio de enrolação;
  • Não há localização para português.

Neptunia x SENRAN KAGURA: Ninja Wars - PS4 - Nota: 7.5 

Revisão: Thais Santos
Análise produzida com cópia digital cedida pela Idea Factory International


é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google