Dicas e Truques

Persona 4 Golden (PC/Vita) - Guia de trófeus e conquistas

Platinar o cultuado JRPG da Atlus não é difícil, mas demanda muito tempo do jogador.

O clássico cult Persona 4 Golden é um dos JRPGs mais cultuados da última geração e recentemente voltou aos holofotes depois de ganhar um enorme boost em sua popularidade com o lançamento do título para a plataforma do Steam. Neste guia nós vamos te ajudar a destravar todos os troféus do jogo. Os requerimentos são os mesmos independentemente da plataforma que você está jogando, portanto este guia serve tanto os jogadores de PSVita e PC.

Platinar P4G não é uma tarefa tão difícil, porém isso vai requerer um investimento de tempo considerável da sua parte, tendo em vista que serão necessárias duas playthroughs completas para fazer tudo que é necessário. Existem diversos troféus que podem ser facilmente perdidos se você administrar seu tempo de forma errada dentro do jogo. Felizmente, a escolha de dificuldade não afeta a sua busca pela platina.


Dados gerais


Nível de dificuldade: 4/10.
Tempo médio para obter todos os troféus/conquistas: Entre 80 a 140 horas.
Número mínimo de partidas: duas (Normal e New Game +).
Troféus/conquistas dependentes da dificuldade: não.

Modo mais eficiente de obter os troféus

Passo 1: Faça o máximo de conquistas que puder e acumule recursos para se preparar para o New Game +

Já que o calendário do jogo é finito, se torna impossível fazer tudo em apenas uma jogatina. O ideal é que você jogue a sua campanha inicial tentando obter o máximo de conquistas que conseguir. Não faz mal deixar algumas conquistas menores escaparem, pois você terá muito mais recursos e tempo para pegá-las com maior facilidade no New Game +.

Se você quiser ter uma vida muito mais fácil, é recomendado dedicar um tempinho do seu calendário para farmar alguns recursos que serão importantes na segunda campanha. Dinheiro, Skill Cards registrados, níveis de experiência nos Personas do protagonista, equipamentos e o número de Personas registrados no Compendium da sua primeira campanha, por exemplo, serão herdados quando você selecionar a opção New Game +.

Quanto mais você conseguir, mais fácil e rápido será. Entre todos, o recurso mais importante e que deve ser focado com maior prioridade é a maximização dos atributos sociais do protagonista. Faça questão de garantir isso antes de terminar o jogo pela primeira vez.

Passo 2: Não se esqueça de fazer a Dungeon extra e o final verdadeiro na primeira campanha

Persona 4 Golden possui diversos finais, dependendo da sua escolha de falas durante alguns diálogos específicos na sequência final do jogo. Para acessar a Dungeon Extra, você também precisa maximizar o Social Link específico da personagem Marie antes de terminar a sétima Dungeon do jogo, que ocorre no mês de dezembro.

Portanto, é de extrema importância que você consiga o final verdadeiro ainda na primeira playthrough, pois existe uma conquista específica do New Game + que requer esse feito para se tornar acessível. Para saber mais informações, confira as instruções das conquistas “Welcome Home” e “The Truth in Your Hands”.

Passo 3: Faça a limpa das conquistas restantes no New Game +

Se você seguiu o guia e conseguiu coletar uma quantidade razoável de recursos na primeira jogatina, então é hora de iniciar o New Game + para fazer a limpa em todas as conquistas que ainda estão faltando.

Nesse momento, as conquistas vão precisar de bastante tempo para serem finalizadas; portanto, é importante usar seus recursos com sabedoria para terminar tudo antes do prazo. O foco estará em registrar todos os Personas e Skill Cards no Compendium, maximizar todos os Social Links, ler todos os livros, invocar o Persona supremo do protagonista e derrotar o chefe secreto exclusivo do New Game +.



Lista de troféus e conquistas


Golden Completed (Platina)
Conquiste todos os troféus 

1- Conquistas relacionadas à história (Pode conter spoilers)

The Other Self (Bronze)
Libere o Persona Izanagi
Relacionada à história.
A Prince Appears (Bronze)
Resgate Yukiko Amagi na primeira Dungeon
Relacionada à história. A Dungeon deve ser concluída até o dia 29 de abril.
A True Man’s Stand (Bronze)
Resgate Kanji Tatsumi na segunda Dungeon
Relacionada à história. A Dungeon deve ser concluída até o dia 4 de junho.
The Lounge is Closed (Bronze)
Resgate Rise Kujikawa na terceira Dungeon
Relacionada à história. A Dungeon deve ser concluída até o dia 9 de julho.
Game Over (Bronze)
Capture Mitsuo Kubo na quarta Dungeon
Relacionada à história. A Dungeon deve ser concluída até o dia 12 de agosto.
Boarded Up-Lab (Bronze)
Resgate Naoto Shirogane na quinta Dungeon
Relacionada à história. A Dungeon deve ser concluída até o dia 5 de outubro.
The Return of the Angels (Bronze)
Resgate Nanako Dojima na sexta Dungeon
Relacionada à história. A Dungeon deve ser concluída até o dia 20 de novembro.
Breaking Through the Fog (Bronze)
Capture Tohru Adachi na sétima Dungeon
Relacionada à história. A Dungeon deve ser concluída até o dia 23 de dezembro.
Welcome Back (Prata)
Resgate Marie na Dungeon secreta
Para liberar essa Dungeon você deve maximizar o Social Link da Marie antes de terminar a sétima Dungeon, cujo prazo para concluir é o dia 23 de setembro. Feito isso, no dia 2 de janeiro você deverá ir conversar com a Margaret na Velvet Room e selecionar as seguintes respostas para liberar os eventos que te levam até a dungeon no dia 13 de fevereiro: "Why did she leave?" , "Where did she go?" e "I don't care about danger, I'll go!", respectivamente. A Dungeon só pode ser concluída nesse dia específico.
The Truth is in Your Hands (Ouro)
Derrote o verdadeiro chefe final e assista o final definitivo
No dia 20 de março, o jogo irá te perguntar se você quer ir para casa depois de se despedir dos seus Social Links. Selecione "não" e vá até a praça de alimentação de Junes. Assista à cena e siga até Samegawa Riverbank para conversar com o Dojima. Depois disso, vá até a Velvet Room para receber um item especial de Margareth. Com ele em mãos, se dirija até a estação de gasolina do Shopping District e converse com o atendente. Durante essa conversa, é extremamente importante que você selecione as respostas que contradigam as informações falsas do atendente. Depois disso, finalmente a verdadeira Dungeon final será liberada. Derrote o chefe ao final dela para conseguir a conquista.

2- Conquistas que você libera naturalmente enquanto joga

Fusion Expert (Bronze)
Faça a fusão de Personas 50 vezes
A descrição é autoexplicativa. A fusão de Personas na Velvet Room é uma mecânica fundamental para criar monstros mais fortes e avançar com facilidade, então será impossível que você perca essa conquista se fizer o básico que o jogo espera.
Advantage Mine (Bronze)
Entre em uma batalha com vantagem sobre o inimigo
Para entrar em uma batalha com vantagem de turnos sobre o inimigo, basta atingir uma sombra inimiga com uma espadada pelas costas antes que ela te perceba na parte de exploração das Dungeons. É uma mecânica básica que você vai acabar realizando até mesmo sem querer às vezes.
Special Fusion Expert (Bronze)
Use 4 ou mais Personas em uma fusão especial
Conforme a história avança, o Igor da Velvet Room eventualmente irá te deixar realizar fusões com quatro ou mais Personas. Você só precisa possuir os Personas que a receita da fusão pede.
The Nose Doesn’t Always Know (Bronze)
Presencie um acidente durante a fusão
Acidentes podem ocorrer aleatoriamente durante uma fusão de Personas. Não tem como controlar as chances, mas é muito provável que você acabe presenciando um ao jogar normalmente. Se você realiza fusões com frequência, não precisa se preocupar com essa conquista. Ela vai acabar surgindo quando menos se espera.
Persona Shopper (Bronze)
Compre uma Persona no Compedium
Simples. Entre na Velvet Room, fale com a Margaret e compre qualquer Persona que você já tenha registrado no Compendium.
A Favor for Marie (Bronze)
Registre um Skill Card com a Marie
Fale com a Marie dentro da Velvet Room e peça para ela registrar qualquer Skill Card que você tenha em mãos. Skill Cards podem ser obtidos de diversas formas, então não será muito difícil encontrar um por acaso.
Displaying Adaptability (Bronze)
Troque de Persona 5 vezes durante uma única batalha
Simples. Pelo menos uma vez a cada turno, o protagonista pode mudar de Persona por um outro que está em sua party de Personas. Você vai acabar fazendo isso de qualquer jeito nas batalhas mais difíceis, então não se preocupe.
Going Nova (Bronze)
Cause 999 de dano ou mais com um único golpe
Parece uma quantidade alta de dano no início, mas eventualmente você vai ficar forte o suficiente para realizar o feito contra inimigos de nível baixo ainda na primeira campanha. No New Game + é ainda mais fácil graças aos seus Personas de nível alto.
Skilled Commander (Bronze)
Realize 50 All-Out-Attacks
O All-Out-Attack é a melhor maneira de distribuir dano massivo e acabar com os inimigos facilmente. Para realizá-lo, você precisa deitar todos os inimigos do campo atingindo eles com suas respectivas fraquezas elementais ou ataques críticos em um único turno.
Tactical Fighter (Bronze)
Explore a fraqueza dos inimigos 100 vezes
Explorar a fraqueza elemental ou física dos inimigos é uma mecânica bem simples, mas igualmente importante para se dar bem nas batalhas e ganhar deliciosos turnos extras para aplicar mais golpes. Sempre que aparecer um inimigo novo, tente testar todos os tipos de golpes nele para descobrir as fraquezas.
Fill Your Hand (Bronze)
Consiga o bônus sweep 50 vezes
Durante o minigame Shuffle Time, que acontece após as batalhas finalizadas com um All-Out-Attack, você deve conseguir pegar todas as cartas disponíveis para pegar o bônus Sweep (Sweep Bonus). Uma vez que você o consegue, a aparição do minigame será garantida na próxima batalha independentemente do que aconteça. Basta puxar as cartas com o objetivo de atingir o bônus e você conseguirá a conquista em pouco tempo.
It’s Working Today (Bronze)
Compre qualquer item de uma Capsule Machine

A máquina de capsula só pode ser utilizada nos dias chuvosos. Ela se encontra bem na frente da Shiroku Store na primeira parte do Shopping District.

Gasping at Greed (Bronze)
Derrote uma Golden Hand
Golden Hands são inimigos raros em formato de mão que aparecem aleatoriamente em todas as dungeons do jogo. Eliminar esse tipo de inimigo é especialmente útil para conseguir quantidades enormes de dinheiro e experiência em pouco tempo, ao ponto em que batalhar contra inimigos normais nem é necessário para ficar forte. Sempre que avistar uma, você deve persegui-las e atacá-las antes que consigam fugir. Dentro das batalhas, elas são completamente inofensivas, porém têm o costume de fugir se você não conseguir eliminá-las em menos de três ou quatro turnos.



3- Conquistas recomendadas para concluir durante a sua primeira playthrough

Lucky Me! (Bronze)
Ganhe o sorteio do prêmio especial ao comprar algo em uma Vending Machine
Inaba está lotada de máquinas de venda por todo canto. Cada vez que você compra algo nelas, tem a chance de ganhar um prêmio especial. Os produtos são muito baratos e você também pode continuar comprando infinitamente até conseguir o prêmio, portanto não é uma tarefa difícil.
Granter of Your Desires (Bronze)
Compre 5 produtos no Tanaka’s Amazing Comoditties
Em todos os domingos ou feriados livres de eventos da história, você verá uma cena na parte da manhã no qual o protagonista pode encomendar um produto do programa de TV do Tanaka. Basta fazer isso cinco vezes ao longo do jogo.
Seize the Moment (Bronze)
Compre um croquete especial no restaurante Sozai Daigaku
Esse prato só pode ser comprado durante dias chuvosos no restaurante Sozai Daigaku, que fica na segunda parte do Shopping District de Inaba.
Fashion Plate (Bronze)
Participe de uma batalha usando uma roupa diferente
Equipe uma roupa que não seja a padrão no menu de equipamentos de qualquer personagem e entre em uma batalha. Você já começa o jogo possuindo roupas opcionais no inventário desde o início e também pode comprar outras com dinheiro no salão de beleza na cidade de Okina.
An Acquired Taste (Bronze)
Beba o café no Chagall Cafe em Okina
Depois que você ganhar uma Scooter nos eventos da história, utilize ela para viajar 3 vezes e a cidade de Okina será liberada como um novo lugar para acessar. Chegando lá, basta ir no Café Chagall para liberar essa conquista.
Movie Buff (Bronze)
Assista 3 filmes no cinema de Okina
Depois que você ganhar uma Scooter nos eventos da história, utilize ela para viajar 3 vezes e a cidade de Okina será liberada como um novo lugar para acessar. Chegando lá, basta assistir três filmes diferentes no Cinema.
Big Bro is Worried (Bronze)
Visite a Nanako no hospital 3 vezes
A partir do dia 22 de novembro você poderá visitar a Nanako no hospital depois de conversar com um amigo no mapa. Faça isso três vezes para conseguir a conquista. Caso prefira gastar o tempo desses três dias com outra atividade, você também pode salvar o seu arquivo no dia 22 e ir visitar a Nanako para pegar a conquista. Depois disso, dê load no seu save do dia 22 e continue a jogar normalmente.
Cooking With Gas (Bronze)
Prepare 5 marmitas perfeitas
Em alguns domingos, a opção de criar uma marmita aparecerá para você na parte da noite. Para criar uma marmita perfeita, é necessário escolher os ingredientes corretos. Para isso, você pode salvar o progresso antes de fazer uma e reiniciar o save até conseguir acertar os ingredientes. Se estiver com preguiça, também pode usar um guia na internet.
Bug Hunter (Bronze)
Capture um inseto com o timing perfeito
Para conseguir uma rede para capturar insetos, vá até a Shrine do Shopping District no mês de junho e converse com os meninos do lugar. Retorne de noite e fale com a mulher para pegar o item. Com ela em mãos, você pode tentar pegar insetos na pequena floresta ao lado em um minigame de reação. Capture um inseto com o timing perfeito para obter a conquista. A atividade não gasta tempo e pode ser repetida várias vezes em um dia, porém ela só funciona nas tardes em que estiver fazendo sol ou neblina.
A Special Lady (Bronze)
Inicie um namoro com alguém
No processo para maximizar o Social Link de uma personagem feminina, você poderá começar um namoro com a pessoa selecionando o a alternativa que indica o seu interesse romântica na cena do nível 8 do Social Link em especifico. Para mais informações sobre como upar o Social Link de cada personagem, acesse este link.
Hardcore Risette’s Fan (Bronze)
Escute todas as falas de batalha da Rise
Depois que a Rise se torna a navegadora da sua party, ela irá falar diversas frases durante as batalhas, dependendo de diversas situações que estiverem acontecendo naquela ocasião. Por exemplo, ela tem falas específicas que são ativadas sempre que cada personagem da party é infectado com cada elemento, falas para quando você derrota mais de quatro monstros de uma vez só, falas quando a fraqueza elemental do monstro é explorada, falas exclusivas que só aparecem em batalhas contra chefes e muito mais.
 
Existem pessoas que conseguiram a conquista naturalmente apenas jogando em suas primeiras jogatinas e outras que precisaram jogar mais de duas campanhas para conseguir escutar todas as falas. Depende muito da sua sorte, porém existem formas de influenciar isso. Para aumentar as chances de ouvir todas as falas, é necessário que você sempre alterne entre todos os personagens da party e procure enfrentar batalhas difíceis constantemente. Dessa forma, a probabilidade de conseguir a conquista é bem maior.
A True Bond (Bronze)
Maximize um Social Link até o nível 10
Eleve qualquer Social Link até o nível 10. Para mais informações sobre como upar o Social Link de cada personagem, acesse este link.
Mr. Perfect (Prata)
Maximize todas as cinco qualidades sociais do protagonista
Praticamente todas as atividades que você realiza fora das Dungeons podem te fazer melhorar alguma das cinco qualidades sociais do seu personagem. Responder perguntas de forma certa na sala de aula, selecionar opções sensatas em diálogos específicos, comer em restaurantes, trabalhar em algum lugar, estudar em casa e ler livros são algumas maneiras de conseguir pontos. Para mais detalhes e informações sobre como upar as qualidades sociais, acesse este link.
Food Fighter (Bronze)
Termine o lanche especial do restaurante Aya
Para conseguir terminar de comer o lanche especial do restaurante Aya sem passar mal, você precisa ter todos os atributos sociais maximizados. O restaurante fica na segunda parte do Shopping District em Inaba.



4- Conquistas para focar durante o New Game +

The Reaper Becomes the Reaped (Prata)
Derrote o Reaper
Para enfrentar o Reaper, você deve entrar em qualquer Dungeon e abrir cerca de 21 baús dentro do lugar. Após destravar o último, você irá escutar um som de correntes se arrastando pelo chão. A partir daí, o próximo baú que você abrir nesse andar irá te colocar na batalha contra o Reaper, um inimigo extremamente forte. Nesse momento, você não pode subir ou descer do andar atual, pois isso irá afastar o Reaper e reiniciar a contagem. O adversário possui um nível alto, portanto é recomendado enfrentá-lo quando você estiver com níveis altos e Personas fortes durante o New Game +.
Moderate Bookeeper (Prata)
Registre 50% dos Personas na lista do Compendium
O Compendium é basicamente uma Pokédex no qual você pode registrar os Personas que possui na sua party. Depois de registrado, os status do Persona específico ficarão salvos para que você possa comprá-lo sempre que quiser. Quanto maior o nível do Persona registrado, maior será o preço. Afim de registrar metade dos Personas existentes para conseguir essa conquista sem precisar ir atrás dela, é recomendado que você recrute novos Personas a cada nova Dungeon e realize a fusão com frequência. O ideal é que você libere essa conquista antes de terminar a primeira campanha, porém não faz mal se você não conseguir a tempo.
Thorough Bookeeper (Ouro)
Registre 100% dos Personas na lista do Compendium
Temos que pegar todos! Completar o compendium não é uma tarefa fácil para quem não tem um guia de fusão. Felizmente existe um site feito por fãs que pode te auxiliar bastante nessa jornada. Clique aqui para acessar o calculador de fusões, uma ferramenta que lista todas as possibilidades de combinações possíveis para gerar um Persona especifico que você quer na sua fusão. Também é importante lembrar que existem fusões especiais para cada Social Link que você maximizou. O único Persona que não precisa ser registrado para conseguir esse troféu é o Izanagi-no-Okami.
The Power of Truth (Prata)
Crie o Persona Izangi-no-Okami
O Persona supremo do protagonista só pode ser criado no New Game +. Para fazer a fusão você precisa estar acima do nível 91 e utilizar os respectivos Personas na fusão: Norn, Tzitzimitl, Kartikeya, Girimehkala, Cu Chulainn, Oukuninushi, Orthrus, Mithra, Legion, Nata Taishi, Sandman e Izanagi. Utilize o calculador de fusões para descobrir a maneira mais rápida e barata de fazê-los.
Bond Master (Bronze)
Maximize 10 Social Links em uma campanha
Para mais informações sobre como upar o Social Link de cada personagem, acesse este link.
Legend of Inaba (Prata)
Maximize todos os Social Links em uma campanha
Para mais informações sobre como upar o Social Link de cada personagem, acesse este link.
Card Collector (Bronze)
Registre 100 Skill Cards com a Marie
Skill Cards podem ser obtidos no minigame Shuffle Time pegando as cartas com símbolo da Espada ou passando a tarde no Café Chagall na cidade de Okina. Na metade da campanha, será comum encontrar novos Personas que possuem símbolos de cartas em uma de suas habilidades. Caso você ainda não possua o Skill Card dessa habilidade específica, coloque o Persona na primeira posição e passe a tarde no Café Chagall para pegar a carta. Fazer esse processo e procurar novos Personas com as cartas necessárias demanda um bom tempo, portanto tente focar nessa conquista assim que liberar a cidade de Okina.
A New Quiz King (Bronze)
Ganhe as finais do Miracle Quiz
O Miracle Quiz pode ser acessado no menu inicial do jogo, clicando na opção da TV e entrando no menu de extras. O participar quiz pode ser repetido quantas vezes você quiser. Você pode encontrar as respostas para todas as perguntas do quiz clicando aqui.
Compulsive Reader (Bronze)
Termine de ler todos os livros
Auto-explicativo. Tente comprar os livros que estão à venda na livraria do Shopping District sempre que um novo aparecer e lembre de fazer a quest do NPC que está perto da livraria, pois ele te entrega um livro como recompensa. Também é importante saber que existem certos livros que só podem ser obtidos em eventos automáticos que exigem que você possua um nível considerável do Social Link da Arcana "Strength" nos respectivos dias: 29 de maio, 15 de julho e 10 de agosto. Foque em aumentar o nível desse Social Link desde o início do jogo e você não terá problemas para conseguir pegar os livros.
Head of the Class (Bronze)
Tire a maior nota da classe em uma prova enquanto possui atributos sociais maximizados
Durante qualquer uma das duas provas ao longo do jogo, você deve acertar todas as questões enquanto possui todos os atributos sociais maximizados. É mais fácil fazer essa conquista no New Game +. Caso queira, clique aqui para ver as respostas de todas as questões da escola. 
Fishing Master (Bronze)
Pesque o lendário Guardião do Mar
Faz parte do Social Link "Hermit". Para mais informações sobre como upar o Social Link de cada personagem, acesse este link. Caso queira saber como maximizar o Social Link do Hermit com mais detalhes, basta clicar aqui.
One Who Has Proven Their Power (Ouro)
Derrote a Margareth
Para enfrentar a assistente do Igor, você deve fazer o final verdadeiro na primeira playthrough, estar no New Game +, ter derrotado todos os chefes opcionais de cada Dungeon e maximizar o Social Link da Margaret antes do dia 20 de março. Nesse dia, você deve seguir os passos para fazer o final verdadeiro até o ponto no qual você entra na Velvet Room para conversar com a Margaret.

Depois disso, você não pode falar de maneira alguma com o atendente do posto. Ao invés disso, retorne para a Velvet Room e a Margaret te dirá para encontrá-la no último andar da sexta Dungeon, a Heaven. Ao chegar lá, você pode enfrentá-la na batalha que é considerada a mais difícil do jogo inteiro. Se achar muito difícil, é possível diminuir a dificuldade até o Very Easy para facilitar a sua vida.

Revisão: Davi Sousa

Estudante de jornalismo que não vê a hora de achar um estágio. Apaixonado por videogames e esperando o fim de Hunter x Hunter e Berserk desde que me entendo por gente.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google