Dicas e Truques

GrandChase (PC): Dicas para iniciantes

Este guia ajudará a dar seus primeiros passos nas aventuras da Grande Caçada!


Apesar de voltado para o público nostálgico, GrandChase é um jogo divertido que pode atrair muitos jogadores novos. Como tem muitas opções de customização e sistemas, o iniciante pode se sentir perdido ou intimidado, e é pensando nos novatos que elaboramos este guia, como forma de dar boas vindas a esta aventura. Caso você seja um veterano, poderá indicar este texto para algum amigo que planeja começar.

GrandChase é um jogo de ação e luta em plataformas, desenvolvido pelo estúdio coreano KOG. O jogo fez um imenso sucesso no Brasil entre 2006 e 2015, quando encerrou suas atividades. Para a alegria de seus fãs ele está de volta, distribuído pela plataforma Steam, mantendo características de sua jogabilidade clássica que tanto amamos.

Como escolher sua personagem principal

A escolha da sua personagem é algo muito particular, e se você pedir dicas para outras pessoas, provavelmente elas tomarão como base seus gostos pessoais. GrandChase é sobre jogabilidade divertida e personagens carismáticas e isso envolve muito da percepção de cada jogador. Atualmente, existem quatro personagens para escolher (Elesis, Lire, Arme e Lass) e na versão completa do jogo serão vinte. Como decidir com quem você iniciará suas aventuras?
É no Praticar que você sente com qual personagem se identificou mais
Minha recomendação, desde os tempos antigos, sempre foi que você passe um tempo no modo Praticar e jogue um pouco com cada personagem que estiver disponível. Experimente as diversas classes de cada uma, sinta qual delas “clica” melhor com seu estilo. Existem personagens/classes rápidas e lentas, para ataques a distância ou corpo a corpo, que priorizam magia ou ataque físico. Cada personagem possui mecânicas únicas e com certeza você encontrará um favorito.

Na verdade, você não está limitado a uma única personagem. No estágio atual do jogo é possível criar até quatro personagens, mas para você que está iniciando, recomendo focar a atenção em apenas uma. Mais tarde, quando você estiver à vontade com os sistemas do jogo, será a hora de partir para a diversificação de lutadores.

Aceite seus desafios

A técnica mais rápida para upar no início é jogar missões e completar Desafios. Para ver seus objetivos, pressione a tecla “M” e observe a lista que surgir. A maioria dos desafios iniciais é fácil de realizar, usualmente derrotar uma quantidade de monstros específicos ou completar missões. Não deixe de fazer esses desafios, pois eles são uma forma muito simples de ganhar itens úteis, equipamentos e, principalmente, pontos de experiência, que farão sua personagem evoluir níveis como um foguete.
Os Desafios são a melhor forma de evoluir rápido no início

Troque de roupa com frequência

Um erro comum entre os iniciantes é sair percorrendo as fases sem trocar o equipamento. No começo do jogo, você subirá de nível muito rapidamente e seu equipamento precisa acompanhar esse crescimento. Se você está achando que uma fase está mais difícil do que deveria, provavelmente precisa dar um up no guarda roupa.

Aperte a tecla “I” para acessar seu inventário e observe se entre os itens disponíveis não há alguns marcados com uma seta verde. Essa indicação significa que esta peça pode melhorar seus atributos. Troque seu equipamento com frequência, pois ele é tão importante para sua força quanto seus atributos básicos.
Confira sempre se não há equipamentos melhores no inventário

Crescendo com classe e aumentando o inventário de graça

A maioria dos personagens de GrandChase possui diversas classes, que podem ser trocadas alterando a arma que está equipada. Entretanto, as classes não vem desbloqueadas de início, elas precisam ser conquistadas! Esse processo não é muito óbvio, então aqui vai um passo a passo.

Primeiramente, é necessário possuir nível suficiente para fazer a “missão de classe”, que é o conjunto de desafios necessários para desbloquear uma nova classe. É possível comprar o teste mais fácil com VP, mas vou lhe ajudar a economizar dinheiro, fazendo o teste de GP, que é a moeda “normal” que se ganha realizando missões ou vendendo equipamentos comuns. Para o primeiro teste de classe é preciso estar no nível 20, para o segundo é necessário estar no nível 40 e para o último, nível 60.
Economize dinheiro fazendo Missões de Classe com GP
Aperte S para ir à loja, selecione a aba Loja de GP, clique na aba com símbolo de espada (Academia) e compre a missão de classe. Aperte a tecla “I” para acessar o inventário e confirme a missão no botãozinho verde.

Além de abrir novas opções de jogabilidade, uma nova classe dá de presente uma expansão de dez espaços no inventário. Essa é uma das formas mais fáceis de expandir seu inventário sem gastar dinheiro. E cada classe conquistada dará bônus nos atributos de todos os personagens, que você pode conferir no botão “Heróis Coleção” no menu principal.

Como ganhar prêmios todo dia

No alto da tela do Mapa do Mundo você pode ver um ícone de relógio com o texto “Tempo Restante”. Este marcador é chamado pelos veteranos de “Diário” e dá prêmios sempre que você ficar meia hora conectado continuamente ao servidor, sem mudar de personagem. Se você trocar de personagem ou sair do servidor, a contagem de tempo é zerada. Aliás, é possível coletar prêmios diários individualmente para cada uma das personagens que você criar - após coletar o prêmio de uma delas, você pode começar a marcar o tempo em outra.
Ganhar prêmio todo dia, que alegria!
Lembre-se de recolher os prêmios assim que conseguir marcar o tempo. Antigamente, o tempo necessário era de 90 minutos e já cometi o erro de ir acumulando os prêmios sem pegá-los. Acontece que o calendário reiniciou, fazendo com que eu perdesse todos os prêmios não resgatados.

Meu jogo aparece em coreano, e agora?

Isso é um bug frequente que acontece após atualizações. Não se desespere! Assim que entrar no GrandChase aperte a tecla ESC, selecione o ícone de engrenagens, depois a opção 언어 (idioma), como na figura abaixo. Selecione “Português (BR)” na lista que irá aparecer. O jogo vai reinicializar no idioma correto.
Como mudar o idioma do GrandChase se ele estiver em coreano

Como adicionar amigos e entrar para uma guilda

GrandChase é, além de um jogo, uma atividade social. Fazer amigos e entrar para uma guilda será muito importante para enriquecer sua experiência, além de ajudá-lo em seu crescimento, pois além da ajuda, guildas dão vantagens, como bônus em atributos, poções etc. Sem falar que é muito mais divertido jogar em equipe.

Para adicionar um amigo, acesse o Menu Principal apertando a tecla “ESC”, depois escolha o botão “Mensagem”. Na aba “Amigos” você pode adicionar alguém para sua lista de amigos clicando no botão representado por uma pessoa com o sinal de +. Para conversar com essa pessoa quando ela estiver online, clique sobre o nome dela com o botão direito do mouse e selecione “Iniciar Conversa”. Para procurar uma guilda, o mais recomendado é seguir indicações de amigos, mas você pode pressionar a tecla “G” (guilda) e procurar por uma guilda que se encaixe em seu perfil pessoal. Leia as descrições com atenção e inscreva-se naquela que mais lhe agradar.

Como ganhar VP de graça

Você sabia que é possível conseguir pontos de VP sem gastar dinheiro? As missões de evolução concedem pontos de VP gratuitos ao completar certos objetivos, como atingir certos níveis ou realizar tarefas. Não deixe de coletar estes pontos! Para acessar a lista de Missões de Evolução, clique no botão Abrir na caixa da Comandante Lothos, que fica no canto inferior direito do Mapa do Mundo.
VP na faixa!

Divirta-se!

Guerreiro de Vermécia, GrandChase é um jogo apaixonante e fico muito feliz que você esteja desbravando estas terras. Ainda há muito o que lhe contar, mas acredito que este pequeno guia cobrirá o básico do básico para que você encare suas primeiras aventuras e seja vitorioso nelas. Long Love the Chase!

Revisão: Felipe Fina Franco

é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google