Jogamos

Análise: Urban Trial Tricky: Deluxe Edition (Multi) te coloca para fazer loucuras em cima de uma motocicleta

Barbarize fazendo manobras e usando a cidade como seu parque de diversões.

Lançado na metade do ano passado para Nintendo Switch, Urban Trial Tricky: Deluxe Edition veio para trazer uma diversão leve sobre duas rodas em paisagens urbanas e caricatas. Agora chegou a hora dos pilotos de PC, PlayStation 4 e Xbox One subirem em suas motos e arriscarem seu pescoço com manobras ousadas.

Acelerando com estilo

Logo de cara, temos nosso belíssimo avatar, um garoto simples, mas que pode ser customizado com diversas opções de roupas e até fantasias pitorescas, como um cachorro-quente, uma banana ou um camarão. Nossa motoca também pode ser embelezada com diversos padrões de cores, desde os mais discretos até os mais espalhafatosos. Por falar nela, temos quatro opções de veículos diferentes, sendo a inicial e outras três que são liberadas com o progresso no jogo. Porém, cuidado na escolha, pois, quanto mais poder de aceleração ela tem, mais difícil é para se fazer manobras. As combinações possíveis de se fazer são infinitas e trazem um aspecto bastante divertido para o jogo. Afinal, quem nunca quis ver uma banana gigante andando de moto?

Por fim, temos nosso acervo de manobras, que são executadas durante nossos saltos e movimentos audaciosos, como equilibrar a moto na roda dianteira ou traseira. Elas também podem ser escolhidas no menu de customização e têm níveis de dificuldades diferentes. Tudo isso é liberado conseguindo estrelas nas fases, juntando dinheiro ao completar objetivos secundários ou coletando sacos de dinheiro espalhados em cada trajeto.

Toda essa produção caprichada é desfilada em alta velocidade em coloridas paisagens urbanas, compostas por rampas e obstáculos, que servem para executarmos nossas manobras, e tudo isso acompanhado por uma trilha sonora bem bacana. As fases não têm um fim, possuindo uma rampa em cada extremo para fazermos o contorno, com o toque de um botão, e retomarmos o trajeto de volta. Isso pode tornar tudo um pouco repetitivo em termos de gameplay, ainda mais porque alguns trajetos se repetem, apenas variando seu tipo de evento e, consequentemente, seus objetivos.

Motoqueiro solitário

Ao todo, Urban Trial Tricky traz 35 eventos divididos em quatro categorias: tutoriais, em que se aprende como fazer as manobras; os cronometrados, em que devemos nos deslocar de um ponto a outro no menor tempo possível; as de habilidade, nas quais temos um período determinado para fazer pontuações específicas; e os campeonatos, em que devemos realizar as manobras pedidas na tela. 

Nosso desempenho em cada um desses eventos pode ser recompensado com até cinco estrelas e são elas que liberam novos itens no nosso guarda-roupa. Nessa parte temos um leve deslize, pois em nenhum local da tela de seleção de desafios é indicada a nossa meta para conseguir as cinco estrelas. Só temos uma noção disso caso nosso desempenho fique abaixo do desejado. Aí na hora de finalizar a fase aparece um indicador do quanto é necessário para se atingir a bonificação máxima.

Existem também os objetivos secundários, que variam entre bater um recorde de pontos ou fazer um determinado combo, que rendem uma graninha extra quando cumpridos. Parece muita coisa, mas a jogabilidade do game é bastante simples e dominar os controles não requer tanta prática. Com alguns minutos de treino já é possível fazer combos que passam da casa dos milhões de pontos. Caso você tenha alguma familiaridade com títulos que utilizam uma mecânica próxima da série Tony Hawk’s Pro Skater, se sentirá em casa.

Então é fácil pilotar a motoca… Ótimo! Isso me garantirá horas de diversão, certo? Na verdade, nem tantas assim. Uma vez que o jogador se torna habituado aos controles, a progressão pelas fases fica bastante fácil e assim você cumprirá todos os desafios, e é isso. O título não possui nenhum modo ou suporte para mais de um jogador, seja local, seja em rede. Nem mesmo é possível registrar suas pontuações em um ranking global, o que também tira o brilho de se empenhar em fazer combos elásticos em busca de pontuações insanas. Logo, a diversão existe, mas acaba após algumas poucas horas.

Sozinho é bom, acompanhado seria melhor…

Urban Trial Tricky: Deluxe Edition é o típico jogo arcade que é divertido pela sua proposta e consegue entreter nas primeiras horas, mas chega a ser um pecado não ter outros modos de jogo que incluam mais de um participante. Isso diminui consideravelmente seu fator replay, o que é uma pena para a sua proposta de diversão leve e sem compromisso.

Prós

  • Jogabilidade simples e intuitiva;
  • Diversas opções de customização;
  • Visual divertido e bem trabalhado;
  • Boa trilha sonora.

Contras

  • O design de algumas fases é um pouco repetitivo;
  • Poucos eventos;
  • Não possui indicador de objetivos no menu de fases;
  • Nenhum modo para mais de um jogador;
  • Relativamente curto e com baixo valor replay.
Urban Trial Tricky: Deluxe Edition — PC/PS4/Switch/XBO — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Ives Boitano
Análise feita com cópia digital cedida pela Tate Multimedia


é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google