Jogamos

Análise: Toodee and Topdee (PC) é uma obra-prima que mescla os universos de plataformas e puzzles topdown

Com um tom metalinguístico, o jogo indie brinca com a mudança entre perspectivas.

Toodee and Topdee
é um jogo desenvolvido de forma independente por dietzribi e seu irmão Kajnoon, que trabalhou principalmente na trilha sonora. Com o conceito de alternar entre perspectivas, o título combina plataforma sidescroller e aventura top-down focada na resolução de puzzles. A obra demonstra um grande carinho em relação aos gêneros clássicos e uma capacidade criativa que garante a sua altíssima qualidade.

Em busca do ponto e vírgula perdido

Toodee e Topdee viviam em seus próprios mundos até que uma grande calamidade aconteceu. Um certo indivíduo roubou o ponto e vírgula que mantinha a ordem do universo. Por conta disso, os planetas se misturaram e o caos foi instituído. Os dois personagens então unem forças explorando várias áreas em busca do item que pode restaurar a normalidade.

Na prática o que isso significa é que o jogador precisa controlar os dois personagens alternando entre eles conforme necessário. Toodee vem de um mundo 2D de visão lateral, sendo capaz de pular pelas plataformas. Já controlar Topdee altera a perspectiva para top-down, e o jogador precisa empurrar blocos para avançar.

Ambos devem chegar ao portal para concluir cada fase. Além da introdução e do capítulo final, existem quatro mundos com 20 áreas cada. Segue-se a máxima “fácil de jogar, difícil de dominar”. Ou seja, o funcionamento dos protagonistas é bastante simples e se mantém intacto nesses estágios. Mesmo assim, existe uma grande diversidade de desafios graças a um belo trabalho de design de fases.

Muitos puzzles aqui são baseados puramente em compreender a lógica adequada para prosseguir e executar os movimentos corretos. Alguns dos blocos encontrados nas fases possuem funcionalidades específicas, como os que caem na perspectiva lateral ou os que precisam ser usados para se proteger de raios. Porém, o timing das ações do jogador pode ser a diferença entre o fracasso e a vitória.

Na perspectiva top-down, os inimigos irão seguir a posição de Topdee. Alterar para visão lateral traz a gravidade de volta ao seu funcionamento normal. Em algumas fases pode ser necessário guiar inimigos para avançar. Em outras, se manter usando um dos protagonistas pode ser a forma mais adequada de resolver o problema.

Há também áreas em que é necessário ter muita precisão nos movimentos. Isso ocorre principalmente mais próximo do final, com fases em que o jogador precisa correr contra o tempo. Felizmente, os controles são fluidos, fazendo com que o desafio não seja desagradável.

A criatividade além dos portais

De forma geral, é possível observar uma grande criatividade em Toodee and Topdee. Os desafios são variados e testam muito bem a capacidade do jogador de aprender a lógica das fases. Vale destacar que as áreas são desbloqueadas sequencialmente, então não é possível avançar até concluir o puzzle. Isso pode levar a situações em que ficamos agarrados em uma área porque não conseguimos pensar fora da caixa e descobrir a solução.

A diversidade também se aplica aos chefes, que são bastante criativos. Eles utilizam alguns elementos apresentados nas fases de forma a construir desafios dinâmicos. Aprender os seus padrões é fundamental para conseguir causar dano e avançar. Em particular, é interessante ver como a mudança de perspectiva afeta esses comportamentos.

Vale destacar que o jogo conta com opções de dificuldade que podem ajudar em algumas ocasiões. Por padrão, os personagens têm apenas uma vida, levando ao reinício da fase caso um deles morra. Porém, é possível aumentar a quantidade ou até definir a vida como infinita, o que torna Toodee e Topdee invulneráveis contra inimigos e armadilhas.

Outro elemento de dificuldade que pode ser alterado é a velocidade do jogo. Especialmente para as fases próximas do final, jogar em câmera lenta pode ser útil. Assim, é possível observar melhor os movimentos e fica mais fácil ter tempo para corrigir pequenos erros e avançar pelas fases com tempo restrito.

Três cheats também podem ser ativados para obter superpoderes. Toodee pode realizar múltiplos pulos, enquanto Topdee ganha força para levantar blocos que ele não seria capaz normalmente ou aprende telecinesia. Esses poderes podem ser bem úteis, mas não em todas as situações do jogo, já que algumas fases demandam mais um pensamento lógico para o qual mesmo todos esses atributos não serão capazes de ajudar.

É possível também jogar de forma cooperativa, ficando uma pessoa no controle de cada personagem. Infelizmente, mesmo nesse caso ainda há a limitação de que apenas um deles é controlado de cada vez. Faz sentido tendo em vista o funcionamento do jogo, porém alternar turnos com a outra pessoa ao invés de ambos agirem de forma simultânea implica em um tempo de inatividade que pode ser incômodo para alguns jogadores.

Mais do que inspirações retrô

Visualmente, Toodee and Topdee é bastante colorido, com um pixel art simples, porém agradável. O único aspecto que pode ser um pouco negativo são os fundos. Mesmo havendo variações, as áreas de um mesmo mundo são bem similares entre si nesse aspecto.

Porém, vale destacar que a trilha sonora é incrivelmente expressiva. Em particular nos chefes, as músicas são fundamentais para a experiência de imersão no combate. Cada um deles tem seu próprio tema, o que ajuda a diferenciar esses momentos dos demais.

Além disso tudo, vale destacar que a história é bem-humorada. Utilizando elementos de metalinguagem, ela brinca com a perspectiva dos personagens serem parte de mundos de videogame. Isso também leva a nomes que são trocadilhos e piadas sobre o processo de desenvolvimento. O jogo conta com uma boa tradução para o português, o que ajuda a aproveitar esses elementos.

Uma mistura muito divertida

Toodee and Topdee é um excelente jogo que combina dois gêneros clássicos de forma criativa e divertida. Com fases que oferecem desafios variados e chefes únicos, é uma experiência que chama a atenção e vale a pena conhecer.

Prós

  • Um design de fases que oferece variedade de desafios;
  • Chefes criativos e desafiadores;
  • História bem-humorada;
  • Trilha sonora espetacular;
  • Tradução para o português.

Contras

  • O modo de dois jogadores mantém a limitação de uma pessoa ativa por vez;
  • Pouca variedade visual dos fundos de fase;
  • Os ajustes de dificuldade não são muito úteis em algumas fases.

Toodee and Topdee - PC - Nota: 9.0

Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida por dietzribi


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google