Vem aí

Prévia: Ninja Gaiden: Master Collection (Multi): os jogos modernos de Ryu Hayabusa prometem uma coletânea remasterizada repleta de ação

A coleção trará três títulos de hack and slash divertidos e de alta qualidade.


Em meio a tantos lançamentos novos, é sempre bom curtir algumas pérolas do passado. Melhor ainda quando elas são versões mais caprichadas das originais, o que torna a experiência ainda mais rica e divertida. Ninja Gaiden: Master Collection (Multi) promete ser um ótimo conjunto com três jogos clássicos remasterizados, perfeitos para quem curte adrenalina em combates intensos. Vamos conferir sobre o que está por vir nesta prévia repleta de ação no melhor estilo ninja!

A antiga arte ninja

Antes de qualquer coisa, vamos relembrar um pouco da história da série. Embora as suas origens remontem aos arcades, ela começou a ganhar notoriedade com a chegada aos consoles. Ninja Gaiden (NES/PC), o primeiro título da franquia, lançado em 1988, apresentou o ninja Ryu Hayabusa ao mundo dos videogames. Apesar da alta dificuldade, o jogo foi bem recebido pela sua boa jogabilidade e história envolvente.
O começo da história
Várias sequências foram lançadas ao longo dos anos, culminando no chamado “primeiro título moderno” da série, inaugurando o seu gênero hack and slash. Chegando no ano de 2004, Ninja Gaiden (Xbox) foi o maior sucesso da franquia até hoje. Elogiado em praticamente todos os elementos possíveis, ele recebeu duas atualizações via Xbox Live, chamadas Hurricane Packs, nos primórdios dos DLCs (na época, ambos gratuitos).
Um novo capítulo nas aventuras de Ryu Hayabusa
A recepção foi tão positiva que, no ano seguinte, Ninja Gaiden Black (Xbox) foi lançado como a versão definitiva do jogo. Ela reuniu as duas expansões e diversas outras melhorias e novidades, incluindo modos e skins extras. O game é até hoje considerado um dos melhores do seu gênero, com qualidades quase inacreditáveis para um console da sexta geração.
A nova versão sofreu críticas, mas no final ainda foi um grande game
Os fãs do PlayStation não ficaram na mão por muito tempo: Ninja Gaiden Sigma (PS3) chegou em 2007 com várias modificações em relação ao original. Mesmo que algumas delas tenham sido recebidas negativamente, o jogo teve um saldo positivo com seus visuais melhorados, novas fases e Rachel, uma nova personagem jogável. O título também recebeu uma versão mais caprichada para o PS Vita.

Mantendo o padrão das sequências

Caso a Master Collection fosse, na verdade, somente uma remasterização do primeiro jogo de Ryu Hayabusa, certamente ela já teria um apelo considerável. Mesmo a versão Sigma, considerada inferior a Black, valeria a pena ser jogada novamente em consoles mais modernos. A produtora Koei Tecmo, entretanto, resolveu reunir uma trilogia hack and slash completa na sua coletânea.
O segundo título trouxe inovações interessantes
Ninja Gaiden 2 (X360) chegou em 2008 e conseguiu alcançar um sucesso, ainda que menor do que seu predecessor, considerável. Além das óbvias melhorias técnicas graças ao hardware do Xbox 360, as novidades incluíam combates com violência mais explícita e localidades mais variadas. 

De forma similar ao caso anterior, Ninja Gaiden Sigma 2 (PS3) foi lançado para o PlayStation 3 um ano depois. Tal como o primeiro Ninja Gaiden Sigma, as mudanças em Sigma 2 foram significativas, mas dessa vez elas foram mais bem recebidas. Novos modos de jogo, incluindo opções online, e a adição de novas personagens jogáveis foram algumas das novidades. Vale frisar que uma versão dele para o PS Vita também foi lançada em 2013.
As adições de Ayane e Rachel incrementaram o segundo título
Logo, a Master Collection contém as versões Sigma e Sigma 2 dos seus respectivos jogos. Para completar, temos Ninja Gaiden 3: Razor’s Edge, que, pra variar, é uma versão modificada do original Ninja Gaiden 3 (PS3/X360), de 2012. Uma espécie de “Sigma 3”, ele era, até então, um exclusivo do Nintendo Wii U, lançado junto com o console no ano de 2013.

Coletânea (com mais) altos e (alguns) baixos

Dos três títulos, Razor’s Edge é certamente o menos interessante. Mudanças no tom da narrativa, inimigos menos inspirados e alterações em mecânicas consideradas clássicas e competentes tornaram o game apenas mediano. Felizmente, essa versão é superior ao terceiro título original, que teve recepção bem mais complicada.
Gaiden 3 tinha tudo para ser grande game, mas ficou devendo
Ninja Gaiden: Master Collection, portanto, trará um clássico imperdível, uma continuação muito boa e uma sequência ok. Para completar o pacote, praticamente todos os DLCs disponibilizados anteriormente irão retornar. Os modos online estarão ausentes na coletânea, embora isso não chegue a ser uma perda significativa, dado que o foco dos games sempre foi nas suas campanhas. É interessante frisar que, embora os três títulos só possam ser comprados em conjunto, eles serão acessados de forma independente. Inclusive, quem gosta de obter troféus e conquistas ficará feliz ao saber que cada um deles conta com a sua própria lista.
As várias skins do terceiro título irão voltar na nova coleção
Finalmente, vale a pena comentar sobre o nível da remasterização da coletânea. O material promocional divulgado até o momento demonstra que Master Collection trará experiências muito próximas das originais. Felizmente, os três games são bonitos e funcionais por natureza, o que torna o processo de atualização menos crítico. Particularmente, creio que a coleção será mais significativa para quem já conhece os jogos e para quem curte o gênero.

Garantia de mais um (trio de) grande sucesso

Reunindo três dos melhores títulos modernos da série, Ninja Gaiden: Master Collection promete ser uma boa pedida tanto para fãs quanto para amantes de hack and slash. As remasterizações, apesar de aparentemente básicas, deverão ser o suficiente para que as qualidades dos games sejam devidamente aproveitadas: combates frenéticos, combos radicais e muitas missões para cumprir. Agora é esperar para ver se as expectativas serão confirmadas e se Ryu Hayabusa terá uma coletânea digna da sua história.
Ação do início ao fim com o ninja mais famoso dos games
Ninja Gaiden: Master Collection – PC/PS4/Switch/XBO
Desenvolvedor:
Koei Tecmo
Gêneros:
Hack and Slash
Lançamento:
10 de junho de 2021
Expectativa:
4/5
Revisão: Farley Santos

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google