Dicas e Truques

Ninja Gaiden: Master Collection (Multi) – Guia completo para se tornar um verdadeiro “super ninja”

Dicas valiosas para se dar bem nesta trilogia repleta de ação, diversão e desafio.


Tal como vimos em sua análise, Ninja Gaiden: Master Collection é uma ótima coletânea com três jogos hack and slash estrelando o ninja Ryu Hayabusa. As remasterizações proporcionam aventuras cheias de ação, mas igualmente repletas de desafios. Logo, para ajudar o jogador a ter sucesso nesses games de alta dificuldade, nada melhor do que um guia com dicas e truques, não é mesmo?

Dicas gerais

É importante frisar que cada um dos títulos remasterizados que compõem a coleção é único. Mesmo guardando várias semelhanças, basta jogar alguns minutos para notar as várias diferenças na jogabilidade e nas mecânicas em geral. Por isso, sugiro fortemente ao jogador focar em cada um deles individualmente, de tal forma que possa aprendê-los adequadamente.

Não existe uma obrigação na ordem de escolha, mas sugiro seguir a numeração original por duas razões. A primeira é que, por menores que sejam, existem alguns pontos que ligam as histórias. Já a segunda, e mais importante, é que o nível de dificuldade é decrescente; ou seja, Sigma é mais difícil que Sigma 2, que por sua vez é mais difícil que Razor’s Edge.
A trilogia de maior sucesso de Ryu Hayabusa
Antes de trazer as dicas de cada jogo, deixo alguns comentários sobre as tais semelhanças gerais. Os títulos de Ninja Gaiden, mesmo sendo do estilo hack and slash, exigem uma postura mais cautelosa por parte do jogador. Nada de tentar sair atacando os vilões, independentemente do tipo de equipamento ou da estratégia. A melhor estratégia aqui é ser reativo, ficando atento às ações inimigas para só depois agir.

Mantenha uma postura defensiva e ataque quando o adversário mostrar alguma abertura. Caso a investida inimiga quebre a sua defesa, dali para frente procure esquivar daquele tipo de golpe. Pode parecer um pouco chato, mas lembre-se que isso evita o gasto desnecessário de itens e diminui o risco de perder vida para qualquer vilão, sobretudo quando em grupo.
Três aventuras de boa qualidade te esperam em Ninja Gaiden: Master Collection
Outra sugestão importante é utilizar as Ultimate Techniques, ou simplesmente UTs. Esses golpes poderosos são perfeitos para se proteger dos inimigos e eliminá-los rapidamente, ou para causar dano massivo aos chefes. Eles precisam ser carregados antes de serem usados, seja ao segurar o botão de ataque, seja ao absorver orbes brilhantes, chamados Essences, obtidos ao derrotar inimigos ou em baús.

Falando nisso, explore cada cantinho dos jogos de Ninja Gaiden, pois vários itens e recursos estarão te esperando para facilitar as aventuras. Finalmente, não tenha medo de escolher uma dificuldade mais baixa se necessário. Ser derrotado sucessivamente durante as lutas pode ser bastante frustrante e os títulos não têm nenhuma pena do jogador.

Ninja Gaiden Sigma

Lembra-se da dica sobre manter uma postura reativa? O primeiro título da trilogia exige o máximo dessa prática. Quase todos os inimigos são rápidos e perigosos, exigindo atenção constante em cada combate. Fique na defensiva e só ataque quando possível, lembrando-se de memorizar os padrões de movimentos de cada vilão.
Não tenha medo de ser apelão em Sigma: os vilões farão o mesmo
Em Sigma (e Sigma 2) existem três tipos de Essences: azul, que recupera parte da saúde; vermelha, que recupera o Ki (energia) para os Ninpos, que são as “magias” do jogo; amarelas, que funcionam como a moeda corrente. Logo, fique atento antes de utilizar as UTs, sobretudo se for possível recuperar a vida de Ryu Hayabusa. Não se preocupe tanto com o dinheiro, pois ele é obtido numa quantidade razoável e pode ser farmado em vários momentos.

As evasões são realizadas ao segurar o botão de defesa e rolar para os lados com o direcional. Elas não somente são essenciais para escapar das investidas inimigas, mas também permitem deixar o jogador em posição privilegiada para contra-atacar. Ou seja, sempre role para longe do ataque sem ficar longe demais do vilão. Além disso, procure utilizar contra-ataques quando for possível.
Tente lidar com os inimigos individualmente para facilitar as lutas
Sempre que uma loja estiver disponível, procure gastar o dinheiro coletado. Cada Elixir comprado e cada melhoria nas armas são vitais para vencer. Aproveitando o ensejo, sugiro ao jogador escolher uma ou, no máximo, duas armas para utilizar ao longo do jogo. Além de ser muito caro melhorar todas, conhecer profundamente as características e os combos de cada uma exige tempo e prática.

Finalmente, deixo dois vídeos bastante úteis. Primeiro, temos a localização de todos os Golden Scarabs, colecionáveis que conferem itens grátis ao serem coletados e trocados nas lojas. Depois, temos um vídeo com todos os chefes de Ninja Gaiden Sigma, uma opção interessante para quem precisa de inspiração para enfrentá-los.

Ninja Gaiden Sigma 2

De certa forma, podemos dizer que o segundo título é uma versão mais equilibrada do primeiro. Embora o jogo reativo ainda seja importante, o jogador pode ter uma postura um pouco mais agressiva, sem riscos tão grandes (exceto nos chefes). Em geral, as mecânicas e a jogabilidade são bem parecidas, como na famosa frase “em time que está ganhando não se mexe”.
Combos radicais te esperam em Sigma 2
Agora as evasões são realizadas ao segurar o botão de defesa e usar uma espécie de dash com o direcional. Por um lado, o sistema de Essences e contra-ataques continua o mesmo, assim como as dicas para abusar das UTs e gastar o dinheiro obtido assim que possível. A barra de vida, por outro lado, sofreu alterações importantes.

Quando Ryu perde vida, a barra é reduzida e surge um segmento em vermelho. Ao terminar as lutas, o ninja recupera sua saúde, com exceção dessa parte avermelhada. Para recuperá-la, é preciso utilizar Essences azuis, itens de recuperar vida ou salvar o jogo em uma das estátuas de dragão (essa última só funciona no primeiro salvamento).
Livre-se dos oponentes feridos para evitar problemas
Outra das novidades mais importante são as chamadas Obliteration Techniques, ou simplesmente OTs. Ao atacar os inimigos, eles sofrem ferimentos e podem até perder partes do corpo. Nesse momento, é possível finalizá-los com uma OT; caso contrário, o vilão irá perseguir Ryu indefinidamente.

Para terminar, novamente deixo dois vídeos bem interessantes. O primeiro mostra a localização de todas as Crystal Skulls, que são colecionáveis espalhados pelo jogo. Conforme eles são coletados, a loja terá descontos progressivos nos itens. Já o segundo vídeo traz todas as lutas contra os chefes de Sigma 2, caso o leitor precise de alguma referência.

Ninja Gaiden: Razor’s Edge

O terceiro e último título da coletânea é o mais acessível, mas nem por isso é fácil. Também é importante ressaltar que ele tem várias alterações em relação aos outros dois. Agora as evasões funcionam ao segurar o botão de defesa e deslizar (slide) com o direcional. As sugestões sobre a importância desse movimento ainda valem. Apenas tenha cuidado com as mudanças na velocidade e no alcance.
Os combates de Razor's Edge são dinâmicos e desafiadores
Não existem mais baús para encontrar, lojas para gastar dinheiro ou Essences durante as lutas. Além disso, o super ninja não tem mais itens para recuperar sua vida em Razor’s Edge. Antes que o leitor diga que o game não tem nada, aviso que várias mecânicas foram adicionadas para compensar essas mudanças. No lugar das Essences, agora temos os Karma Points, que são obtidos de acordo com o desempenho nas lutas. Eles podem ser utilizados para melhorar armas e Ninpos, obter habilidades e comprar roupas. Logo, procure vencer os combates com combos longos e sem perder grande quantidade de energia, para obter vários pontos.
Utilizar os Ninpos e as armas à distância é essencial para vencer
Aliás, vale frisar que agora uma postura mais agressiva é essencial. Vários vilões têm ataques à distância e agarrões, exigindo que o jogador tenha a iniciativa. Ao lutar contra os inimigos, a barra de Ki é preenchida e, quando completa, ela permite a execução de poderosos Ninpos. Além de causar dano, eles recuperam a vida do super ninja. Também é possível recuperar a vida ao salvar o game interagindo com falcões encontrados ao longo das fases.

A técnica Steel on Bone consiste em desviar de um inimigo brilhando em cor vermelha e então executar um ataque forte. A partir daí, Ryu começa um combo de golpes poderosos, semelhante a uma UT. Falando nelas, elas também estão presentes e podem ser utilizadas de duas formas: ao carregar com o aperto do botão ou depois de derrotar vários inimigos em sequência.
Steel on Bone exige muita precisão, mas é bem poderoso
As OTs ainda estão presentes e agora são mais necessárias do que nunca, pois os inimigos machucados são bastante perigosos, contando até com ataques suicidas. Também é importante ressaltar que Razor’s Edge possui os famosos quick time events, exigindo atenção constante por parte do jogador nas cutscenes de ação.

A matéria conclui com os três vídeos a seguir. O primeiro detalha a localização dos Golden Scarabs, que retornam como colecionáveis que conferem itens ao jogador. Na sequência, temos uma compilação com todos os chefes de Razor’s Edge para ajudar os jogadores que estão tendo dificuldades nessas lutas mais complicadas. Para terminar, temos as Crystal Skulls, que agora colocam o jogador para enfrentar chefes dos jogos passados e trazem recompensas interessantes.
E aí, leitor? Gostou do guia de dicas para os três games de Ninja Gaiden: Master Collection? Ou faltou alguma coisa? Deixe a sua opinião.
Revisão: Ives Boitano

é produtor de conteúdo sobre games desde julho de 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: Kingdom Hearts, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank. @MatheusSO02


Disqus
Facebook
Google