Jogamos

Análise: em Tender: Creature Comforts (Multi), namorar é coisa de outro mundo

O simulador de aplicativo de namoro entrega uma experiência realista de paqueras espontâneas, com direito a novas amizades e rejeições confusas.

Tender


Quem nunca se arriscou pelos terrenos complicados dos aplicativos de paquera, ou ao menos sentiu curiosidade em dar uma espiadinha para ver que criaturas encontraria por lá? Em Tender: Creature Comforts (Multi) é possível experimentar um pouco dessa aventura junto a seres únicos e cheios de personalidade em um planeta distante, mas já fica o aviso: o risco de corações partidos é real.

Preparando a nave para decolar

Tender



Toda vez que baixamos um aplicativo de namoro (muitas vezes depois de termos desinstalado o último app jurando nunca mais tentar algo parecido), entramos em um vórtex de possibilidades infinitas na criação do perfil. Que foto mais transparece a pessoa que queremos aparentar? Que descrição atrairá mais pessoas com quem possivelmente somos compatíveis? A primeira etapa em Tender, um sistema de namoro desenvolvido em um planeta diferente da Terra, é justamente a de escolher seu avatar e selecionar as frases predefinidas que mais condizem com a sua personalidade.

Após efetuar o cadastro, uma criatura responsável por nos guiar na plataforma nos faz pequenas perguntas para configurar nossa experiência. Dentro das questões estão a forma como escrevemos, com letras maiúsculas ou não, abreviações, uso de apóstrofos e vírgulas… Até mesmo os tipos de risadas e expressões que mais usamos podem ser definidas. Feitas as devidas mudanças, a guia nos pergunta o motivo de estamos usando o Tender: se tivemos um término recente, sendo ele mútuo, um pé na bunda ou se você foi quem decidiu pelo fim. Após compartilhar o nome da última pessoa com quem nos relacionamos, estamos prontos para embarcar na incansável tarefa de deslizar perfis até encontrar quem nos chame a atenção. As únicas regras são que você tem um número limitado de likes por algumas horas e que, após dez encontros realizados, seu visa expira, encerrando a viagem em busca de alguém especial.

Deslizando pelo Tender

Tender



A interface do jogo é similar à dos apps famosos com que já estamos habituados. Deslizam-se os perfis mostrados para a esquerda caso não tenha se interessado e para a direita para dar um like. Caso correspondido, uma caixa de diálogo é aberta. Para conversar com as criaturas com que o jogador combinou, é necessário escolher entre as opções de respostas apresentadas na caixa de mensagens. É aí que Tender acrescenta um detalhe simples, mas fundamental para a imersão. Quando escolhemos o que queremos dizer, devemos tocar as teclas aleatoriamente de modo que a mensagem surgirá como se estivéssemos mesmo digitando. Isso causa a sensação de estarmos realmente usando nossas palavras, ainda mais se considerarmos nosso estilo de escrever configurado logo no início do jogo.

Os perfis disponíveis são os mais diversos. É possível encontrar aqueles que evitam mostrar o rosto e outros que expõem fotos de criaturas de estilos diferentes. Seres com seus pets, em selfies em frente ao espelho, em poses bem elaboradas… Até mesmo humanos estão cadastrados no Tender para quem de alguma forma já esteja sentindo falta de casa. As descrições já indicam aspectos de suas personalidades e histórias, o que nos dá dicas de como começar a conversa.

Tender


Há a possibilidade de marcar encontros com suas combinações. É necessário atentar ao fato de que eles acontecem em tempo real, então, caso o jogador não possa comparecer na hora, é de bom tom remarcar ou avisar a quem iríamos encontrar para remarcar o compromisso. Nesses eventos, há uma tela que narra o contexto das ações e o jogador deve escolher suas falas e ações de acordo com o que está acontecendo e como quer conduzir o date.

Quando sabemos quando deu match?

Tender



Embora o jogo busque trazer realismo à experiência, nem sempre ela se dá de forma confortável. Conversas que não vão pra frente, mal-entendidos que resultam em unmatch e pessoas com quem nos demos bem sem sermos correspondidos são possíveis frustrações que encontramos não somente na vida real, mas também no simulador programado. Será que esses desencontros não são fundamentais para o processo de conhecer pessoas e descobrir o que nós mesmos esperamos dos outros?

Em minha passagem pelo aplicativo, tive a oportunidade de conhecer todo tipo de criatura: desde as que tive algum problema de comunicação, sendo surpreendida com um confronto que me deixou bastante confusa, até aquelas com quem me identifiquei bastante. De modo geral, meus encontros basicamente acabaram com interesses divergentes ou com pedidos para mantermos a relação apenas na amizade, o que fez com que eu questionasse se estar na plataforma estava mesmo funcionando.

Tender


Apesar de um pouco chateada e até constrangida após algumas expectativas frustradas, devido à tamanha imersão no jogo, que fez com que eu realmente tivesse criado simpatia por alguns personagens, percebi que na verdade tive ótimas experiências no aplicativo. Assim como na vida real, já tive alguns encontros que me fizeram repensar se o esforço tinha valido a pena após um encontro desconfortável, mas também fiz grandes amigos dessa forma com quem até hoje mantenho contato e por quem nutro muito carinho.

Em Tender: Creature Comforts, muitas relações são estabelecidas. Nem sempre elas acabam de forma romântica, mas isso não significa que elas são menos relevantes por causa disso. Embora a gente supervalorize as relações amorosas, o jogo me fez lembrar que existem muitas formas de relações e que cada uma delas é única. Cada ser tem algo diferente a nos oferecer e, embora busquemos muitas vezes a pessoa certa, talvez tenhamos muitas pessoas certas ao nosso redor que com certeza nos enchem de carinho e conforto. Todos queremos fugir da solidão, e para isso basta perceber que dificilmente estamos sozinhos.

Prós

  • Interface amigável e imersiva;
  • Arte diversa e cativante;
  • Histórias variadas.

Contras

  • Não há notificações para a hora do encontro, o que me fez perder alguns compromissos.
Tender: Creature Comforts – Android/iOS/PC – Nota: 9.0
Versão utilizada para análise: Android

Revisão: Ives Boitano
Análise produzida com cópia digital adquirida pela própria redatora

 



Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google