Jogamos

Análise: Islanders (PC) é um excelente exemplo de puzzle desafiador e relaxante

A jogabilidade simples e as rápidas partidas permitem ao jogador aproveitar um bom jogo em breves momentos de descanso.


Produzido pelo estúdio indie alemão Grizzly Games, Islanders é um puzzle minimalista de construção de cidades em ilhas criadas proceduralmente. Dentro de uma simples jogabilidade, ele dispõe aos jogadores desafios complexos que premiam os mais calmos e punem os desatentos. O visual simples e boa trilha sonora ajudam os jogadores a relaxar e entrar no mundinho das pequenas ilhas mesmo nos momentos mais difíceis, tornando o jogo uma agradável experiência para passar o tempo.

Um jogo de construção diferente

A proposta de construção de cidades em Islanders é um pouco diferente de jogos mais comuns como Sim City e Cities: Skylines. Ao iniciar em uma ilha, o jogo apresenta ao jogador duas opções de pacotes temáticos de construções, onde deve-se escolher um. Esse pacote dispõe algumas peças de construções relacionadas à temática escolhida, que podem variar de residências, madeireiras, mineradoras, entre outras.

Cada construção disponível apresenta uma pontuação base, podendo ser positiva, negativa ou neutra, que pode aumentar ou diminuir de acordo com outras construções ou elementos das ilhas presentes em seu raio de influência. Com os poucos elementos disponíveis no pacote, o jogador deve traçar uma estratégia e posicionar as construções para atingir uma determinada pontuação que irá liberar novos pacotes para escolha. Em cada fase, o objetivo é alcançar a pontuação necessária para desbloquear uma nova ilha. Caso o jogador não consiga pontuar o necessário, seu progresso é zerado e uma nova partida é iniciada.



Planejamento é tudo

Por conta da aleatoriedade de formatos e elementos presentes nas ilhas em Islanders, é imprescindível conhecer as características de cada elemento de construção, como seu formato e área de influência, assim como o bônus que cada elemento da ilha pode fornecer. Caso seja uma ilha com muitas árvores, por exemplo, o ideal é usar o pacote de madeireira para aumentar a pontuação, porém colocar lenhadores muitos próximos uns dos outros gera penalidades na pontuação.

Mesmo com o jogo informando os bônus e penalidades, foi comum ter que abrir mão de algumas construções para não sofrer com penalidades. Como o gameplay se baseia em partidas rápidas, essa situação não chega a ser frustrante, pois esse aprendizado pode ser utilizado em novas jogadas. Em muitos casos, essa situação se dá pelo formato da ilha, que impossibilita colocar as construções distantes o suficiente umas das outras.


Um jogo bem-construído, mas nem tanto

O que mais limita Islanders são os poucos modos de jogo. O Modo Recorde consiste nas partidas rápidas explicadas acima e com certeza é o que tem maior destaque.O outro modo disponível é o Modo Sandbox, onde o jogador tem a total liberdade de construir o que quiser em uma ilha, sem se preocupar com pontuação ou penalidades pelas construções.

Esse segundo modo é interessante em um primeiro momento, principalmente para os mais criativos. Poder criar uma grande cidade nas ilhas é satisfatório e até contribui para ter ideias no Modo Recorde. Porém, em pouco tempo esse modo passa a não ser tão atrativo por não apresentar nenhuma novidade além do formato diferentes das ilhas.



Uma boa possibilidade seria um modo multiplayer competitivo com amigos, para ver quem poderia chegar mais longe em uma ilha, ou até mesmo ter um modo de desafios, onde o jogador teria que ser criativo diante de limitações impostas. Mesmo com toda a aleatoriedade das ilhas e as diversas construções disponíveis, o jogo pode se tornar repetitivo depois de algumas horas.

Construindo um mundo de tranquilidade

Mesmo com uma jogabilidade simples e a pouca variedade de modos de jogo, Islanders consegue apresentar um agradável puzzle que te fará relaxar durante suas rápidas partidas. O visual e a trilha sonora te fazem entrar nesses pequenos mundos e esquecer os problemas pelo menos por um instante. 

A dificuldade, mesmo alta em algumas ilhas, não é um fator problemático, visto que a progressão vai depender do que você aprendeu em jogadas anteriores e da sua estratégia na hora de escolher os pacotes e posicionar as construções. Islanders é uma excelente opção para se ter na biblioteca e jogar em breves momentos de descanso.

Prós

  • O visual e a trilha sonora combinam bem com a proposta do jogo;
  • Desafiador na medida certa;
  • Partidas rápidas tornam os erros pouco frustrantes.

Contras

  • Poucos modos de jogo.
Islanders — PC — Nota: 8.0
Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital adquirida pelo próprio redator


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google