Jogamos

Análise: Monster Jam Steel Titans 2 (Multi) é um compacto na produção, mas um caminhão monstro na diversão

Ignorando as limitações de ordem técnica, o jogo de corrida é uma pedida divertida para quem curte variedade e emoção.


Acima de qualquer coisa, um jogo eletrônico precisa ser divertido. Mesmo que elementos como visuais, história e jogabilidade também sejam fundamentais, eles valem pouco se o game não entreter o jogador. Monster Jam Steel Titans 2 (Multi) é um exemplo desse caso, com uma produção acanhada que, felizmente, não compromete o entretenimento. Suba no seu monster truck e não esqueça o cinto de segurança, pois a análise vai começar.

Aquecendo os motores

Desenvolvido pela Raibow Studios e publicado pela THQ Nordic, Monster Jam Steel Titans 2 chegou em 2 de março de 2021 para PC, PS4, XBO e Switch. O game coloca o jogador no volante de caminhões monstro, também conhecidos pelo nome original em inglês, monster trucks. Populares nos EUA, eles ficaram famosos pelas grandes dimensões e exibições mirabolantes em estádios lotados.
Eventos da Monster Jam são repletos de adrenalina

Na vida real, os enormes veículos participam de competições de corridas e manobras radicais, além de shows voltados para a destruição de carros comuns. Além de oferecer provas nessas linhas, o game aproveita o universo virtual para propor desafios e missões ainda mais caóticas. Admito que não esperava que dirigir um caminhão monstro (ainda que digitalmente) fosse tão divertido.

Boa parte dos elementos de Steel Titans 2 são baseados na Monster Jam, uma competição real que percorre diversas localidades dos EUA. Logo, embora o título tenha um foco mais arcade, vários elementos são razoavelmente realistas. Não que eu seja um especialista no gênero, mas ao comparar o jogo com vídeos na internet, realmente é possível notar uma similaridade considerável nos visuais e na jogabilidade.

Controle seu próprio caminhão monstro rumo à vitória
A questão é que esse equilíbrio não funciona 100% no controle dos caminhões. Se por um lado é muito fácil e divertido realizar manobras radicais nas provas de estilo livre, as corridas podem ser um pouco frustrantes. Caso a pista não seja suficientemente linear, ou seja, tenha muitas rampas, buracos e inclinações, é muito fácil perder o controle do veículo e capotar, deixando os adversários em vantagem.
Fazer manobras facilmente pode ser um problema nas corridas
Felizmente, essas corridas são minoria e não comprometem a diversão geral do título. As 17 pistas oficiais, baseadas nas suas contrapartes reais como Pepsi Center (Denver, Colorado) e Rogers Centre (Toronto, Canadá), funcionam muito bem. As maiores dificuldades em manter o caminhão “em pé” ficam por conta das provas nos cenários em mundo aberto.

Dada a largada para a diversão!

Essas grandes áreas abertas funcionam como hubs do jogo e estão cheias de colecionáveis, segredos e missões. A partir delas, seja por portais espalhados pelo mapa, seja pelo menu de pausa, é possível acessar opções como disputar uma partida rápida, campanhas divididas em capítulos e um campeonato longo chamado A Grande Apresentação.
Vários mundos repletos de coisas para fazer
As provas incluem corridas um contra um e todos contra todos, habilidade em duas rodas, destruição cronometrada e estilo livre (à la Tony Hawk). De acordo com a classificação em cada prova, o jogador recebe pontos, cujo somatório final define os vencedores da série. Caso vença esses campeonatos, são liberados novos caminhões monstro (são 38 no total, baseados em modelos reais), pistas oficiais e cenários de mundo aberto (5 no total).
Libere os seus carros favoritos e torne-os ainda melhores
Conforme os veículos são utilizados, eles recebem pontos de experiência e podem subir de nível. Gostei dessa ideia, pois ela permite que possamos utilizar o nosso monster truck favorito por mais tempo. Embora não seja possível customizar os carros, a variedade compensa bem essa limitação. Os elementos liberados podem ser utilizados em partidas solitárias contra a máquina ou nos modos multijogador.
Capturar aquele momento incrível é muito divertido
Esse ponto, aliás, merece um destaque especial. Seja localmente, com a boa e velha tela dividida, ou online, Steel TItans 2 ganha novo fôlego ao ser jogado com outros motoristas. A sua jogabilidade caótica fica ainda melhor, pois perder as corridas de forma atrapalhada devido à física do jogo é aceitável em meio às risadas no grupo. Outro ponto interessante é o Modo Foto, que permite a criação de fotografias incríveis com os caminhões monstro.

Produção (e destruição) limitada

Enquanto a jogabilidade funciona bem na maior parte do jogo, a produção técnica é mediana em todo o game. Os visuais, se por um lado trazem cenários variados, pistas radicais e veículos agradáveis, por outro ficam aquém do nível técnico da atualidade. Somente os monster trucks se salvam com um maior detalhamento, pois texturas, construções e demais pontos são simplistas e parecem terem vindo do final da geração do PS3/XBO.
As corridas são difíceis, mas muito viciantes

Trilha e efeitos sonoros seguem o mesmo caminho, intercalando alguns áudios interessantes com outros pouco atrativos. Vale lembrar que Steel Titans 2 está disponível para vários dispositivos, o que pode ter limitado a produção para que ele funcionasse adequadamente em todos os casos. Enquanto a produção não atrapalha a diversão geral do game, ela certamente prejudicou o elemento “destruição”.

Caminhões monstro são famosos por suas provas destrutivas, nas quais os veículos gigantescos detonam carros comuns. Já no jogo desta análise, ficamos limitados a caixas, cercas e outras opções desinteressantes. E olha que algumas pistas até contam com automóveis pelo cenário, mas eles estão lá só para fins decorativos.

Manobras e combos radicais
Mais uma vez, esse problema não compromete o pacote completo. Ele apenas se junta aos demais defeitos para limitar o potencial do game, que poderia ser ainda mais marcante e viciante. No final, ele é divertido por algum tempo, sobretudo com os amigos, mas não têm apelo suficiente para manter a atenção do jogador (salvos os fãs de caminhões monstro).

Pronto para detonar?

Se você procura diversão caótica e cheia de opções, então Monster Jam Steel Titans 2 (Multi) é uma ótima sugestão. São muitos veículos gigantes para participar de corridas, realizar manobras radicais e explorar mundos cheios de atrações. A produção técnica não é das melhores e a jogabilidade é complicada em certos momentos, mas fique tranquilo: elas são suficientes para trazer toda a emoção das competições dos famosos monster trucks para o seu console favorito.

Um peso pesado na diversão em quatro rodas (gigantes)

Prós

  • Jogo de caminhões monstro variado e divertido, com diversas provas de corrida, de manobras e de destruição;
  • No geral, a jogabilidade funciona bem e oferece desafios interessantes;
  • Muitas opções de caminhões monstro para liberar e correr;
  • Grande quantidade de corridas, desafios e campeonatos para competir;
  • Modos multijogador online e local aumentam ainda mais as possibilidades de competição e diversão.

Contras

  • Controle dos carros é difícil para as corridas fora de pistas lineares;
  • Destruição é relativamente limitada;
  • Gráficos e trilha sonora são simples demais para a proposta do jogo na atualidade.
Monster Jam Steel Titans 2 – PC/PS4/Switch/XBO – Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Felipe Fina Franco
Análise produzida com cópia digital cedida pela THQ Nordic

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google