Jogamos

Análise: Hidden Memory: Neko’s Life (PC) é um simples e agradável puzzle para passar o tempo

Acompanhe a história de um gatinho de rua à procura de um lar.


Em um oceano de jogos que aparecem todo dia no Steam, é muito difícil um jogo sem muita propaganda acabar chamando a atenção das pessoas. Foi navegando sem rumo nesse oceano que por acaso encontrei Hidden Memory: Neko’s Life. Foi apenas observar as imagens e o preço acessível que a compra foi imediata. E, desde o primeiro momento, percebi que valeria a pena.

Puzzle simples e agradável

Produzidos pelos brasileiros da Jaw Studios, Hidden Memory: Neko’s Life é um puzzle com temática minimalista e conta a história de um gatinho de rua, em seus bons e maus momentos, enquanto procura um lar. A sua jogabilidade consiste em um jogo de associação. Antes de cada fase, é estabelecida ao jogador uma associação que deve ser respeitada naquele momento. Ao longo do jogo, novas regras vão sendo determinadas, podendo até substituir as pré-determinadas. É papel do jogador lembrar das regras vigentes e resolver o puzzle disponível.


O jogo é composto por 30 fases, sendo algumas com diferentes possibilidades de resolução do puzzle. De início, o jogo apresenta desafios bem tranquilos e, de maneira simples, é possível resolver os puzzles rapidamente. Ao passar das fases, as associações vão ficando mais complexas e exigem do jogador fazer as coisas com mais calma. É possível tentar resolver os puzzles na base do “chute”, porém isso pode acabar se tornando uma atividade frustrante.

Durante a tela de jogo, existem opções de observar associações anteriormente estabelecidas e um botão de dicas. A proposta do jogo em nenhum momento é tornar-se um puzzle complicado e frustrante para o jogador, logo, não existe punição em utilizar tais opções.


Jogando e relaxando

As principais qualidades do jogo, sem dúvida, estão presentes nas artes e trilha sonora. Mesmo simples, as imagens são muito bem-feitas. Ao resolver o puzzle de cada fase, uma tela aparece pro jogador mostrando detalhes da história do gatinho de rua e os elementos utilizados nas associações se tornam destaques na construção da imagem. Ver as imagens ao longo do jogo é uma sensação muito gostosa e dá um incentivo ao jogador para prosseguir jogando. Além disso, a trilha sonora, mesmo limitada, traz um ambiente de tranquilidade. As músicas lembram o estilo lo-fi e te fazem realmente esquecer dos problemas e focar apenas nos puzzles.

O jogo, apoiado em todas as suas características, tem como objetivo te fazer relaxar por um instante enquanto você se aventura com o gatinho de rua. Mesmo curto, a hora que gastei aproveitando as músicas e observando as belas imagens que o jogo exibe se tornou um dos meus melhores momentos na última semana.


Smelly cat, Smelly cat…

Ao jogar, é possível perceber alguns pontos em que o jogo poderia ter explorado para se tornar mais interessante. As múltiplas possibilidades de resolver um puzzle não têm nenhum efeito prático no jogo. Com isso, não há nenhum incentivo de voltar para refazer os puzzles, o que elimina completamente o fator replay. Além disso, existem poucas variações na forma em que o puzzle é mostrado. Como o jogo é curto, não chega a atrapalhar tanto, mas seria interessante ter uma gameplay diferente ao longo das fases.



Um saldo positivo

No fim das contas, Hidden Memory: Neko’s Life, dentro de sua proposta, apresenta um puzzle muito agradável de ser jogado. Mesmo curto, aproveitar as músicas e artes enquanto se aventura com o gatinho de rua se torna uma atividade muito cativante e é o legítimo exemplo de jogar um jogo para relaxar. Muitas de suas características poderiam ser melhor exploradas e expandidas, sendo um jogo com bastante potencial que parece ser desperdiçado. Mas a experiência ao jogá-lo faz com que esses problemas tenham gosto de “quero mais”.

Prós

  • Jogabilidade simples;
  • Arte e trilha sonora muito boas;
  • Muito bom para relaxar e passar o tempo;
  • Preço acessível.

Contra

  • Muito curto;
  • Potencial desperdiçado na jogabilidade;
  • Múltiplas resoluções dos puzzles não têm efeito prático;
  • Não possui fator replay.
Hidden Memory: Neko’s Life – PC – Nota: 7.0
Revisão: Ives Boitano
Análise com cópia digital adquirida pelo próprio redator


Graduando em Engenharia Geológica pela UFOP, viciado em café, RPG e pintura digital. Não dispensa uma partida de CS:GO e normalmente está navegando sem rumo pelo Twitter


Disqus
Facebook
Google