Análise DLC

Análise DLC: Marvel’s Avengers - Operação Hawkeye: Futuro Imperfeito (Multi) desperdiça uma grande oportunidade de reerguer o jogo

O segundo conteúdo adicional gratuito apresenta a aventura do Gavião Arqueiro em um futuro apocalíptico.



Marvel's Avengers, infelizmente, decepcionou diversos fãs dos maiores heróis da Terra em seu lançamento, devido a diversos problemas técnicos e multiplayer repetitivo. A nova atualização gratuita do jogo traz, além do arqueiro, grandes novidades como replay da campanha principal, salas HARM customizáveis e novos inimigos.


Será que o novo DLC, acompanhado destas novas funcionalidades, são o suficiente para trazer os jogadores de volta a Marvel’s Avengers? Confira em nossa análise!

Bem no alvo!

Vamos começar falando sobre o que realmente importa neste novo conteúdo: Hawkeye! O Vingador é o segundo personagem a ser adicionado ao elenco de Marvel’s Avengers, após o lançamento de Kate Bishop, sua aprendiz. O personagem é uma grata adição ao grupo de heróis devido sua combinação de movimentos, técnicas, dinâmica e versatilidade de jogabilidade.

Hawkeye utiliza suas habilidades de espadachim para ataques físicos, parecidos com os de Kate Bishop. Já sua proficiência na arqueria é o destaque em sua jogabilidade, que lhe permite utilizar até 10 tipos de flechas para combater os inimigos, executadas por combos ou técnicas especiais que são desbloqueadas conforme sobe de nível. Entre os ataques à distância, Clint pode lançar flechas carregadas, triplas, pulsantes, paralisantes e dispersoras.


Sua habilidade intrínseca é o Instinto de Arqueiro, que permite ao herói desviar e aparar golpes inimigos com maior facilidade. Ao ser aprimorada, Clint pode realizar ataques com sua flecha bumerangue e a flecha gancho, que ajuda o personagem a se movimentar pelo cenário com maior facilidade e alcançar inimigos mais rapidamente para realizar ataques físicos.

A habilidade heróica de ataque do Hawkeye é a Flecha da Tempestade Noturna, que causa grande dano em área com uma chuva de flechas que podem causar dano explosivo, congelante ou elétrico conforme a técnica seja aprimorada. Já sua habilidade de suporte é a Flecha de Recuperação, que restaura a vida dos aliados que estiverem no raio de execução. Clint é o segundo herói com técnica de cura no elenco do jogo, sendo uma ótima adição a uma equipe tática.


Já a habilidade suprema do Gavião Arqueiro é a Flecha do Caçador, uma flecha com inteligência artificial que detecta e ataca os inimigos automaticamente enquanto durar seu efeito, te dando mais liberdade para atacar adversários que não serão derrubados pela técnica. Conforme a suprema é melhorada, mais uma flecha é adicionada, o tempo de duração é maior, entre outras ótimas melhorias.

A lista de movimentos e habilidades do novo herói tornam-o uma grande adição ao time de Marvel’s Avengers. Hawkeye possui uma jogabilidade bastante dinâmica, divertida e que se adapta à necessidade da equipe, fazendo do herói uma escolha quase obrigatória ao time nas repetitivas missões do multiplayer.


Um arqueiro e uma invasão alienígena

Operação Hawkeye: Futuro Imperfeito acontece logo após a conclusão do DLC anterior, onde os heróis descobrem que Clint estava trabalhando com Monica Rappaccini, vilã que assumiu a liderança da A.I.M. após a decadência de M.O.D.O.K., sua versão do futuro e Nick Fury para impedir uma invasão não muito distante da raça alienígena Kree. Afetado pela exposição aos táquions, Hawkeye fica desacordado por algumas semanas.

Nesse período, ele tem uma visão de um futuro devastado pelos Kree e suas Sentinelas, em que os Vingadores estão mortos e o Velho Clint busca pelo paradeiro de Nick Fury. Sua versão mais velha descobre, por uma gravação perdida de Fury, que a chave para impedir a invasão está no passado. Ao acordar, Hawkeye reúne a equipe e parte em uma missão, que envolve viagem para o futuro e a decadência de heróis, com o objetivo de proteger o planeta do ataque alienígena.


Apesar da propaganda de trazer um grande arco promissor para o enredo de Marvel’s Avengers, Futuro Imperfeito tem um desenvolvimento muito breve e duração extremamente curta. Durante, no máximo, três horas, visitamos o Brooklyn e viajamos para as Terras Devastadas no futuro. Como todos os outros heróis do jogo, podemos evoluir Hawkeye com equipamentos conquistados nas missões e melhorar suas habilidades, mas a duração da nova campanha não nos permite aproveitá-lo tão bem em sua própria história, sobrando para realizar upgrades nas repetitivas missões do multiplayer.

Uma das grandes promessas para a campanha foi a introdução do Maestro como novo vilão. Com os efeitos da invasão, Hulk enlouqueceu e virou parte dominante de Bruce Banner, eliminou os outros Vingadores e assumiu o papel de Maestro, governante das Terras Devastadas. Porém, sua apresentação é feita de forma muito rápida e aparece apenas nos momentos finais da campanha. Foi criado um grande hype em cima de um vilão que não foi tão bem trabalhado, ainda mais pelo jogo ser escasso de grandes inimigos conhecidos dos heróis.


Apesar da atualização trazer algumas novidades que podem agradar alguns jogadores, como o replay da campanha principal e as salas HARM customizáveis, o multiplayer e os problemas técnicos continuam. As missões espalhadas pelo mundo continuam iguais, com os mesmos objetivos e mesmos inimigos. O novo cenário do DLC não oferece muito para se explorar. Ao menos no PS4 base, a cutscene inicial está com travamentos e problemas no áudio, além de quedas de frames frequentes em momentos com mais ação.

De fato, um “futuro imperfeito”

Hawkeye, obviamente, é o grande destaque do segundo DLC de Marvel’s Avengers e é uma grata surpresa aos fãs do herói. Clint é um dos personagens mais divertidos e dinâmicos de se jogar, e sua versatilidade na jogabilidade o faz uma escolha obrigatória para o time. Infelizmente, a curta duração da campanha e o fraco desenvolvimento do Maestro não alcançaram o hype que a Square Enix tentou criar nos fãs, além de problemas técnicos que continuam a ocorrer.

Se, assim como eu, você é herói do Gavião Arqueiro, vale a pena conferir a nova história do personagem e sua jogabilidade, mas não demora muito para o jogo ficar encostado novamente, até a chegada do Pantera Negra.



Prós

  • Jogabilidade divertida e dinâmica do Hawkeye;
  • Atualização gratuita;
  • Novas funcionalidades ao jogo.

Contras

  • Curta duração;
  • Maestro pouco explorado;
  • Pouca evolução do Hawkeye durante a nova campanha;
  • Problemas gráficos e de desempenho continuam a acontecer nos consoles bases da oitava geração.

Marvel’s Avengers - Operação Hawkeye: Futuro Imperfeito
PS4/PS5/XBO/XBX/XBS/PC/Stadia - Nota: 6.5
Versão utilizada para análise: PS4

Revisão: Felipe Fina Franco
Análise produzida com cópia digital cedida pela Square Enix

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google