Jogamos

Análise: Minit Fun Racer (PC) é um curto e carismático passeio de mobilete

Dirija e contribua para causas do mundo real neste agradável título indie.

Minit Fun Racer é um simpático jogo de corrida arcade com um conceito simples e peculiar. O jogo se passa no universo do título indie Minit e conta com a mesma mecânica de tempo limitado em partidas curtas e variadas — a intenção é jogar várias vezes para chegar cada vez mais longe. Um detalhe interessante é que todo o lucro arrecadado com as vendas do título será doado para instituições de caridade.

Correndo contra o relógio

Em Minit, o protagonista é amaldiçoado após encontrar uma espada e passa a morrer após 60 segundos, fazendo com que a aventura seja composta de vários ciclos de um minuto. Minit Fun Racer mantém esse conceito em um jogo de corrida lateral: o peculiar personagem dirige sua mobilete por uma cidade agitada, morrendo após alguns segundos. O contador de tempo é estendido ao coletar moedas espalhadas pelo caminho, mas basta acertar qualquer obstáculo para a partida acabar.

O dinheiro coletado entre as tentativas pode ser utilizado para comprar inúmeras melhorias úteis: um capacete protege o protagonista contra colisões, um upgrade transforma latas de lixo em turbos, um ímã atrai moedas, uma peça para o veículo permite acelerar ou andar de ré, e mais. O ciclo de jogo se resume, então, em melhorar continuamente o personagem e tentar novamente.
 


A diversão que vem da simplicidade

Minit Fun Racer é um daqueles jogos elegantemente básicos e divertidos. Na prática, precisamos somente desviar de obstáculos, mas, aos poucos, novas mecânicas são introduzidas, trazendo um pouco de complexidade — logo estamos saltando por rampas enquanto aceleramos e desviamos de carros em um engarrafamento.

Dependendo da sua habilidade, bastam alguns poucos minutos para terminar Minit Fun Racer, no entanto existem desafios que ajudam a estender a aventura. Algumas missões são triviais, como comprar certos itens ou coletar uma quantidade específica de moedas, porém há também tarefas mais complexas, como pegar uma pizza e entregar para uma pessoa específica ou terminar a corrida sob certas restrições. Fora isso, há um modo infinito em que o progresso e o tempo do final de uma partida são levados para o início de outra.
 



A combinação de jogabilidade simples, partidas ágeis e ciclo viciante me envolveu em Minit Fun Racer. Quando dei por mim, já estava fissurado em lutar contra o relógio para melhorar o meu desempenho. O desafio não é muito alto e o conceito é um pouco repetitivo, no entanto me diverti tentando completar todas as missões opcionais. O visual 1-bit traz identidade ao jogo, mas, às vezes durante as partidas, é difícil ver com clareza a distância entre os obstáculos.

Carisma e caridade

Fora as partidas, Minit Fun Racer encanta com seu universo e humor peculiares. Os gráficos 1-bit em preto e branco têm charme único com vários personagens e ambientes expressivos. O lojista, em especial, me fez dar algumas risadas com seus comentários sobre os itens à venda: “esse troféu inútil é para mostrar que você é rico” ou “a melhor maneira de ficar rico é tendo mais dinheiro”. A música conta com remixes de composições de Minit e contribui com a atmosfera relaxada do título.
 



Um ponto notável do jogo é a sua intenção: todo o lucro obtido com as vendas será permanentemente convertido em doações para instituições de caridade. No lançamento, as organizações Médicos Sem Fronteiras e SpecialEffect serão as primeiras a receber ajuda, e os desenvolvedores prometem alterar as escolhas regularmente.

Um passeio encantador

Minit Fun Racer é mais um daqueles joguinhos simples ideais para passar o tempo. É viciante tentar chegar cada vez mais longe dirigindo uma mobilete, principalmente por causa do ciclo de jogo ágil que incentiva a tentar de novo com frequência. É fato que não há muito conteúdo, mas desafios opcionais ajudam a estender a aventura. Fora isso, o título esbanja carisma com seu visual retrô e seu texto bem humorado, e ainda há uma intenção nobre com o direcionamento do lucro a instituições de caridade. No mais, Minit Fun Racer é uma curta experiência agradável que vale o seu tempo.

Prós

  • Mecânicas de corrida fáceis de entender e com ciclo de jogo viciante;
  • Atmosfera carismática com visual 1-bit e boa música;
  • Lucros convertidos em doações para a caridade.

Contras

  • Confusão visual atrapalha em alguns momentos.
Minit Fun Racer — PC — Nota: 7.5
Revisão: Ives Boitano
Análise produzida com cópia digital cedida pela Devolver Digital

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google