The Sinking City (Multi) retorna às lojas digitais após disputa judicial

Em decisão do tribunal francês a Frogwares teria agido de forma ilegal ao solicitar a retirada do jogo



The Sinking City foi lançado em junho de 2019 e retirado das lojas digitais, em agosto de 2020, devido uma disputa comercial entre o desenvolvedor Frogwares e a editora Nacon (conhecida como anteriormente Big Ben Interactive). Na época, o processo correu graças à diversas quebras de contrato entre as partes, e a Frogwares inclusive publicou uma declaração em seu site concedendo detalhes sobre o caso. Sob perspectiva da Frogwares, a BBI/Nacon não honrou a divisão dos lucros com a venda do jogo (atrasando os pagamentos de forma proposital) e não dando os devidos créditos de Propriedade Intelectual à Fragowares na capa do jogo e nos websites onde estava sendo vendido, entre outras acusações.


A Nacon, em sua defesa, protestou informando que o contrato não poderia ser rescindindo dadas as leis emergenciais aprovadas na França que visam proteger as empresas de efeitos financeiros negativos da pandemia COVID-19. Contudo, em comunicado em seu site oficial, a Nacon publicou o parecer favorável da justiça francesa informando que o jogo voltará a ser vendido na Microsoft Store para o Xbox One a partir de hoje, e estará disponível na PlayStation Store (PS4) e no Steam (PC) em datas futuras. 

A decisão do Tribunal de Apelação de Paris, em outubro de 2020, deferiu que a Frogwares rescindiu o contrato de forma ilegal ao ter o jogo removido das lojas. Tal decisão se deu pois a Frogwares teria solicitado que The Sinking City fosse retirado das lojas por conta própria e prematuramente, enquanto a responsável pela comercialização do jogo era a Nacon. A Frogwares deve, portanto, aderir aos termos do contrato original enquanto o caso ainda se desenrola nos tribunais franceses.

Fonte: Nacon Website

É formada em Arquivologia pela UNIRIO. Amante de RPGs antigos e que quase enfartou com Fatal Frame, é fã assumida da série Red Dead e sempre se pergunta quando farão um crossover de Jurassic Park e Dino Crisis.


Disqus
Facebook
Google