[Atualizada] Final Fantasy XVI (PS5): novos detalhes sobre os personagens e o mundo do RPG são revelados

Novo RPG da série terá mais informações reveladas em 2021.


A Square Enix liberou hoje a página deicial de Final Fantasy XVI e alguns detalhes sobre a sua ambientação. O novo jogo da série clássica de JRPGs está em desenvolvimento para PS5, mas ainda não há previsão de lançamento, sendo esperado que a empresa divulgue mais informações em 2021. Uma versão de PC chegou a ser mencionada em trailer prévio, mas a empresa não comenta o assunto.


Final Fantasy XVI se passa em Valisthea, uma terra marcada pela presença de montanhas colossais de cristais brilhantes chamados de Cristais-Máter. Esses Cristais-Máter abençoam os reinos com éter, sendo fonte de prosperidade e conforto para a população.

No entanto, muitas guerras foram travadas para obtê-los, levando à ascensão de nações como o Grão-Ducado de Rosaria, o Império Sagrado de Sanbreque, o Reino de Waloed, a República de Dhalmekiaa e o Reino de Ferro, cada um com sua própria cultura e ideologia. As nações estavam em trégua, mas o surgimento de uma grave Praga faz com que essa paz temporária desmorone.

Da esquerda para a direita: Clive, Joshua e Jill.
Nesse contexto, o protagonista  Clive Rosfield é o primogênito do arquiduque de Rosaria. Ele atua como Shield do seu irmão mais novo Joshua, o Dominante de the Fênix. Após obter a benção da Fênix de seu irmão, Clive é capaz de usar um pouco do fogo desse Eikon (os Summons do jogo, conhecidos como as criaturas mais destrutivas de Valisthea).

Seu irmão, Joshua Rosfield, é um Dominante, ou seja, uma pessoa capaz de usar o poder de um Eikon que reside dentro de si. Sua habilidade de se transformar na Fênix permite a Joshua lutar para defender sua nação. Apesar de ser parte da nobreza, o rapaz sempre trata todos ao seu redor de forma gentil, mas tem também seu lado infantil como a sua incapacidade de comer cenoura.

Os dois rapazes são muito amigos de Jill Warrick, que cresceu junto com eles como parte da Casa Rosfield. Ainda jovem, Jill foi retirada de sua terra natal nos Territórios do Norte — uma nação leal ao Grão-Ducado de Rosaria — para se tornar uma guarda do ducado, assegurando a paz entre os dois reinos.

A desenvolvedora também detalhou que os Dominantes são tratados de formas diferentes em cada nação. Algumas os reverenciam, outras os tratam como armas de guerra. Além dos Eikons mostrados no trailer Awakening (Fênix, Titã, Shiva e Ifrit), outros estarão presentes, mas a empresa optou por não revelar ainda quantos deles existirão no jogo.

A empresa descreve as nações da seguinte forma:

O Grão-Ducado de Rosaria

Há muito tempo, um grupo de pequenas províncias independentes na Valisthea ocidental descobriu a força da união e formou o Grão-Ducado de Rosaria. Após anos de relativa prosperidade, o ducado agora se vê ameaçado pela disseminação da Praga, um perigo que, se ignorado, sem dúvida, levará o reino à ruína. Rosaria extrai seu éter do Sopro do Draco, um Cristal-Máter situado em uma ilha vulcânica perto da costa. O Dominante de Fênix, Eikon do Fogo, ascende ao trono como arquiduque quando atinge a maioridade.

O Sacro Império de Sanbreque

Sanbreque é a maior força teocrática de Valisthea. A capital do Sacro Império, Oriflamme, foi construída ao redor da Cabeça do Draco, o Cristal-Máter que abençoa as províncias próximas com grande quantidade de éter. O povo se beneficia alegremente dele, vivendo em conforto e segurança sob o olhar vigilante do sacro imperador, venerado como a encarnação da única divindade verdadeira. O Dominante de atua como campeão do império, marchando para o campo de batalha em tempos de guerra para derrotar seus inimigos.

O Reino de Waloed

Waloed considera seu domínio toda a Cinza, a metade oriental de Valisthea. O controle do reino sobre o continente já foi colocado à prova muitas vezes por orcs e outros homens-fera que lá habitam, mas o atual governante do reino — Dominante de — teve sucesso em sufocar essas rebeliões. Usando o poder da Espinha do Draco, o Cristal-Máter do reino, esse novo rei criou um exército poderoso, que agora busca sondar as fronteiras de seus vizinhos.

República de Dhalmekiaa

A República de Dhalmekia é constituída de cinco estados, dos quais procedem os membros do parlamento que a governa. A Presa do Draco, seu Cristal-Máter, está semioculta no interior de uma cadeia de montanhas, e o controle da república sobre ela e seu éter assegura a obediência de grande parte da Valisthea meridional. O Dominante de Titã, Eikon da Terra, foi nomeado conselheiro especial do parlamento e tem influência considerável na tomada de decisões.

Reino de Ferro

Um pequeno arquipélago perto da costa de Tormenta, a metade ocidental dos reinos gêmeos de Valisthea. Aqui reina suprema a ortodoxia cristalina, uma crença ardorosa que venera os cristais. O Reino de Ferro controla o Sopro do Draco, o Cristal-Máter que fica no centro de uma de suas ilhas, fonte de uma longa disputa com a terra vizinha, Rosaria. Isolados e indiferentes às nações continentais, os ferranos falam um idioma próprio. A doutrina ortodoxa julga os Dominantes como abominações profanas, e qualquer um que tenha o azar de nascer nessas ilhas é executado.

Domínio Cristalino

O Domínio Cristalino se situa no coração de Valisthea, erguido em volta do mais alto de todos os Cristais-Máter, a Cauda do Draco. Ocorreram muitas batalhas sangrentas pelo controle dessa pequena área devido à sua importância estratégica, até que os reinos em guerra finalmente concordaram com um armistício. Como parte do acordo de paz, as ilhas que rodeavam a Cauda do Draco se tornaram um território autônomo liderado por um conselho de representantes das nações vizinhas, cada reino desfrutando igualmente da bênção do Cristal-Máter. Nenhum Dominante mora lá.

Atualização (29/10 - 18:31): Descrição dos reinos foi modificada para a versão oficial brasileira.

Fonte: PS.Blog US, site oficial (BR)


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.


Disqus
Facebook
Google