Vem aí

Prévia: Crash Bandicoot 4: It's About Time (PS4/XBO) – já era hora de uma nova aventura do marsupial

Continuação de Crash Bandicoot 3: Warped (PS) chega em 2 de outubro e promete novidades alucinantes para atrair antigos e novos fãs.

Depois de mais de uma década, nosso lunático marsupial vai retornar para um jogo totalmente original. Crash Bandicoot 4: It's About Time é a aguardada sequência de Crash Bandicoot 3: Warped, que deve inovar no gameplay e incorporar novas mecânicas, personagens e desafios em um visual cartunesco, muito inspirado no remake da trilogia original lançado em 2017 e no título de corrida do marsupial de 2019.

Com todos os elementos necessários para aproximar antigos e novos fãs, será que a Activision e a Toys for Bob estão prontas para entregar uma continuação digna de uma das franquias mais amadas dos anos 1990 e 2000?

Uma paixão e um sucesso interminável

Crash Bandicoot é uma franquia de jogos criada por Andy Gavin e Jason Rubin, fundadores da Naughty Dog, que hoje é conhecida pelas séries Uncharted e The Last of Us. A trilogia original, Crash Bandicoot, Crash Bandicoot 2: Cortex Strike Back e Crash Bandicoot 3: Warped se tornou uma febre global nos anos de 1990, com o protagonista sendo considerado o mascote do PlayStation na época e sendo amplamente comparado com Sonic e Mario.

No decorrer dos anos o personagem passou pelas mãos de inúmeras desenvolvedoras. De todas elas, a Vicarious Visions foi a que mais produziu jogos, os quais podemos citar: Crash Bandicoot: The Huge Adventure (GBA), Crash Nitro Kart (Multi) e Crash Bandicoot 2: N-Tranced (GBA). Tentando reviver esse sucesso e aproveitar a onda de revivals na indústria, a Activision, ainda em 2017, lançou Crash Bandicoot N. Sane Trilogy (Multi), uma compilação dos três primeiros títulos com visual totalmente atualizado para a nova geração, mas sem abrir mão das características marcantes da série. Para complementar, a Beenox lançou, em 2019, Crash Team Racing: Nitro-Fueled (Multi), uma remasterização do primeiro jogo de corrida da franquia.

Em fevereiro de 2019, N. Sane Trilogy já havia ultrapassado a marca de 10 milhões de unidades vendidas globalmente, enquanto que o título de corrida, lançado meses depois, ultrapassou os 3 milhões em cinco meses. A paixão e o sucesso interminável pelo personagem nos concedeu Crash Bandicoot 4: It's About Time, o primeiro jogo original em mais de dez anos, que será lançado em 2 de outubro para PlayStation 4 e Xbox One.

O título vai continuar a história de Crash Bandicoot 3: Warped, mostrando Neo Cortex, Dr. N. Tropy e Uka Uka escapando da prisão de um planeta distante e fazendo um rombo no espaço-tempo no processo. Para restaurar a ordem, Crash e Coco devem viajar pelo multiverso e encontrar quatro máscaras quânticas que trarão consigo muitos perigos e uma aventura a muito tempo pedida pelos fãs.

Aquela continuação que estávamos esperando

As máscaras sempre foram importantes para a franquia Crash Bandicoot e isso será ampliado em It's About Time. Enquanto Crash e Coco viajam pelo multiverso, eles terão que encontrar quatro máscaras quânticas que alteram a jogabilidade de algum modo, tornando os desafios únicos e interessantes.

A Kapuna-Wa é a máscara do tempo e com ela é possível desacelerar o tempo e tornar as fases mais fáceis, a Ika-Ika pode ser utilizada para controlar a gravidade, e a Lani-Loni pode ser equipada para eliminar vários objetos (como caixas e inimigos) de uma só vez. A quarta máscara é chamada de Arkano e faz com que o personagem jogável realize um movimento giratório mais poderoso que seus giros normais. A nova habilidade de giro também é considerada mais robusta que o tornado da morte de Crash Bandicoot 3.

Crash Bandicoot 4 manterá o level design original com desafios de plataformas lineares e bem projetados, fornecendo uma variedade de novos ambientes como cidades futuristas, montanhas com lava, paisagens congeladas, florestas, navios piratas e muito mais. O conteúdo do jogo também não é pequeno e promete horas de gameplay, com mais de 100 fases a disposição do jogador, incluindo os níveis flashback e lutas contra chefes – os níveis flashback são ambientados nos anos de 1990 e antecedem os eventos do primeiro jogo com uma variedade de quebra-cabeças e desafios, enquanto o encontro com chefes inclui lutas com personagens novos e outros já conhecidos, como o N. Gin, mas que serão muito mais entusiasmantes.

O estúdio Beenox, de Crash Team Racing: Nitro-Fueled, em parceria com a Toys for Bob, também desenvolveu um modo espelho chamado de N. Verted, que é desbloqueado logo que você termina o jogo, transformando os níveis de inúmeras maneiras, com mudanças estéticas e no estilo de arte. It's About Time também contará com uma variedade de skins para cada personagem jogável que incluirá Crash, Coco, Neo Cortex, Dingodile e, pela primeira vez, Tawna.

Crash e Coco são as estrelas do jogo e se moverão através de muitos pulos, giros, deslizamentos e outras habilidade exclusivas criadas para a sequência. Os jogadores serão capazes de trocar os personagens a qualquer momento durante os níveis, desta forma será possível terminar o game com aquele que lhe agradar mais. A jogabilidade com Neo Cortex terá maior foco em estratégias ao invés de plataformas e é necessário utilizar vários equipamentos para superar obstáculos. Por exemplo: ele pode usar uma arma de raios para transformar inimigos em plataformas para progredir. Diferente de Crash e Coco, Cortex não poderá dar saltos duplos, mas ele possui uma habilidade de colisão lateral para desviar de ataques.

Abandonando completamente os estereótipos de donzela em perigo, Tawna também será uma heroína jogável na nova jornada e possui um gancho que permite a realização de diversas ações à distância, prometendo acrescentar mais dinamismo à aventura.


Pronto para esta divertida e estonteante aventura?

Crash Bandicoot 4: It's About Time promete trazer boas doses de diversão e uma série de novidades e maluquices que só a franquia tem a oferecer. Este será um jogo ideal para dar muitas risadas e quem sabe passar raiva ao morrer diversas vezes em um mesmo ponto da campanha. Mas acima de qualquer coisa, a desejada continuação tem tudo para reacender o brilho desta franquia tão amada, que mesmo depois de mais de uma década não perde sua relevância. Em 2 de outubro estaremos ao lado de nossos carismáticos personagens para desfrutar uma nova aventura original do marsupial.

Crash Bandicoot 4: It's About Time – PS4/XBO
Desenvolvimento: Toys for Bob/Beenox
Gênero: Plataforma
Lançamento: 02/10/2020
Expectativa: 5/5
Revisão: José Carlos Alves

é entusiasta e apreciador de jogos com conceito artístico minimalista e narrativas de significado profundo. Acredita na potencialidade de cada experiência interativa e tenta extrair delas sentimentos humanos e existenciais. No GameBlast também escreve notícias, análises e especiais; no tempo livre produz roteiros autorais de séries e filmes. Criatividade, imaginação e curiosidade são algumas de suas características marcantes.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google