Perfil

Marvel’s Avengers (Multi): Conheça M.O.D.O.K., o grande vilão do novo jogo dos heróis

A cabeça gigante e super inteligente promete erradicar os poderosos inumanos do planeta.


Marvel’s Avengers, o novo jogo d’Os Maiores Heróis da Terra e que será lançado em quatro de setembro trará um vilão pouco explorado fora dos quadrinhos: M.O.D.O.K.! Como muitos jogadores não conhecem o vilão, reunimos aqui as principais informações de sua origem, poderes e o que esperar da nova ameaça dos Vingadores no título que está por vir.

Mesmo com trailers e conteúdo adicional apresentados na versão beta do jogo que estará disponível para todos os consoles e PC neste fim de semana, ainda não sabemos quanto do material original do vilão será adaptada para o game. Portanto, apresentaremos a história conhecida nas HQs e o que já temos de informação de M.O.D.O.K.

A origem de um super gênio

M.O.D.O.K. (Organismo Mental Desenvolvido Apenas para Matar) fez sua primeira aparição nas HQs em 1967, na edição Tales of Suspense #93, onde aparece enfrentando o Capitão América. Em sua história original, George Tarleton era funcionário da A.I.M (Avançadas Ideias Mecânicas), uma organização formada por mentes brilhantes que tinham como objetivo governar o mundo por meio da tecnologia. Tarleton foi escolhido como cobaia para se transformar em um ser meio humano e meio máquina e trabalhar no Cubo Cósmico, item com poderes de alterar a realidade.
A primeira aparição de M.O.D.O.K., em Tales of Suspense #93

Com a realização dos experimentos, Tarleton teve sua capacidade mental aumentada, o que lhe concedeu vasto conhecimento e poderes psíquicos. Mas com grandes poderes vem grandes consequências: os experimentos fizeram com que a cabeça do cientista tomasse proporções enormes, sendo necessário que Tarleton precisasse de um exoesqueleto para que seu corpo suportasse o grande cérebro que havia adquirido.

Com super inteligência veio também grande ambição, e Tarleton, que era chamado de M.O.D.O.C (Organismo Mental Desenvolvido Apenas para Computar) por seus mestres, se rebelou contra seus líderes e assumiu o controle da A.I.M. com o nome M.O.D.O.K. Os poderes do ditador vão desde inteligência sobre-humana, o que lhe permite analisar e prever diversos desfechos para situações, até telepatia, controle mental, campos de força e raios telecinéticos.

M.O.D.O.K. na liderança da A.I.M.

Um mundo sem poderes

Já em Marvel’s Avengers, a origem do grande vilão parece ser um pouco diferente. George Tarleton é um cientista que trabalha com a S.H.I.E.L.D. e os Vingadores em uma nova tecnologia chamada Terrigen. Durante o Dia-A, na inauguração da nova base do time em São Francisco, a cidade é atacada e o reator do Terrigen fica instável, transformando a substância em um gás que se espalha pela cidade e concede superpoderes a pessoas comuns. Desde então, São Francisco é transformada em uma zona de quarentena com diversos inumanos que utilizam seus poderes para o mal.

Os heróis foram julgados culpados, proibidos de realizar suas atividades e o grupo acabou se separando. Cinco anos após o trágico acidente, surge a A.I.M., fundada por George Tarleton que sobreviveu ao episódio do Dia-A. Tarleton promete usar de todo seu conhecimento e tecnologia para ajudar as pessoas contaminadas pelo gás de Terrigen e eliminar seus poderes.

George Tarleton apresenta a A.I.M.

Contudo, conforme podemos ver no trailer de apresentação do M.O.D.O.K., o vilão considera os superpoderes uma doença inumana e perigosa nas mãos de qualquer pessoa, e quer erradicar os poderosos para governar com sua tecnologia, mesmo que o próprio tenha conseguido seus poderes mentais do acidente de São Francisco.

Surge, então, uma jovem fã dos Vingadores chamada Kamala Khan, que ganhou seus superpoderes durante os acontecimentos do Dia-A e descobre que os heróis foram sabotados e indevidamente incriminados. Agora, a principal protagonista do título tenta reunir o grupo mostrar a verdade ao mundo e combater M.O.D.O.K.

M.O.D.O.K. em Marvel's Avengers, no início de sua transformação

Outras aparições

O personagem já apareceu em dezenas de jogos, mas vamos citar aqui os mais famosos. Sua estreia no mundo dos games aconteceu em Marvel Ultimate Alliance como um dos chefões e retorna em The Black Order, terceiro jogo da franquia Ultimate Alliance, em que os heróis o enfrentaram em Wakanda para obter a Pedra da Alma. Ele também foi um dos inimigos em Marvel Heroes Omega, um jogo free-to-play que foi descontinuado em novembro de 2017.

O vilão também participou de jogos de luta. M.O.D.O.K. é um personagem jogável em Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds, bastante divertido e apelão quando aprende-se a usá-lo, e aparece em uma boss fight em parceria com Nemesis, de Resident Evil, em Marvel vs Capcom Infinite, onde controla a Pedra da Mente. Também participa em títulos das franquias Super Hero Squad e Lego Marvel, além de jogos mobile, como Avengers Alliance e Future Fight, em todos eles como chefão e personagem jogável.

M.O.D.O.K. em Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order

Fora dos games, ele já recebeu diversas versões em animações da Marvel, todas elas com uma personalidade bastante cômica e voz fina, bem diferente da releitura que ele em Marvel’s Avengers. O personagem também ganhará uma série animada pelo serviço de streaming Hulu, mas ainda sem data de lançamento definida.

O que você espera ver do vilão no novo jogo dos Vingadores? Acompanhe os planos de M.O.D.O.K. em Marvel’s Avengers, disponível para PS4, Xbox One, PC e Stadia em quatro de setembro.

Revisão: João Pedro Boaventura

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google