Jogamos

Review: GXT 121 Zeebo Gaming Mouse – um dispositivo de qualidade com bom custo-benefício

Ótimo manuseio, design bonito e bom desempenho são os destaques do mouse da Trust Gaming.

Ao contrário dos videogames, que normalmente vêm prontos para começar a jogatina, computadores exigem um planejamento maior. Afinal, para curtir um bom game, seja de FPS, luta ou MOBA, é preciso ter equipamentos de qualidade. Nesta análise, vamos conhecer uma ótima opção de mouse, peça tão crítica para a maioria dos jogos, oferecida pela empresa Trust Gaming: o GXT 121 Zeebo Gaming Mouse.

Destaque no mercado

Existem muitas opções disponíveis quando o assunto é comprar um mouse, incluindo diversas formas, recursos e cores. E as possibilidades no universo gamer são igualmente fartas. Some essa variedade com a grande importância de um bom dispositivo apontador e assim temos uma decisão importante para tomar.

Nesse contexto, temos os dispositivos produzidos pela Trust Gaming. A Trust é uma empresa holandesa voltada para o desenvolvimento de produtos de alta tecnologia para computadores, videogames e casas inteligentes. Seu segmento Gaming tem um portfólio cheio de ótimas opções, boa parte delas já disponível no Brasil.
Muitos produtos de qualidade na linha Trust Gaming
Dentre elas, o GXT 121 Zeebo Gaming Mouse é um dos destaques da Trust Gaming. O dispositivo importado pode ser considerado um meio caminho entre os produtos de entrada no mundo gamer e os aparelhos para profissionais. Ainda assim, suas qualidades o tornam uma ótima opção para jogadores novos e mais experientes, como vamos ver mais adiante.
O mouse tem as dimensões de 127 x 67 x 40 mm
Outro ponto muito relevante é que o mouse GXT 121 Zeebo possui 3 anos de garantia no Brasil. A empresa Softronic, parceira da Trust em solo brasileiro, disponibiliza esse tempo muito acima da média justamente pela alta qualidade dos produtos da empresa holandesa. Ou seja, um produto com custo-benefício de muito respeito, como pode ser conferido na sua ficha técnica:
  • Sensor ótico de alta precisão de até 3200 DPI;
  • 7 botões de reação rápida e programáveis;
  • Iluminação personalizável;
  • Software avançado para programar botões, macros e luzes;
  • Design ergonômico e leve;
  • 3 anos de garantia no Brasil.

Performance impecável

Um dos principais requisitos para escolher um dispositivo é o nível de desempenho. O GXT 121 Zeebo faz bonito nesse ponto, com diversos recursos e muita versatilidade. São cinco valores diferentes de DPI: 1200, 1600, 2000, 2400 e 3200, contemplando os requerimentos da maior parte dos jogos e das atividades corriqueiras no computador.
GXT 121 Zeebo Gaming Mouse: bonito e com ótimo desempenho
São sete botões mapeáveis: esquerdo, meio (onde também fica a roda de rolagem), direito, dois superiores e dois laterais esquerdos. Todos eles são confortáveis e respondem bem. O ruído gerado por cada um deles é aceitável, sendo que a roda de rolagem tem uma textura agradável. Boa parte da facilidade do uso do mouse também se deve ao seu software de configuração.
São muitas opções para mapear os botões do mouse
O programa, que é facilmente encontrado no site da Trust que conta com idioma em português, oferece uma interface simples e funcional. Através dela, os botões podem ser livremente mapeados para funcionar como teclas do teclado, comandos do Windows e até mesmo funções criadas pelo próprio usuário. Para isso, o software oferece uma ferramenta bastante intuitiva, que conta com um tutorial no manual do mouse.

Ações como abrir a calculadora ou executar um triplo clique podem ser configuradas no GXT 121 para apenas um aperto de botão. Isso facilita muito em jogos mais complexos, onde o jogador tem que executar vários comandos de forma frequente e repetitiva. Demora um pouquinho para o usuário realizar a configuração, mas depois de pronta tudo fica mais fácil.
É possível criar toda sorte de funções diferentes
Essas funções customizadas, assim como as demais configurações do mouse, podem ser salvas em arquivos para facilitar a inicialização. Outras opções disponíveis também incluem a velocidade da roda de rolagem, o espaço mínimo de tempo entre os cliques e a precisão do ponteiro. Tudo ilustrado de forma clara no programa, cuja linguagem em inglês é bastante direta para qualquer um entender.
Além do termo de garantia e de um manual resumido, o mouse vem com um adesivo GXT
Deixo o registro que o dispositivo só possui suporte oficial para computadores com sistema Windows. O site da Trust, inclusive, tem uma nota sobre isso na guia “perguntas frequentes”. Até onde eu pude pesquisar em comentários de lojas, realmente o mouse não tem recursos para uma configuração adequada em computadores Mac, por exemplo.

Design bonito e funcional

O GXT 121 tem um aspecto gamer sem ser muito chamativo. O dispositivo é completamente preto e conta com o símbolo da sua linha GXT na parte posterior. O formato do mouse não é apenas bonito: ele permite um encaixe preciso da mão, facilitando o manuseio. Particularmente, prefiro a pegada do tipo tip, mas as demais palm e claw também funcionam bem. Os botões laterais, em especial, podem ser facilmente acessados pelo polegar direito.
Equilíbrio entre estilo e tradição
Para compensar o seu corpo monocromático, o mouse conta com quatro variações de luzes diferentes: azul, roxo, rosa e vermelho. Essas cores brilham em duas barras nas laterais, no símbolo GXT e na parte inferior dos botões esquerdo, meio e direito. Todas elas podem ser devidamente configuradas através do software já mencionado.
As luzes dão um charme especial ao GXT 121 Zeebo
É possível, por exemplo, definir uma cor única ou que elas troquem de forma intermitente (com velocidade lenta ou rápida). Elas também podem ser mapeadas de acordo com o DPI escolhido, o que facilita na hora de saber se a configuração está voltada para o uso diário ou para aquela partida de um FPS.

Se por um lado o formato é agradável de agarrar, isso só pode ser dito para os destros. Tal como em muitos outros casos, os canhotos não conseguem desfrutar adequadamente de todos os recursos do mouse, sobretudo com uma pegada do tipo palm. Mais especificamente, os dois botões laterais ficam bastante comprometidos. Ainda assim, creio que o manuseio geral seja razoável.
Cabo e conector robustos são ótimos detalhes do mouse
Outros pontos positivos do GXT 121 incluem seu cabo (1,80 metro), revestido com nylon para ser mais resistente, e os conectores com bases de borracha, que evitam uma possível dobra excessiva. O seu conector USB 2.0 é robusto e seu peso, de 118 g, permite um uso tranquilo. O mouse tem poucas arestas sensíveis à poeira e sua textura facilita as possíveis limpezas.

Qualidade, desempenho e baixo custo em um só pacote

Voltado para ambos os públicos iniciante e mais experiente, o GXT 121 Zeebo Gaming Mouse é uma ótima opção. Ele tem boa performance e um design bonito, que também fornece um bom manuseio. A configuração do dispositivo via software é fácil e ele tem um belo acabamento. Com garantia de 3 anos aqui no Brasil, essa é uma ótima opção para você incrementar os seus jogos de computador.
Um produto com a qualidade Trust Gaming

Prós

  • Belo design, equilibrando os estilos gamer e casual satisfatoriamente;
  • Bom custo-benefício;
  • Manuseio confortável e ótimo desempenho;
  • Software de configuração simples e funcional;
  • Detalhes como luzes LED, cabo USB e acabamento são de boa qualidade.

Contras

  • Suporte exclusivo para computador com sistema Windows;
  • Voltado principalmente para destros.
GXT 121 Zeebo Gaming Mouse – Nota: 8.5
Análise produzida com dispositivo cedido pela Trust Gaming.
Revisão: Ives Boitano

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google