Isolamento Social – Jogos gratuitos para se divertir sem precisar sair de casa

Confira algumas sugestões de jogos para você que pode ficar em casa passar o tempo e se distrair durante este período de pandemia.


Ainda estamos passando por um delicado período onde o importante é ficar em casa, ajudando a conter a propagação do novo coronavírus. Mas o isolamento social não significa que você não possa, pelo menos, se divertir. O período também é propício para colocar a leitura em dia, aprender a tocar um instrumento musical ou até arriscar novas receitas na cozinha.



É também uma ótima oportunidade de conhecer e experimentar jogos novos ou até mesmo alguns mais antigos que você nunca teve tempo ou interesse antes. Por isso montamos uma lista de jogos com um ponto em comum: são todos gratuitos para jogar. Assim você não precisa se preocupar em gastar mais dinheiro com jogos nesse período.

Outro ponto é que a maioria dos títulos conta com suporte a multiplayer online para que você e seus amigos possam se divertir juntos, cada um na sua casa.

Call of Duty: Warzone

A nova experiência de Call of Duty foi recentemente lançada para PC e consoles e é uma das sensações do momento. Você e seus amigos podem se juntar para combater em um gigantesco mapa para até 150 jogadores em uma disputa no formato battle royale ou no modo Saque, onde o objetivo é ser o jogador com a maior quantidade de dinheiro no final. Uma das melhores recomendações desta lista.

Plataformas: PC (Blizzard)/PS4/XBO
Exigência de assinatura nos consoles: não

Apex Legends

Outro título battle royale bastante técnico e frenético. Um dos favoritos de quem curte o gênero. Conta com vários eventos temáticos e adição regular de novos personagens com habilidades únicas, que podem ser determinantes para o sucesso de sua equipe. Você e mais dois jogadores formam um esquadrão para combater em um imenso mapa para até 60 jogadores. Ao vencedor, a glória!

Plataformas: PC (Origin)/PS4/XBO
Exigência de assinatura nos consoles: não

Fortnite

Um dos mais consagrados títulos do gênero dos últimos anos não poderia ficar de fora da nossa lista de sugestões. O battle royale da Epic Games tem como diferencial a construção de estruturas para auxiliar na mobilidade e também em estratégias de ataque e defesa. O clima mais cartunesco do game também é um dos principais chamarizes deste título, que também está disponível para dispositivos móveis.

Plataformas: PC (Epic Games)/PS4/XBO/Switch/Android/iOS
Exigência de assinatura nos consoles: não

Free Fire

Um dos títulos mais populares do gênero battle royale nos dispositivos mobile, Free Fire é outra opção pra quem gosta do gênero e não tem, pelo menos, um PC para jogar os que já citamos. Seja o sobrevivente entre os 50 jogadores com um grupo de até 4 combatentes.

Plataformas: Android/iOS

Call of Duty: Mobile

A versão mobile de Call of Duty é uma alternativa para quem não tem como jogar Warzone. Aqui temos uma experiência multiplayer como nos jogos principais, que contém mapas dos principais jogos da franquia, além de um battle royale com suporte para até 100 jogadores simultâneos. Toda a ação de Call of Duty literalmente nas suas mãos.

Plataformas: Android/iOS

Darwin Project

A premissa de Darwin Project aposta na sobrevivência além do combate até o último ficar de pé. Dez jogadores precisam sobreviver em um ambiente hostil enquanto se preparam para lutar uns contra os outros. Um 11º jogador assume o papel de diretor, vendo tudo o que está acontecendo fornecendo vantagens e desvantagens para os sobreviventes e fazendo a total diferença na disputa.

Plataformas: PC/PS4/XBO
Exigência de assinatura nos consoles: não

Destiny 2

Destiny 2 passou a ser gratuito para jogar no segundo semestre de 2019 para PC e consoles, permitindo que você aproveite tudo que a campanha principal tem a oferecer sem gastar nada. O destaque do game são os modos PvE e PvP, mas para aproveitar 100% do que Destiny 2 tem a oferecer você tem a opção de comprar as expansões.

Plataformas: PC/PS4/XBO
Exigência de assinatura nos consoles: apenas para os modos multiplayer, como o Crisol ou os Assaltos

Warframe

O lema do jogo já diz tudo: “Ninjas jogam de graça!”. Warframe é uma das experiências multiplayer mais democráticas que existem. Com atualizações frequentes e expansões regulares, Warframe possui um imenso conteúdo que pode ser aproveitado durante e até depois do período de isolamento social.

Plataformas: PC/PS4/XBO/Switch
Exigência de assinatura nos consoles: não

Paladins

O título que ficou popularmente conhecido como a versão “baixo orçamento” de Overwatch é uma ótima opção para quem quer iniciar no gênero hero shooter, onde cada personagem faz uso de habilidades especiais únicas para combater e auxiliar sua equipe nos vários modos de jogo.

Plataformas: PC/PS4/XBO/Switch
Exigência de assinatura nos consoles: não

Dauntless

Saindo um pouco dos tiroteios, a sugestão agora é Dauntless. O game une elementos que lembram bastante os jogos da série Monster Hunter, da Capcom. Aqui o foco é na caça a gigantescos monstros, chamados de Behemoths, e na aquisição de equipamentos cada vez melhores para ajudar você e seus amigos nas caçadas.

Plataformas: PC (Epic Games)/PS4/XBO/Switch
Exigência de assinatura nos consoles: não

Brawlhalla

Brawlhalla pode ser grosseiramente descrito como a versão “pobre” do consagrado Super Smash Bros., da Nintendo, mas um dos grandes trunfos dele é a possibilidade de jogar com seus amigos em qualquer plataforma em que o jogo está disponível.

Basta criar uma sala e informar o número dela para juntar até oito jogadores em frenéticas lutas nos vários modos de jogo disponíveis. O game conta com uma rotatividade semanal de personagens, mas você tem a opção de comprar moedas do jogo para obter personagens separadamente ou todos de uma só vez.

Plataformas: PC/PS4/XBO/Switch
Exigência de assinatura nos consoles: não

Path of Exile

Se você já prefere uma experiência mais voltada para o RPG, a sugestão é Path of Exile. O game é um RPG de ação com jogabilidade que lembra Diablo III. Crie seu personagem e junte-se a outros jogadores em um imenso mundo tomado pelas trevas. É possível conquistar muitos equipamentos sem meter a mão no seu bolso, mas o título também conta com microtransações internas para aquisição de itens e equipamentos.

Plataformas: PC/PS4/XBO
Exigência de assinatura nos consoles: não

Switchblade

Aqui a experiência é um MOBA totalmente em 3D protagonizado por veículos de batalha. Jogando em equipes 5v5 compostas por máquinas com diferentes classes e habilidades, defenda seu território enquanto avança para destruir seus oponentes e conquistar a base inimiga. Ou seja, um MOBA, mas com veículos de batalha, e grátis!

Plataformas: PC/PS4
Exigência de assinatura nos consoles: não

League of Legends

Já que entramos nos MOBA, por que não recomendar também o famoso “lolzinho”? Um dos jogos mais aclamados e premiados dos últimos anos é uma boa pedida para quem sempre teve interesse em conhecer a vasta mitologia do game e aprender a jogar.

Plataforma: PC

Smite

Em Smite, mais um MOBA, o destaque fica para os personagens baseados em divindades e heróis de diversas mitologias, como Zeus, Odin, Thor, Anubis, Ganesha, Mulan e Amaterasu. Um título visualmente atraente e com vários modos de jogo, podendo agradar uma gama maior de jogadores.

Plataformas: PC/PS4/XBO/Switch
Exigência de assinatura nos consoles: não

World of Warships

O tema aqui são as batalhas entre históricos navios de guerra de diferentes períodos da história. Escolha e equipe sua embarcação e se junte a uma frota com outros jogadores para enfrentar inimigos em batalhas intensas para dominar o território.

O game conta com atualizações e expansões frequentes, além de fóruns de discussão para que os jogadores possam sempre aprimorar suas táticas de combate. E aproveitando a deixa, se sua pegada é mais terra do que água, experimente World of Tanks.

Plataformas: PC/PS4/XBO/iOS
Exigência de assinatura nos consoles: não

Hearthstone

Entrando no universo dos jogos de cartas, nossa primeira sugestão é um dos mais famosos e conhecidos do mundo digital. Heartshtone é um trading card game (TCG) ambientado no universo de World of Warcraft e possui uma quantidade massiva de cartas para colecionar. A localização em português é um show a parte com ótimas interpretações e ampliando o carisma dos muitos personagens adaptados para as cartas de Hearthstone.

Plataformas: PC/Android/iOS

Gwent: The Witcher Card Game

Se você se tornou fã das aventuras de Geralt de Rívia, seja nos livros, jogos, ou pela série da Netflix, então a sugestão para você é Gwent: The Witcher Card Game. O TCG ambientado no universo do bruxo adapta as criaturas e personagens fantásticos do universo criado por Andrzej Sapkowski em batalhas que exigem muito da astúcia e sangue frio do jogador para vencer os duelos contra o computador e jogadores reais ao redor do mundo.

Plataformas: PC/Android/iOS

Yu-Gi-Oh! Duel Links

Os monstros de duelo também merecem fazer parte da nossa lista de recomendações. Desafie duelistas em um mundo transdimensional em batalhas de tirar o fôlego com os personagens de Yu-Gi-Oh! Escolha onde jogar e divirta-se!

Plataformas: PC/Android/iOS

The Elder Scrolls: Legends

O jogo de cartas baseado no universo de The Elder Scrolls conta com mecânicas de estratégia que exigem muito do jogador, adicionando elementos como classes e atributos às cartas. O tipo de jogo que vai exigir bastante de quem quer dominar a mesa.

Plataformas: PC/Android/iOS

Magic: The Gathering Arena

O notório Magic: The Gathering também conta com uma versão online e gratuita, com cerca de mil cartas disponíveis para todos os jogadores. Se tomar gosto pelo jogo, você pode ainda fazer um upgrade pago da sua conta para ter acesso a ainda mais funções.

Plataforma: PC

Saint Seiya Awakening: Knights of the Zodiac

Se você é fã dos cavaleiros de Atena, a sugestão é o RPG Saint Seiya Awakening: Knigths of the Zodiac. O jogo usa o popular sistema de gacha, onde você ganha novos cavaleiros, de vários arcos do anime, em um sistema de sorteio. Possui uma grande quantidade de personagens e modos de jogo, incluindo uma campanha, partidas online casuais e ranqueadas, torneios e várias atividades semanais.

Plataformas: Android/iOS

Fire Emblem Heroes

Aqui a Nintendo traz uma das mais acessíveis experiências de Fire Emblem que existem. Fire Emblem Heroes conta com uma robusta campanha e modos extras de jogo que vão te entreter por muito tempo.

Os eventos são recorrentes, estimulando o jogador a jogar para colecionar recursos e treinar seus personagens, oriundos de todos os jogos da franquia, divididos em diversas classes, e experimentar combinações de equipes para sair triunfante das batalhas.

Plataformas: Android/iOS

Animal Crossing: Pocket Camp

Quem não tem um Switch para aproveitar as novidades de Animal Crossing: New Horizons, tem como opção acampar – dentro de casa – com Animal Crossing: Pocket Camp. A versão mobile não deixa nada a desejar em comparação com sua cara metade nos consoles, esbanjando o mesmo carisma e essência que cativa jogadores da série por todo o mundo.

Plataformas: Android/iOS

Fallout Shelter

Para quem busca algo mais casual para jogar entre uma atividade ou outra, a sugestão é Fallout Shelter. O objetivo do jogador é construir e expandir seu vault, gerenciar os recursos e supervisionar os moradores e operários enquanto sobrevive no devastado mundo de Fallout.

Plataformas: PC/PS4/XBO/Switch/Android/iOS

Teamfight Tactics

Uma nova experiência da Riot Games. Use o vasto elenco de League of Legends em um tabuleiro, posicionando seus heróis para combater o adversário em batalhas por turnos em busca da vitória. E use sua Pequena Lenda para mostrar sua personalidade enquanto esmaga seus inimigos. O game suporta partidas entre jogadores do PC e mobile.

Plataformas: PC/Android/iOS

Stopots

Esta é uma recomendação pessoal. Stopots é uma versão online do popular jogo de Stop, também conhecido como adedonha. Crie uma sala e personalize os temas da partida, o tempo e o número de rodadas. Envie o link de convite para seus amigos e divirta-se!

O jogo nem necessita de instalação, podendo ser jogado diretamente do seu navegador de internet, mas se quiser comodidade na hora de jogar, você também pode baixar o aplicativo para dispositivos móveis.

Plataformas: PC/Android/iOS


E aí? Curtiu nossa lista? Tem algum outro jogo para recomendar? Deixe sua sugestão nos comentários e compartilhe nossa lista com os amigos. Divirta-se e, se puder, fique em casa!

Revisão: Thiago Monte

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google