Granblue Fantasy: Versus (PC/PS4): conhecendo os personagens do Character Pass 1

Apresentamos aqui os cinco personagens DLC que já estão disponíveis no jogo.

Com as centenas de personagens do RPG mobile, Granblue Fantasy Versus tem várias opções para adicionar ao seu elenco. O dia 28 de abril marcou a chegada de Zooey ao jogo de luta, fechando o primeiro Character Pass. No momento, são ao todo 16 personagens jogáveis, e este texto busca destacar o funcionamento dos cinco que já estão disponíveis como DLC.


Beelzebub: O Demolidor da Eternidade


Ele já podia ser obtido terminando o modo RPG, ou seja, a compra dele só adianta o desbloqueio do personagem, que é também o boss final do modo arcade. Sua habilidade individual envolve teleportar pelo cenário, o que, apesar de parecer “roubado” a princípio, abre uma grande margem de tempo para o inimigo preparar o contra-ataque.

A movimentação do personagem é, de modo geral, lenta, o que faz com que o teleporte seja uma forma de cobrir um pouco essa fraqueza, assim como a sua capacidade de sugar os inimigos para perto (que também é uma manobra arriscada). Seus ataques incluem projéteis e giros fortes, porém lentos, e é possível ativar uma espécie de campo de força rápido ao seu redor, como um escudo.

Suas Skybound Arts (golpes especiais) incluem: Black Spear, a invocação de uma broca de trevas que, pelo nome, deveria ser uma lança (mas não, é uma broca mesmo); Anthem, um ataque de agarrão que demanda um oponente muito próximo para funcionar, mas pode ser usado como reversal; e o Chaos Legion, uma Super Skybound Art que invoca grandes espinhos no chão que podem causar bastante dano, mas também sofrem do problema de lentidão.

Narmaya: A Lâmina Efêmera


Uma personagem que é basicamente um samurai, com movimentos mais técnicos e duas posturas de espada (embainhada e livre). Os golpes básicos dela mudam de acordo com esses dois modos, e a troca entre eles é a habilidade individual da personagem e pode até ser realizada no meio de um combo.

As alterações entre as duas posturas da personagem implicam em mudanças de golpes básicos e especiais. Genji (a embainhada) oferece golpes mais seguros, com menos aberturas para contra-ataque do inimigo, e alguns deles também têm alcance maior. Já a outra, Kaguya, é bastante útil para pressionar o adversário.

Sua Skybound Art, One Hundred Cloudscapes, lança o adversário no ar com um ataque de curto alcance seguido por outro bem forte durante sua queda, que pode ser cancelado em prol de outro combo, se o jogador desejar. Já a Super Skybound, Butterfly Effect: Ame-no-Uzume, envolve vários golpes consecutivos de espada com um longo alcance horizontal.

Djeeta: A Peregrina dos Céus


Versão feminina do Gran, mas com combos mais fluidos e naturais de fazer, especialmente graças ao maior alcance dos ataques básicos. De forma geral, bastante recomendada para novatos.

Além dos ataques básicos com a espada e dos chutes, ela consegue atirar um míssil de energia e tem um combo simples de uppercut com a espada. Ambos os ataques ajudam torná-la uma personagem balanceada para ataques em curta e longa distância, assim como Gran.

Sua Skybound Art, Eternal Ascendancy, invoca um ataque simples que pode ser estendido em múltiplos golpes consecutivos em que Djeeta troca entre várias armas. Já a Super Skybound, Skyfall, começa com um uppercut e é depois seguida pela invocação de Proto Bahamut, caso o inimigo seja atingido.

Soriz: O Punho que Tudo Esmaga


Personagem que usa os próprios punhos, a maior habilidade de Soriz está em distâncias curtas, demandando que o jogador se aproxime do inimigo para desferir os seus golpes mais letais. Sua habilidade individual é uma postura que absorve dano e pode ser usada. Sem knockback, o personagem tem mais facilidade de contra-atacar após ativá-la.

Ele não possui nenhum tipo de projétil, mas pode se aproximar do inimigo com um rush attack, percorrendo uma boa distância enquanto ataca. Além desse, seus outros golpes especiais também envolvem socos e chutes de curta distância.

Sua Skybound Art, “Leaping Tiger, Charging Dragon”, são dois socos poderosos seguidos. O primeiro é mais curto, mas o segundo tem um alcance maior. Já sua Super Skybound, Macho Ultimatum, faz com que o personagem tire a roupa e ganhe uma variedade de buffs, incluindo versões bem melhores dos ataques especiais. Outro golpe exclusivo após usar o Super é o Way of the Fundoshi Fist, que começa com um throw e é bastante destrutivo se acertar.

Zooey: A Árbitra dos Céus


A última personagem do pacote, Zooey, possui um estilo de jogo para qualquer alcance, mas isso demanda dominar as suas habilidades com dragões e eletricidade. Saber controlar principalmente o posicionamento do wyvern que a acompanha é crucial para pressionar o inimigo.

Sua habilidade individual, Convergence, recupera a barra de wyvern que é necessária para poder invocar o seu dragão. Vale destacar que é possível cancelar a habilidade e ativar imediatamente um ataque, reduzindo a vulnerabilidade de curto alcance do seu uso.

A Skybound Art da personagem, Gamma Ray, faz com que a personagem dê um curto pulo para frente com um raio de curta distância seguido por um laser gigantesco que toma a tela quase inteira. A sua Super Skybound, Armageddon, envolve a revelação da verdadeira forma da personagem e um rush attack gigante.

Considerações finais


Analisando as adições aos personagens jogáveis, o saldo é positivo. Cada um deles tem um apelo para jogadores diferentes devido às suas especificidades de gameplay sendo Djeeta a adição talvez mais simples (e mais descomplicada para jogadores ainda inexperientes) e são todos divertidos de usar. Pessoalmente são os que prefiro dentre o elenco disponível.

Vale ressaltar que um Character Pass 2 já foi anunciado. Até o momento, Belial é o único personagem confirmado na próxima leva de DLCs. Ele já havia dado as caras de forma misteriosa no Modo RPG e é bastante popular entre fãs da série. Ficamos no aguardo para saber quais serão os outros personagens e o seu impacto no jogo de luta.

Revisão: João Pedro Boaventura

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google