Jogamos

Análise: Yu-Gi-Oh! Legacy of the Duelist: Link Evolution (Multi) é uma viagem pela história da franquia

Jogo dos Monstros de Duelo é relançado em sua versão definitiva, com mais de 10 mil cartas disponíveis.


Yu-Gi-Oh!, uma das mais famosas franquias de Trading Card Games, chegou à atual geração de consoles em 2015 com Legacy of the Duelist, o mais completo jogo dos Monstros de Duelo. Agora, o título é relançado em sua versão definitiva, intitulada Link Evolution, com todo o conteúdo lançado anteriormente, além de novos duelos na campanha e mais de 10 mil cartas.



Viaje pelos 24 anos da história de Yu-Gi-Oh! e confira se vale a pena adquirir a versão final do maior jogo de consoles da franquia.

É hora do duelo!

Yu-Gi-Oh! é um jogo de cartas que funciona da seguinte forma: o jogo de Monstros de Duelo é realizado entre dois participantes, cada um iniciando a partida com 8000 pontos. No seu baralho haverá uma série de cartas de monstros normais e com efeitos, cartas mágicas e armadilhas, e você deve reduzir os pontos de vida do adversário à zero por meio de ataques e efeitos especiais de cartas. Cada era da franquia adiciona novas cartas e formas de invocação de monstros, mantendo a marca em constante evolução.



Yu-Gi-Oh! Legacy of the Duelist: Link Evolution proporciona uma viagem por todo o universo do mangá/anime, passando pelos principais momentos de todas as sagas da marca. O modo campanha é dividido por arcos, desde a Ilha dos Duelistas na saga original até as aventuras de Yusaku, de VRAINS.

A grande maioria dos duelos da franquia são recriados em Link Evolution, com os mesmos diálogos do anime antecedendo cada partida. Essas falas não possuem dublagem e são puramente em formato de texto, cansando em pouquíssimo tempo e apenas chama atenção nos momentos mais importantes das histórias.


Nos duelos da campanha, é possível utilizar um baralho que você mesmo montou ou o deck do personagem em questão, na configuração idêntica à daquele duelo no anime. Por exemplo, no primeiro confronto entre Yugi e Kaiba, se você utilizar o baralho do Yugi, ele conterá o Exodia, um dos monstros mais famosos e poderosos do TCG. Ao vencer um confronto, é liberado o Duelo Reverso, no qual é possível disputar utilizando o deck do duelista derrotado anteriormente.

No total, são seis eras do mangá/anime, cada uma com uma média de 30 desafios, sem contar os Duelos Reversos. Apenas a campanha é capaz de acumular até quase 15 horas de jogo. A edição definitiva traz a saga VRAINS, a mais recente da franquia e que ficou de fora do lançamento de 2015. Porém, os diálogos desta saga não estão disponíveis — apenas os duelos, mas não sabemos se foi por algum bug ou o jogo foi lançado incompleto.


Monte seu próprio deck e torne-se um Duelista!

A cada partida e desafio vencido, novas cartas são adicionadas para sua coleção. Também é possível comprar pacotes de cartas temáticos de certos personagens por meio de créditos adquiridos com vitórias. Conforme você avança nas campanhas, mais cartas são conquistadas para montar vários tipos de baralhos com as mais diversas estratégias.

Ao acessar o menu de criação de deck pela primeira vez, a reação normal será de um certo espanto. No início, é um pouco difícil se encontrar em meio a tantas cartas. Mas, após algumas horas montando diversos baralhos, as criações tornam-se rápidas e intuitivas ao pegar o jeito dos atalhos e filtros.


É possível adquirir baralhos iniciais comprando na loja e fazer algumas modificações, facilitando bastante suas customizações. Todo o conteúdo em formato DLC lançado para Legacy of the Duelist, em 2015, está incluído em Link Evolution. Com a adição da saga VRAINS, agora são mais de 10 mil cartas disponíveis para montar seus decks e testá-los em duelos online e offline.

Novos Monstros e Desafios

No jogo anterior, algumas criaturas possuíam uma animação de ataque, como o Mago Negro e o Dragão Branco de Olhos Azuis. Em Link Evolution, tais animações foram removidas para “cartas assinaturas” de alguns duelistas, como O Dragão Vermelho de Olhos Vermelhos do Joey, ganharem uma apresentação de invocação. As animações estão com qualidade bem mediana, apenas com os monstros mais famosos garantindo uma acabamento um pouco melhor.


Entre os modos de jogo, além da campanha, está o Battle Pack, no qual você joga com um baralho temporário em partidas locais e online e, ao final de cinco partidas, ele é adicionado à sua coleção. Já os Duelist Challenges trazem novos confrontos com os personagens da franquia, porém com decks muito mais fortes. Os desafios são liberados ao derrotar os personagens em todos seus duelos da campanha e, com a vitória no desafio, te recompensa com as cartas mais poderosas dos duelistas derrotados.

Juntando todos os modos de jogo locais, entre as campanhas (considerando os Duelos Reversos) e Duelist Challenges, há mais de 500 duelos disponíveis a serem realizados. Alguns confrontos são mais desafiadores e os Battle Packs estão sempre atualizados para te incentivar a conquistar novas cartas. Link Evolution garante dezenas de horas de conteúdo offline.


O Multiplayer, obviamente, também está presente no jogo. O modo online conta com duelos amistosos e ranqueados, tanto utilizando seu próprio baralho quanto no modo Battle Pack. O game utiliza a lista oficial de cartas banidas, que são cartas proibidas em baralhos no jogo de cartas físico. Infelizmente, não existe um balanceamento de jogadores no Multiplayer, te fazendo jogar tanto contra iniciantes quanto contra adversários com baralhos extremamente poderosos.

O jogo está totalmente em inglês, o que é compreensível, já que a tradução de mais de 10 mil cartas seria extremamente trabalhosa e, dependendo da qualidade da tradução, poderia trocar o sentido de efeitos das cartas.


Vale a pena jogar Link Evolution?

Yu-Gi-Oh! Legacy of the Duelist: Link Evolution é um jogo que agrada tanto os fãs de longa data quanto os jogadores iniciantes. A versão definitiva do título é um grande serviço aos admiradores mais antigos da franquia, que acompanharam as aventuras de Yugi e agora podem conhecer mais do que os Monstros de Duelo se tornaram. São 24 anos de Yu-Gi-Oh!, desde o lançamento do primeiro mangá, contados no mais completo título do Trading Card Game, desde a narrativa até a gigante seleção de cartas e desafios.

Se você já joga Legacy of the Duelist e está satisfeito com as milhares de cartas que o jogo lhe dispõe, Link Evolution não vale a aquisição apenas por mais uma campanha e novas cartas e animações. Se você é fã da franquia e ainda não jogou a versão de 2015, o título é uma ótima opção com dezenas de horas de entretenimento.


Prós

  • Todo o conteúdo lançado para Legacy of the Duelist incluído;
  • Nova saga VRAINS disponível;
  • Mais de 10 mil cartas;
  • Dezenas de horas de conteúdo offline;
  • Não é pay to win;
  • Duelos e modos de jogo desafiadores.

Contras

  • Animações de invocação com qualidade bastante mediana;
  • Saga VRAINS sem os diálogos da história;
  • Partidas ranqueadas sem balanceamento de jogadores.
Yu-Gi-Oh! Legacy of the Duelist: Link Evolution
PC/PS4/XBO/Switch 
— Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: João Pedro Boaventura
Análise produzida com cópia digital cedida pela Konami

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google