Final Fantasy VII Remake (PS4): confira sete curiosidades sobre a demo

Apesar de trazer uma jogatina breve, a experiência liberada pela Square está recheada de belas referências.


Final Fantasy VII Remake causou grande alvoroço no público desde seu anúncio em 2015, e os fãs se mantiveram ansiosos por anos para ter uma prova do que foi mostrado na conferência da E3. O projeto permaneceu fora dos holofotes por um tempo considerável para então voltar com tudo em 2019 por meio de diversos eventos como a TGS e E3. Trailers cada vez mais empolgantes foram divulgados junto de uma data de lançamento. Desde o dia 2 de março podemos experimentar um pedaço do que o próximo título de peso da Square Enix nos reserva. Para alegria dos fãs, a demo traz uma série de detalhes saudosistas que envolvem até outros jogos do universo Final Fantasy. Nesse especial, elencamos os melhores e mais curiosos para vocês. Confira abaixo a nossa seleção:

1 - Banora White

Em um dos momentos iniciais, enfrentamos alguns soldados da Shinra dentro do que parece ser uma estação de trem que Cloud e os membros da Avalanche usam para invadir o complexo industrial do reator Mako. Após nocautear os guardas, é possível iniciar a exploração do local e se deparar com alguns cartazes de propaganda. O mais chamativo fica por conta do suco de frutas Banora White, uma clara referência às maçãs brancas encontradas no vilarejo Banora em Crisis Core: Final Fantasy VII, aproximando ainda mais o spin off que retrata uma parte importante da vida de Zack Fair de seu progenitor.


2 - O segredo do penteado

Ainda na estação, temos um segundo cartaz que é mais uma tirada engraçada com o penteado extravagante de Cloud. A propaganda fala de um tônico especial perfeito para cuidados do couro cabeludo, ideal para deixar os cabelos radiantes e espetados. Uma brincadeira com nosso protagonista e um sonho de consumo para os cosplayers e aficcionados pelo penteado.


3 - O nível sete

No primeiro Final Fantasy VII enfrentamos dois soldados da Shinra ao saltar do trem utilizado na invasão do reator Mako como uma espécie de tutorial a fim de adequar o jogador na estreia da franquia no PlayStation. O curioso é que no final da batalha o nível de Cloud salta para o sétimo, uma bela referência a ordem sequencial do título. Na demo, e possivelmente na versão final, os desenvolvedores trataram de colocar a mesma referência.


4 - Medalha Moogle

Durante a demo é possível restabelecer o estoque de itens ou até mesmo recuperar a quantidade de MP gasto nas batalhas ao quebrar caixas com a logo da Shinra ou em baús espalhados pelos cenários. Dentre os achados, encontramos um item peculiar chamado Medalha Moogle, descrito como um item popular entre os colecionadores. Na franquia Kingdom Hearts, as Medalhas Moogle são itens valiosos que podem ser trocados em lojas por quantias consideráveis de dinheiro. Não ficou claro na demo se as medalhas terão a mesma finalidade na versão final do remake.


5 - O final secreto

No calor da missão ao lado dos integrantes da Avalanche, chegamos no alvo do grupo rebelde: um dos reatores que drena a energia vital do planeta. A fim de completar a sabotagem, Barret ordena que plantemos a bomba-relógio. Na hora de programar a contagem regressiva é dado a escolha de dois prazos, vinte ou trinta minutos. É aqui que está o segredo: ao escolher o tempo mais curto, somos chamados de convencidos por Barret e a luta final contra o chefão do estágio se inicia. Ao fugir do complexo industrial a demo se encerra e uma sequência de cenas finalizam a experiência, sem antes presentear o jogador com o conteúdo extra por escolher o menor tempo – a clássica cena em que Sephiroth aparece envolto em chamas.


6 - O tema da vitória

Após descer no elevador com Jessie, Bigs e Barret, o brutamontes armado com uma potente metralhadora faz dupla com Cloud para demonstrar a mecânica quando temos mais membros na equipe. Eventualmente, enquanto vencemos os inúmeros embates disponíveis, Barret nos surpreenderá cantando o clássico tema da vitória característico da franquia — como Final Fantasy 7 Remake não tem uma tela de resultados, o jingle não é executado normalmente. O easter egg acontece de forma aleatória, no meu caso, aparecendo apenas em minha segunda jogada.

7 - As posturas de combate de Cloud

Durante o aprendizado das novidades na mecânica de combate, somos introduzidos às posturas de combate do nosso ex-SOLDIER. Cloud pode utilizar dois estilos de combate: modo soldado e modo justiceiro. O interessante é que para aqueles que jogaram a versão original de Final Fantasy VII irão lembrar o problema de memória sofrido por Cloud devido aos eventos traumáticos vivenciados em sua cidade natal ao lado de Zack e Sephiroth quando ainda era um novato na corporação de soldados de elite. Isso se reflete em suas lembranças e comportamentos que assumem a personalidade de seu veterano, Zack Fair.



Esse detalhes ficaram evidentes em seus dois modos de combate. O soldado traz a velha e clássica postura em que Cloud posiciona a Buster Sword na sua frente, onde sua mobilidade e ataques são equilibrados. O que pode ser desconhecido por alguns de vocês, é que a maneira de segurar a espada e os golpes são características do jeito de luta utilizado por Zack e que foram herdados pelo nosso herói. Já no modo justiceiro, assumimos uma postura muito mais ofensiva em detrimento de uma mobilidade reduzida. Aqui a posição da espada passa a ser na horizontal, acima do corpo de Cloud de forma idêntica à utilizada por Sephiroth, evidenciando ainda mais a influência desses dois guerreiros lendários que passaram por sua vida.



Encerramos por aqui a nossa lista. Alguma referência ficou de fora de nossa seleção? Compartilhe conosco nos comentários. A contagem regressiva para o lançamento de Final Fantasy VII Remake está próxima do fim. Continuem ligados aqui no GameBlast, pois programamos uma série de matérias interessantes que irão aprofundar o conhecimento sobre do jogo e seu personagens marcantes.


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google