Dicas e Truques

Bioshock 2 (Multi): guia de troféus e conquistas

Seja um Big Daddy exemplar ao conquistar os 100% através do nosso guia.


Bioshock 2 chegou com a árdua missão de dar continuidade e superar as expectativas deixadas pelo seu antecessor. Embora o resultado tenha sido aquém do anterior e  do seu sucessor, ele ainda figura como um excelente título do gênero. Aqui, o jogador mergulha ainda mais fundo no contexto de Rapture e encarna uma cobaia chamada Delta, um dos primeiros Big Daddies.


Agora que a toda a trilogia está disponível para os assinantes da PSN Plus, temos uma excelente oportunidade para se aventurar por três jogos incríveis, que marcaram sua geração. Motivados a isso, elaboramos um guia de conquistas para facilitar sua jornada e aumentar sua coleção de conquistas.

Informações gerais

Dificuldade: 7/10
Tempo médio para obter todas as conquistas: 15/20 horas
Total de troféus/conquistas: 54
Número de troféus/conquistas perdíveis: 20
Troféus/conquistas com problemas: 0
Mínimo de conclusões da campanha: 2

Alerta de spoiler: o enredo de Bioshock é um dos pontos mais importantes da conjuntura da obra. As explicações a seguir trarão conteúdo relacionado a eventos importantes e que podem estragar sua experiência.

Platinum Trophy
Desbloqueou todos os troféus. Exclusivo do PlayStation.


Big Brass Balls
Terminou o jogo sem usar Vita-Chambers. Vita-Chambers são os famosos checkpoints em Bioshock. Uma boa opção de garantir essa conquista é apertar o start no começo do jogo e desabilitar essas câmeras no menu de opções.

Grand Daddy
Derrotou 3 Big Daddies sem morrer durante a luta. O mais simples aqui é encarar o desafio na dificuldade mais fácil. No vídeo abaixo, temos algumas dicas de armamentos e plasmids muito úteis para a tarefa.

Dealt with Every Little Sister
Lidou com todas as Little Sisters. Da mesma maneira que recomendamos no primeiro guia, aqui permanece a máxima: não sacrifique as Little Sisters. Antes de salvá-las, você pode até adotá-las para que capturem algum ADAM para você. Caso você esteja na dúvida de quantas estão presentes em determinado cenário, basta pausar e verificar na parte inferior da tela o contador para as Little Sisters restantes.

Master Gatherer
Reuniu 600 ADAM com Little Sisters. Aqui reforçamos nossa recomendação de adotar as pequenas para que elas façam seu trabalho nessa conquista. Cada Little Sister adotada faz até duas coletas de ADAM. Fique bem atento para não deixar nenhuma oportunidade passar, pois elas serão limitadas.

Against All Odds 
Terminou o jogo no nível mais difícil. Para nossa felicidade, o mais difícil em Bioshock 2 fica muito abaixo da dificuldade Survivor do primeiro Bioshock. As recomendações são semelhantes: tenha paciência, pois ainda temos momentos irritantes nessa dificuldade. Salve seu progresso constantemente e não pense duas vezes ao tentar um trecho novamente em busca de um melhor desempenho.

Rapture Historian
Encontrou 100 diários de áudios. O jogo traz um total de 129 diários espalhados pela campanha. Durante a sua jogatina você certamente chegará ao marco de 100 unidades coletadas. Contudo, para garantir que nenhum passará despercebido, incluímos um vídeo com a localização de todos eles.

All Plasmids
Encontrou ou comprou todos os 11 tipos básicos de plasmid. Boa parte dos plasmids será comprada nas máquinas Gatherer’s Garden, alguns serão deixados por Eleanor e um último é recebido somente no final como parte da história. Confira a localização de cada um no vídeo a seguir:

All Weapon Upgrades
Encontrou todas as atualizações de armas na Power to the People durante o jogo. Assim como no primeiro jogo, os aprimoramentos de armas são feitos em máquinas chamadas Power to the People. Temos ao todo 14 desses dispositivos ao longo do trajeto. Veja o tutorial abaixo com a localização de cada uma delas.

Big Spender
Gastou 2000 dólares em máquinas de vendas. Essa conquista virá naturalmente no desenrolar do jogo, principalmente em dificuldades elevadas, que trazem uma maior necessidade de reabastecer os itens de recuperação.

Bought a Slot
Comprou um Plasmid ou Tonic Slot no Gartherer’s Garden. Veja a conquista Max Plasmid Slots.

First Research
Pesquisou um Splicer com a Câmera de Pesquisa. Veja a conquista Research Master.

Fully Upgraded a Plasmid
Atualizou completamente um Plasmid para a versão de nível 3. Cada plasmid recebido pode ser aprimorado nas máquinas Gartherer’s Garden. Durante a campanha, você certamente terá o seu preferido para receber esses upgrades.

Fully Upgraded a Weapon
Instalou a terceira atualização para uma arma. Veja a conquista All Weapon Upgrades.

Look at You, Hacker
Matou 50 inimigos usando apenas dispositivos hackeados. Hackear em Bioshock é uma das mecânicas mais úteis. Trate de aplicá-la em todos os dispositivos possíveis, já que estamos falando de 50 eliminações. Uma maneira simples de agilizar esse processo é equipar os tônicos Handyman, Deadly Machines e Fountain of Youth. No Dionysus Park há um local especial para esse método. Veja no vídeo abaixo o passo-a-passo.

Master Hacker
Hackeou 30 máquinas à distância com a Hack Tool. Uma das novidades de Bioshock 2 está na Hack Tool, uma espécie de arma que permite hackear dispositivos distantes. Essa vantagem será muito bem-vinda durante a sua jornada, utilize sem moderação.

Master Protector
Conseguiu uma colheita sem danos e sem ninguém se aproximando da Little Sister. A colheita é quando ao adotarmos uma Little Sister, permitimos que ela nos guie até um corpo com ADAM (apertando e segurando quadrado/X) e realize a coleta do valioso líquido. O ponto é, no momento que ela desce do nosso ombro para realizar a extração, muitos Splicers surgirão para impedi-la. Tome o controle de alguns bots de segurança para ajuda extra, faça uso do plasmid Decoy para criar uma distração e espalhe armadilhas como minas de aproximação, por exemplo.

Max Plasmid Slots
Atualizou completamente o número máximo de Plasmid Slots. Iniciamos o jogo com 3 espaços livres, que podem ser acrescidos a até oito espaços. Esse processo também é feito na máquina Gatherer’s Garden ao troco de uma quantia de ADAM. Obs: o oitavo espaço está relacionado com o enredo, sendo obrigatório conseguí-lo.

One Research Track
Alcançou o máximo de uma faixa de pesquisa. Veja o troféu Research Master.

Prolific Hacker
Hackeou uma máquina de cada tipo. Esse tipo de troféu é difícil de deixar passar pela já mencionada vantagem que a mecânica do hackeamento traz. No total, temos oito máquinas diferentes para hackear: First Aid Stations, El Ammo Bandito, Security Cameras, Turrets, Security Bots, Security Cameras, Turrets, Safes e Door Locks. 

Research Master
Concluiu todas as pesquisas sobre todos os sujeitos de Rapture. O sistema de pesquisa está de volta e consiste basicamente na mesma metodologia de tirar fotos dos inimigos. Quanto mais próximo e centralizado o alvo estiver, melhor será a nota da foto. Já que concluir os níveis de pesquisa de cada tipo de inimigo concede vantagens valiosas, fica a recomendação de fotografar todos os oponentes possíveis (inclusive dispositivos de segurança como câmeras, bots e torres).

Trap Master
Matou 30 inimigos usando apenas armadilhas. Uma das primeiras armas adquiridas na campanha é a Rivet Gun. Uma de suas munições especiais é a Trap Rivet, que serve para esse desafio. Não é necessário disparar no chão e esperar que o alvo passe por cima. O simples ato de atirar na direção do inimigo até matá-lo é válido para essa contagem de trinta eliminações.

Upgraded a Weapon
Atualizou uma arma em uma Estação Power to the People. Veja a conquista All Weapon Upgrades.

Troféus Secretos

Escape
Escapou de Rapture. Relacionado à história.

Reunion
Se reuniu com sua Little Sister original. Relacionado à história.


Savior
Salvou todas as Little Sisters e poupou Grace, Stanley e Gil. Além do já recomendado com relação as pequeninas, o ato de poupar Grace, Stanley e Gil está relacionado a escolhas no enredo.

9-Irony
Prestou respeito para o fundador de Rapture. Ao entrar no prédio chamado Journey to the Surface, em dado momento veremos um manequim do próprio criador de Rapture sentado em uma mesa. À esquerda, próximo de uma estante de livros, teremos um taco de golfe. Use o plasmid Telekinesis para pegá-lo e acerte a cabeça do manequim com ele (aqueles que jogaram Bioshock 1 entenderão a referência).

Adopted a Little Sister
Adotou uma nova Little Sister pela primeira vez. Relacionado à história.

Confronted Grace
Confrontou o tenente de Lamb em Pauper’s Drop. Relacionado à história.

Counterattack
Matou um inimigo com seu próprio projétil. Alguns inimigos vão arremessar granadas na sua direção durante o confronto, especialmente os Leadhead Splicers. Use o plasmid Telekinesis para jogar a bomba de volta e conseguir mais uma conquista.

Daddy's Home
Encontre o seu caminho de volta às ruínas de Rapture. Relacionado à história.

Defeated the Preacher
Derrote o Preacher. Relacionado à história.

Distance Hacker
Usou a Hack Tool para hackear um objeto à distância. Veja a conquista Master Hacker.

Found Lamb's Hideout
Obteve acesso ao Lamb’s Stronghold. Relacionado à história. Próximo do término do cenário Fontaine Futuristics, Gil irá implorar para que você o mate, não faça isso. Continue no trecho para chegar até o local específico e desbloquear mais esse troféu.

Heading to the Surface
Dirigiu-se para a superfície ao lado da cápsula de fuga de Sinclair. Relacionado à história.

Nose for News
Descobriu o segredo de Dionysus Park. Relacionado à história.

Protector
Defendeu-se contra o ataque de Lamb na estação de trem. Relacionado à história.

Sinclair's Solution
Juntou forças com Sinclair em Ryan Amusements. Relacionado à história.

Unbreakable
Defendeu-se contra a Big Sister sem morrer. Big Sisters aparecem toda vez que lidamos com três Little Sisters (em ambas as opções: salvar ou sacrificar). Estamos falando de um dos oponentes mais difíceis do jogo. Para aqueles que não quiserem passar por dores de cabeça, sugerimos combinar uma jogada na dificuldade Fácil junto com a opção de desativar as Vita-Chambers a fim de garantir essa conquista e a Big Brass Balls. Caso queira um belo desafio, deixo abaixo um vídeo com alguns duelos contra essa terrível inimiga.
 

DLC: Protector Trials

Enemy of the Family
Ganhe rank A em todas as Protector Trials. Esse DLC consiste em completar todas as salas desse desafio com a nota A. Para isso, será preciso coletar entre 80% a 85% de todo o ADAM disponível. A tarefa não é simples, pois existe um multiplicador de pontos que diminui à medida que Splicers capturam nossa Little Sister. Confira algumas dicas valiosas a seguir e um vídeo mostrando um passo-a-passo de cada etapa.

  • Apenas os Thuggish e Leadhead Splicers irão atrás das Little Sisters;
  • Sempre comece pelas máquinas de venda e não esqueça de destruir as estações de cura, pois elas também servem para os inimigos recuperarem vida;
  • Saiba se posicionar próximo de sua Little Sister de um modo que garanta que você esteja próximo o suficiente para ajudá-la o mais rápido possível (não queremos diminuir nosso multiplicador de pontos);
  • Analise o ambiente antes de iniciar o processo de extração dos corpos e posicione armadilhas nas entradas e próximo dos corpos onde estarão as pequeninas;
  • Corra quando possível até o Circus of Values para reabastecer seus estoques, sem antes deixar sua Little Sister protegida por uma armadilha;
  • Caso sua Little Sister comece a gritar, trate de prestar socorro o quanto antes para evitar a perda de pontos;
  • Os plasmids Decoy e Hypnotize são poderosos aliados, uma vez que eles distraem e até colocam os Splicers para lutar entre si.
  • Fique atento para água e resíduo de óleo espalhados pelo mapa. Eles causam dano elevado se atingidos pelos plasmids Bolt e Ignite, respectivamente.

Get a Bigger Bucket
Colete 50% do ADAM disponível em todas as Protector Trials. Vem naturalmente à medida que buscarmos outras conquistas desse DLC.

Perfect Protector
Colete 100% do ADAM em uma única Protector Trial. Para esse desafio, será necessária a nota A+ em um dos estágios. Não é uma tarefa simples, mas com uma boa estratégia é possível completá-la.

  • O segundo desafio em Adonis Baths ou a fase bônus liberada ao completar todos os desafios são as melhores opções;
  • Posicione diversas armadilhas ao redor do corpo;
  • Leve consigo o plasmid Decoy;
  • Faça uso de bots de segurança através do plasmid Security Command 3;
  • Shotgun é uma excelente arma para se levar.

Tenha em mente que para os 100%, nenhum Splicer pode se aproximar da Little Sister.

Trial By Fire
Ganhe 36 estrelas em Protector Trials. As estrelas são recebidas conforme completamos cada estágio, completando o total de 36 ao final.

Acid Test
Ganhe 18 estrelas em Protector Trial. Veja a conquista Trial By Fire.

Litmus Test
Ganhe 6 estrelas em Protector Trial. Veja a conquista Trial By Fire.

Troféus Secretos

Guardian Angel
Completou todos os  Protector Trials bônus. Os bônus são liberados ao completar todos os desafios em cada mapa. No geral, eles são bem divertidos de se concluir, já que temos à disposição todos os equipamentos e plasmids no nível máximo.

DLC: Minerva's Den

ADAM Addict
Resolva todas as Little Sisters em Miverna’s Den. São 6 no total (3 em Minerva’s Den e 3 em Operations), e a escolha do que fazer com elas não afeta o resultado da conquista. Caso fique na dúvida se alguma está pendente, é possível consultar no menu de pausa, na parte inferior da tela.

Garbage Collection
Destrua todos os 10 Vacuum Bots em Minerva’s Den. Vacuum Bots são pequenas máquinas com um pequeno tubo no topo. A primeira delas é inevitável, pois vem com uma explicação via rádio onde Porter dá mais detalhes sobre elas. As demais são opcionais, sendo 4 em Minerva’s Den e 5 em Operations. Veja o vídeo abaixo com a localização de cada uma delas:

Lancer Killer
Mate um Lancer Big Daddy. Esse é um novo tipo de Big Daddy desse DLC, facilmente reconhecível pelo capacete diferenciado e pela sua arma Ion Lance. Eles escoltam as Little Sisters do mapa, e você terá que passar por eles caso busque as demais conquistas desse DLC.

Troféus Secretos

Login
Alcance as operações de computação central de Rapture. Relacionado à história do DLC.

Logout
Escape de Minerva’s Den. Relacionado à história do DLC.

Root Access Granted
Consiga acesso ao núcleo do computador. Relacionado à história do DLC.

SUDO
Controle o The Thinker de Reed Wahl. Antes de finalizar o DLC, ao tentar controlar o The Thinker, Reed Wahl aparecerá jurando vingança. A batalha contra ele é árdua, portanto trate de reservar suas armas mais poderosas e muitos itens de cura. Ao derrotá-lo, ganhamos um cartão de acesso para ativar o terminal.
High Score
Consiga 9999 pontos em um jogo de Spitfire. De longe o troféu mais difícil de todo o jogo. Spitfire é um mini-game que encontramos na segunda parte do DLC (Operations). No jogo, controlamos um X que deve atirar projéteis em quadrados. Cada quadrado comum confere 125 pontos, enquanto os que aparecem em negrito garantem 250. Temos 4 vidas para completar o total de 9999 pontos. Evite as balas que vêm na sua direção ao manter-se sempre em movimento.

Revisão: Davi Sousa

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google