Dicas e Truques

Bioshock (Multi): guia de troféus e conquistas

Torne-se o verdadeiro senhor de Rapture através de nosso guia que o levará aos 100% do jogo.


Lançado em 2007, o primeiro Bioshock (Multi) fez grande sucesso ao trazer um roteiro original e cativante, aliado a uma jogabilidade sólida. A receita rendeu mais duas continuações, que ajudaram a consolidar ainda mais a franquia que, atualmente, encontra-se paralisada. Para alegria dos fãs, a trilogia Bioshock: The Collection (Multi) foi um dos jogos liberados na PSN Plus de fevereiro. Temos aqui uma excelente oportunidade de revisitar uma série que envelheceu muito bem e a chance de agregar mais conquistas para a sua coleção.

Informações gerais

Dificuldade: 6/10
Tempo médio para obter todas as conquistas: 15/20 horas
Total de troféus/conquistas: 66
Número de troféus/conquistas perdíveis: 5
Troféus/conquistas com problemas: 0
Mínimo de conclusões da campanha: 1

Alerta de spoiler: o enredo de Bioshock é um dos pontos mais altos da conjuntura da obra. As explicações a seguir trarão conteúdo relacionado a eventos importantes e que podem estragar sua experiência.

Platinum Trophy
Desbloqueie todos os troféus (exclusivo do PS4).


Weapon Specialist
Adquira todos os upgrades de todas as armas. Ao longo da campanha encontramos 6 armas diferentes, cada uma conta com 2 aprimoramentos. Eles ficam espalhados pelos cantos de Rapture em máquinas conhecidas como Power to the People. Fique atento, pois é possível perder algumas dessas máquinas. Confira o vídeo abaixo, que mostra a localização de cada uma:

Research PhD
Maximize todas as pesquisas possíveis. Essa tarefa é recebida do Peach Wilkins em Neptune’s Bounty. A missão secundária consiste em tirar algumas fotos das Spider Slicers que aterrorizam o local. A câmera pode ser encontrada no Wharfmaster's office. A partir daí, fica a recomendação de tirar fotos de cada inimigo que encontrar pelo caminho. As fotos são categorizadas em níveis de qualidade: A, B e C. O diferencial para tirar boas fotos é garantir que o alvo esteja centralizado e olhando para a câmera. Tirar fotos de grupos ou quando o inimigo estiver em ação garante notas maiores.

Os filmes têm quantidades limitadas, porém são baratos e facilmente encontrados pelo mapa e em máquinas de venda. Portanto, não poupe o clique ao avistar seu alvo. É possível tirar até três fotos de um mesmo oponente. Cada um deles possui 5 níveis de pesquisa, que trazem melhorias específicas muito bem-vindas. Vale lembrar que câmeras, torretas e bots de segurança também precisam ser fotografadas.

Uma dica pessoal que achei muito valiosa na minha experiência foi utilizar o Natural Camouflage tonic para essa tarefa. Ele concede invisibilidade enquanto o jogador permanecer imóvel, o que garante excelentes fotos sem precisar se preocupar em receber dano.

Historian
Encontre todos os diários de áudios. São 122 diários espalhados pelos mapas. É preciso um cuidado minucioso para não perder os diários dos locais Welcome to Rapture e Rapture Central Control, pois são os únicos locais que não poderão ser revisitados antes do último chefe. No vídeo abaixo é possível encontrar a localização de todos os colecionáveis do jogo.

Skilled Hacker
O jogador concluiu com sucesso 50 hacks. A mecânica de hack em Bioshock consiste em um minigame de montar uma tubulação de seu início ao fim a tempo do fluxo de água passar por todo o encanamento antes de completo. É um processo que será necessário repetir pela importante vantagem que ele traz no jogo. Felizmente, pela diversidade de quebra-cabeças, torna-se uma mecânica longe de ser cansativa.

Para iniciar o processo, basta se aproximar do dispositivo (máquina de venda, cofres, torres de segurança, etc) e apertar o quadrado/X. Ser bem-sucedido no joguinho garante descontos, aliados e itens valiosos. O oposto tem efeitos nocivos, como perda nos pontos de vida e acionamento do alarme de segurança.

Upgraded a Weapon
O jogador adquiriu ao menos um upgrade de arma. Veja a conquista Weapon Specialist.

One Fully Upgraded Weapon
O jogador aprimorou completamente uma arma. Veja a conquista Weapon Specialist.

Two Fully Upgraded Weapons
O jogador aprimorou completamente duas armas. Veja a conquista Weapon Specialist.

Three Fully Upgraded Weapons
O jogador aprimorou completamente três armas. Veja a conquista Weapon Specialist.

Four Fully Upgraded Weapons
O jogador aprimorou completamente quatro armas. Veja a conquista Weapon Specialist.

Five Fully Upgraded Weapons
O jogador aprimorou completamente cinco armas. Veja a conquista Weapon Specialist.


Fully Researched Bouncer
Faça uma pesquisa completa sobre o Bouncer. Veja a conquista Research PhD.

Prolific Photographer
Tire pelo menos uma foto em cada grupo de pesquisa. Veja a conquista Research PhD.

One Successful Hack
O jogador realizou pelo menos um hack bem sucedido. Veja a conquista Skilled Hacker.

Fully Researched Thug Splicer
O jogador pesquisou completamente o Thuggish Splicer. Veja a conquista Research PhD.

Fully Researched Spider Splicer
O jogador realizou uma pesquisa completa sobre o Spider Splicer. Veja a conquista Research PhD.

Fully Researched Houdini Splicer
Faça uma pesquisa completa sobre Houdini Splicer. Veja a conquista Research PhD.

Fully Researched Gun Splicer
O jogador realizou uma pesquisa completa sobre o Gun Splicer. Veja a conquista Research PhD.

Fully Researched Nitro Splicer
Faça uma pesquisa completa sobre Houdini Splicer. Veja a conquista Research PhD.

Fully Researched Rosie
Faça uma pesquisa completa sobre Rosie. Veja a conquista Research PhD.

Fully Researched Little Sister
Faça uma pesquisa completa sobre a Little Sister. Veja a conquista Research PhD.

Quality Research Photo
O jogador tirou uma foto de pesquisa do mais alto grau. Veja a conquista Research PhD.

Hacked a Security Bot
O jogador hackeou com sucesso um bot de segurança. Veja a conquista Skilled Hacker.

Hacked a Turret
O jogador hackeou com sucesso um turret. Veja a conquista Skilled Hacker.

Hacked a Security Camera
O jogador hackeou com sucesso uma câmera de segurança. Veja a conquista Skilled Hacker.

Hacked a Vending Machine
O jogador hackeou com sucesso uma máquina de vendas. Veja a conquista Skilled Hacker.

Hacked a Safe
O jogador hackeou um cofre com sucesso. Veja a conquista Skilled Hacker.

Avid Inventor
Invente com êxito pelo menos 100 itens. Na jornada por Rapture encontramos itens para construção de consumíveis como itens de cura, seringas de EVO, munições, entre outros nas máquinas chamadas de U-Invent. Certifique-se de revirar cada corpo, caixa e cofre para garantir materiais necessários para concluir essa conquista. Adicionalmente, faça um hack antes de utilizar essas máquinas a fim de reduzir os custos para construção. Há um tônico chamado Clever Inventor em Olympus Heights que potencializa seus resultados, facilitando a tarefa.

Ammo Inventor
O jogador inventou com sucesso todos os tipos possíveis de munição. Veja a conquista Avid Inventor.

Tonic Collector
Colete ou invente 58 Tonics nas modalidades de Física, Engenharia e Combate. Tônicos (em tradução livre) são melhorias que podem ser equipadas em nosso protagonista e que concedem desde melhores atributos até efeitos especiais, como maior proficiência no hack, mais chance de encontrar itens adicionais, etc. Eles estão espalhados pelos locais de Rapture, mas também podem ser fabricados nas máquinas U-Invent.

Seriously Good at This
O jogador concluiu o jogo na dificuldade Difícil. Basta zerar o jogo na dificuldade Difícil. Você pode otimizar as etapas ao escolher jogar na dificuldade Survivor e desabilitando a Vita-Chamber. Dessa forma, é possível garantir os troféus A Man Chooses, I Choose the Impossible e Brass Balls.

A Man Chooses
Complete o jogo na dificuldade Survivor. Veja a conquista Seriously Good at This.


Brass Balls
Complete o jogo na dificuldade Hard sem usar uma Vita-Chamber. Veja a conquista Seriously Good at This.

I Chose the Impossible
Complete o jogo na dificuldade Survivor sem usar uma Vita-Chamber. Veja a conquista Seriously Good at This. Vale ressaltar que aqui estamos falando da dificuldade máxima do jogo, sendo necessário ressaltar algumas dicas:


  • Paciência será sua maior virtude. Salve o seu progresso a todo momento: antes de iniciar um combate caso o dano recebido seja demasiadamente elevado, durante o combate para criar uma espécie de ckeckpoint e ao terminá-lo, garantindo que não seja necessário repetir a dose; 
  • Use e abuse do hack, principalmente nas câmeras, torres e bots de segurança. Ao fazer isso, eles tornam-se aliados valiosos para realizar o trabalho de enfrentar seus adversários;
  • Faça todas as melhorias possíveis: armamentos, munições e pesquisas (fotografias). Qualquer elemento que incremente sua performance nos confrontos é mais do que bem-vindo;
  • Opte por resgatar as Little Sisters, pois ao fazer essa escolha as nossas recompensas de ADAM (recurso necessário nos aprimoramentos do personagem) são muito maiores;
  • Combate contra os Big Daddy’s: tire vantagem dos dispositivos de segurança ao hackeá-los. Eles serão úteis não só no dano causado à criatura, mas principalmente pelo fator distração;
  • Vire uma Little Sister: o Plasmid Hypnotize Big Daddy transformará os gigantes em seus aliados, muito útil para eliminar inimigos comuns ou até mesmo outros Big Daddies;
  • Não beba bebidas alcoólicas e fume cigarros. Os efeitos colaterais desses itens costumam ser piores que seus benefícios;
  • Garanta um espaço permanente para o tónico Natural Camouflage. Ele facilita muito sua vida para pegar inimigos no melhor momento, já que você pode ficar invisível, além de facilitar sua vida durante o hackeamento e no hábito de tirar fotografias. Uma técnica interessante e que pode ser considerada um tanto “roubada” consiste em disparar o alarme de segurança, ficar invisível e, quando o contador do alarme estiver perto do fim, você desativa os robôs de segurança com o plasmid Bolt, finalizando a etapa com o hackeamento. Isso permite criar um mini exército de robôs de segurança ao seu dispor. Esse tônico pode ser localizado. Para garanti-lo, é preciso alcançar o nível 2 de pesquisa do inimigo Houdini Splicer (constatando a importância de tirar fotografias). 

Basic Inventor
O jogador inventou com sucesso pelo menos um item. Veja a conquista Avid Inventor.

Bought One Slot
O jogador comprou um slot em qualquer faixa Plasmid ou Tonic. É possível aumentar a quantidade plasmids ou tônicos que podemos equipar ao comprar novos espaços nas máquinas Gatherer’s Garden. O recurso utilizado é o ADAM, que pode ser coletado ao sacrificar as Little Sisters ou salvá-las.

Maxed One Track
O jogador comprou todos os slots em uma das faixas Plasmid ou Tonic. Veja a conquista Bought One Slot.

Maxed All Tracks
O jogador comprou todos os slots nas quatro faixas Plasmid e Tonic. Veja a conquista Bought One Slot.

Researched a Splicer
O jogador tirou pelo menos uma Foto de Pesquisa de um Splicer. Veja a conquista Research PhD.

Dealt with every Little Sister
O jogador sacrificou ou resgatou todas as Little Sister possíveis. Parte do enredo de Bioshock envolve essa escolha. Cada novo cenário contará com duas Little Sisters acompanhadas de seus protetores – os perigosos Big Daddies. Para alcançá-las, será necessário dar cabo de seus guarda-costas. Considero o sacrifício a pior opção para aqueles que desejarem encurtar a tarefa de desbloquear todas as conquistas em uma única jogada. Além do mais, salvá-las garante maiores recursos a longo prazo.

Lucky Winner
Consiga o jackpot em uma máquina caça-níqueis. Ao chegar em Fort Frolic, teremos acesso a uma sala repleta de antigas máquinas caça-níqueis. Salve o seu jogo e tente a sorte até tirar a premiação máxima, desbloqueando o troféu logo em seguida. Carregue o ponto de salvamento anterior caso você conclua essa conquista com uma quantia de dinheiro inferior a quando iniciou o processo.

Toaster in the Tub
O jogador chocou um inimigo na água. Esse troféu é obrigatório e faz parte do tutorial do primeiro plasmid que recebemos: Bolt. Mesmo assim, se você não seguir as instruções no momento que é recomendado eletrocutar dois alvos em uma enorme poça de água, durante a campanha teremos diversas outras oportunidades para tal. Trate de aproveitar cada uma delas, pois o dano causado é extremamente elevado.

Troféus relacionados à campanha principal

As conquistas a seguir são obrigatórias, já que envolvem concluir etapas cruciais no desenvolvimento da trama.

Completed Welcome
O jogador concluiu com sucesso o nível Welcome To Rapture. Lembre-se de pegar todos os diários aqui, pois esse é um dos lugares em que não será possível retornar posteriormente.

Defeated Dr. Steinman
O jogador derrotou o louco Dr. Steinman.

Defeated Peach Wilkins
O jogador derrotou Peach Wilkins.

Defeated Atlas
O jogador derrotou Atlas.

Restored the Forest
O jogador restaurou as florestas de Arcadia.

Completed Cohen's Masterpiece
O jogador completou a grande obra-prima de Sander Cohen. É recomendado deixar que Cohen saia com vida em Fort Frolic, pois isso garante acesso a uma sala secreta em Olympus Heights, dentro dos aposentos do próprio vilão. Basta matar as duas dançarinas Houdini Splicers para que ele desça em busca da sua cabeça. A sala de onde ele vem é o local que queremos acessar, pois lá temos uma máquina extra para melhorar nossas armas, além de um troféu.

Defeated Andrew Ryan
O jogador derrotou Andrew Ryan. Trate de encontrar os três diários aqui presentes antes de entrar no escritório do excêntrico criador de Rapture, já que é um caminho sem volta.

Little Sister Savior
O jogador completou o jogo sem sacrificar nenhuma Little Sister. Como dito anteriormente, não é recomendado sacrificar as pequeninas.

Broke Fontaine's Mind Control
O jogador quebrou o controle mental de Fontaine.

Became a Big Daddy
O jogador se tornou um Big Daddy.

Irony
O jogador tirou uma foto do cadáver de Sander Cohen. Veja a explicação na conquista Completed Cohen's Masterpiece. No segundo encontro com o artista louco, tire uma foto de seu corpo após eliminá-lo.

Found Cohen's Room
O jogador entrou nos aposentos pessoais de Sander Cohen.Veja a conquista Completed Cohen's Masterpiece.

DLC: Challenge Room

No menu de extras temos a opção de entrar em salas de desafios que tornam-se ainda mais intensos pelos requisitos de cada troféu abaixo.

“The ‘I’ in Team” - Rescuer
Resgatou a Little Sistem em “The ‘I’ in Team”. Veja a conquista “The ‘I’ in Team” – Pacifist.

“The ‘I’ in Team” – Expert
Resgatou a Little Sistem em “The ‘I’ in Team” em menos de 3 minutos. Veja a conquista “The ‘I’ in Team” – Pacifist.

“The ‘I’ in Team” – Collector
Encontrou todas as rosas colecionáveis em  “The ‘I’ in Team. Veja a conquista “The ‘I’ in Team” – Pacifist.

“The ‘I’ in Team” – Pacifist
Resgatou a Little Sister em “The ‘I’ in Team sem destruir nenhuma Machine Gun Turret. O vídeo abaixo traz uma estratégia interessante de como desbloquear todas as conquistas pertinentes ao “The ‘I’ in Team”.

“A Shocking Turn of Events” - Rescuer
Resgatou a Little Sister em “A Shocking Turn of Events”. Veja a conquista “A Shocking Turn of Events” – Master Electrician.

“A Shocking Turn of Events” – Expert
O jogador resgatou a Little Sister em “A Shocking Turn of Events” em menos de 4 minutos. Veja a conquista “A Shocking Turn of Events” – Master Electrician.

“A Shocking Turn of Events” – Collector
Encontrou todas as rosas colecionáveis em “A Shocking Turn of Events”. Veja a conquista “A Shocking Turn of Events” – Master Electrician.

“A Shocking Turn of Events” – Master Electrician
Carregou a roda gigante 9 vezes diferentes em “A Shocking Turn of Events”. Confira no vídeo abaixo o passo-a-passo de como realizar todas os desafios do mapa no menor número possível de jogadas.

“Worlds of Hurt” - Rescuer
Resgatou a Little Sister em “Worlds of Hurt”. Basta ir pelos oito desafios da sala em qualquer dificuldade. Leve o tempo que precisar, já que aqui ele não é um fator determinante.

“Worlds of Hurt” – Expert
Resgatou a Little Sister em “Worlds of Hurt” em menos de 15 minutos, na dificuldade média ou superior. Salve o jogo diversas vezes de acordo com o progresso e preze pela velocidade entre cada cenário, levando em consideração o limite de tempo. Não precisa se preocupar muito com pesquisa aqui, a menos que precise de algum tônico em especial.

“Worlds of Hurt” – Collector
Encontrou todas as rosas colecionáveis em “Worlds of Hurt”. Cada sala contém uma rosa muito bem escondida. Felizmente, é possível retornar nas salas para uma procura mais minuciosa. Para facilitar a tarefa, o vídeo abaixo traz a localização de cada rosa.

“Worlds of Hurt” – Tough Guy
Resgatou a Little Sister em “Worlds of Hurt” usando apenas plasmids, tônicos, a chave inglesa e câmera de pesquisa, em dificuldade Média ou superior. Esse provavelmente será o mais desafiador, pois exige uma abordagem muito específica. A melhor estratégia que encontrei é a mostrada no vídeo a seguir:

Revisão: Davi Sousa


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google