Dicas e Truques

Uncharted: Drake's Fortune (PS3/PS4) – Guia de troféus

Explore ao máximo do jogo e atinja os 100% na primeira aventura de Nathan Drake.


Uncharted: Drake’s Fortune chegou ao PlayStation 3 para reforçar a lista de títulos exclusivos do console. Entretanto, tanto a desenvolvedora Naughty Dog quanto o próprio público não poderiam fazer ideia do sucesso que a série teria pela frente. Hoje o carismático caçador de tesouros, Nathan Drake, figura como uma dos protagonistas mais queridos no mundo dos jogos.


Recentemente a coletânea contendo as três primeiras aventuras da franquia ficou disponível para os assinantes da PSN Plus, uma excelente oportunidade para revisitar a ação frenética da série e, por que não, adicionar mais troféus em sua coleção. Motivados a isso, nós do GameBlast elaboramos um guia completo para ajudá-lo a se tornar o maior caçador de tesouros!

Informações gerais

Dificuldade: 4/10
Tempo médio para obter todas as conquistas: 20/25 horas
Total de troféus/conquistas: 47 (mais o troféu de platina exclusivo do PS4).
Número de troféus/conquistas perdíveis: 0
Troféus/conquistas com problemas: 0
Mínimo de conclusões da campanha: 2

Explorado! - Fácil
Termine o jogo na dificuldade easy ou acima sem alterá-la durante a campanha.

Explorado! - Normal
Termine o jogo na dificuldade normal ou acima sem alterá-la durante a campanha.

Explorado! - Difícil
Termine o jogo na dificuldade hard ou acima sem alterá-la durante a campanha.

Explorado! - Esmagador
Termine o jogo na dificuldade crushing ou acima sem alterá-la durante a campanha. Esse pode ser o maior desafio de todo o título. Nessa dificuldade a vida de Drake é bem menor. Com 2 ou 3 tiros seu personagem irá morrer, e o oposto se aplica aos inimigos, que parecem verdadeiros tanques, muito mais resistentes e agressivos.

Tome cuidado especial com inimigos portando M70, pois eles podem matá-lo mesmo protegido em uma mureta. Por falar no sistema de cover, use e abuse dele, seja paciente e saiba o momento certo de se movimentar e atirar. Aprimore sua mira para acertar muitos tiros na cabeça e salvar munição, pois ela estará muito mais escassa no Esmagador.

Primeiro Tesouro
Encontre 1 tesouro. Veja a conquista Coleção de ladrão-mestre.

Caçador Novato de Fortunas
Encontre 10 tesouros. Veja a conquista Coleção de ladrão-mestre.

Caçador Intermediário de Fortunas
Encontre 20 tesouros. Veja a conquista Coleção de ladrão-mestre.

Caçador hábil de fortunas
Encontre 30 tesouros. Veja a conquista Coleção de ladrão-mestre.

Caçador profissional de fortunas
Encontre 40 tesouros. Veja a conquista Coleção de ladrão-mestre.

Caçador especialista de fortunas
Encontre 50 tesouros. Veja a conquista Coleção de ladrão-mestre.

Caçador-mestre de fortunas
 Encontre 60 tesouros. Veja a conquista Coleção de ladrão-mestre.

Caçador de relíquias
Encontre a relíquia estranha. Esse tesouro na verdade é um easter egg do jogo Jak and Daxter, e pode ser localizado no capítulo 5. Veja o vídeo abaixo com a localização do colecionável.

Coleção de ladrão-mestre
Encontre todos os tesouros e a relíquia estranha. Durante a campanha é possível encontrar 60 troféus espalhados pelo capítulo. Boa parte deles fica em locais fáceis de encontrar, mas para facilitar ainda mais a tarefa, colocamos o vídeo abaixo para guiá-lo até cada um deles.

20 tiros na cabeça
Elimine 20 inimigos com tiros na cabeça. Veja a conquista 250 tiros na cabeça.

100 tiros na cabeça
Elimine 100 inimigos com tiros na cabeça. Veja a conquista 250 tiros na cabeça.

250 tiros na cabeça
Elimine 250 inimigos com um tiro na cabeça. É o tipo de conquista que virá naturalmente com o desenrolar da história, desde que você esteja com a mira afiada. Caso prefira facilitar as coisas, coloque na dificuldade mais baixa e utilize a seleção de capítulos para aumentar o contador.

Perito em tiros na cabeça
Mate 5 inimigos em sequência com um tiro na cabeça. O melhor capítulo para executar esse desafio é logo no primeiro, que também serve como um tutorial. Logo no primeiro barco de piratas tentando saqueá-lo, teremos dois piratas que podem ser facilmente executados dessa forma. Outros irão surgir no seu próprio barco, então aproveite para eliminá-los da mesma forma. É possível reiniciar o capítulo caso não consiga logo na primeira tentativa.

Lutador Brutal
Elimine 5 inimigos com um brutal combo. Veja a conquista Punho Brutal.

Punho brutal
Elimine 20 inimigos com um brutal combo. Nathan deixa bem claro que é bom na pancadaria também. Ataque um adversário com a sequência quadrado, quadrado e triângulo para executar o combo. No decorrer do jogo teremos diversas oportunidades para esse tipo de execução, portanto não precisa se preocupar muito com ela.

Especialista brutal
Elimine 5 inimigos em sequência com um brutal combo. Da mesma forma que o Perito em tiros na cabeça, a melhor forma de alcançar esse troféu é no capítulo 1. À medida que os piratas invadirem seu barco, parta para a pancadaria sem dó e nem piedade.

Dinamitador triplo!
Elimine 3 inimigos com uma única explosão. Veja a conquista Dinamitador-mestre.

Dinamitador-mestre
Elimine 3 inimigos com uma única explosão 5 vezes. Isso pode ser feito com granadas, tiros de M70 e até mesmo ao explodir barris vermelhos. Durante o jogo teremos diversas ocasiões propícias para isso, mas se você desejar encurtar o processo, no quarto capítulo, logo após abatermos o pirata com a M70, podemos pegar o armamento para detonar os reforços que aparecem em seguida. A estrutura do lugar é ideal para que os inimigos fiquem próximos, o que deixa o desafio muito mais fácil. Faça o máximo de abates coletivos que puder e reinicie o último ponto de salvamento até alcançar o número requisitado pelo troféu.

Carrasco
Elimine 20 inimigos com armas de fogo enquanto estiver pendurado. No mesmo capítulo mencionado no troféu anterior, logo após passarmos por uma área com uma grande cachoeira, iremos encontrar alguns piratas distraídos. Basta se pendurar na beirada do local e eliminá-los na sequência. Veja o troféu Carrasco granadeiro para mais informações.

Carrasco granadeiro
Elimine 10 inimigos com granadas enquanto estiver pendurado. Use o mesmo método explicado no troféu Carrasco. A diferença é que agora utilizaremos a granada para dar cabo dos piratas. Veja uma demonstração no vídeo abaixo.

Correr e atirar
Elimine 20 inimigos ao atirar sem mirar. Simples, porém não tão prático: segure o R2 enquanto corre na direção do adversário para atirar às cegas. Se você se aproximar o suficiente, boa parte dos tiros irão atingi-lo. As armas Moss-12/Sas-12 ou a AK/M4 são as melhores escolhas aqui.

Punho de aço
Elimine 5 inimigos com um único soco após enfraquecê-los com tiros. Veja o troféu Especialista em punho de aço.

Especialista em punho de aço
Elimine 10 inimigos com um único soco após enfraquecê-los com tiros. A melhor coisa a fazer aqui é partir para o capítulo 1 na dificuldade mais baixa. Nela, você já consegue enfraquecer os piratas com um tiro de sua pistola, bastando finalizá-los com um único soco.

Ninja-mestre
Elimine 50 inimigos com estrangulamento. Para matar um inimigo dessa forma, você deve chegar por trás de forma furtiva e apertar o quadrado. O problema é que o jogo não oferece oportunidades suficientes para alcançar essa marca, obrigando o jogador a reiniciar a partir do checkpoint. No capítulo 4, logo após o acidente de avião, encontramos dois inimigos que dão margem para esse tipo de execução. Seja paciente até o segundo pirata ficar de costas para eliminar os dois na sequência e reinicie desde o último ponto salvo do jogo para repetir a operação.

Sobrevivente
Elimine 75 inimigos na sequência sem morrer. Conseguir esse feito em dificuldades mais amenas é bem simples. Portanto, recomendo deixar para desbloquear esse troféu em uma jogada reservada para conquistas pendentes, que não puderam ser alcançadas jogando no esmagador.

Conquistas de eliminações com armas
As conquistas abaixo envolvem o abate de uma quantidade específica de inimigos com uma determinada arma. Nas vezes em que joguei Uncharted, não tive dificuldades para concluí-las naturalmente no desenrolar da campanha.

30 eliminações: Mk-NDI
Mate 30 inimigos com as granadas Mk-NDI.

20 eliminações: Desert - 5
Elimine 20 inimigos com a Desert - 5. Essa arma é facilmente encontrada durante o capítulo 13.

20 eliminações: Wes - 44
Elimine 20 inimigos com a Wes - 44. Essa arma aparece em abundância no capítulo 5 na parte do forte.

30 eliminações: Dragon Sniper
Elimine 30 inimigos com a Dragon Sniper. Uma boa oportunidade para utilizar essa arma é no capítulo 11, atrás das escadas logo onde iniciamos no mapa.

50 eliminações: 92FS - 9mm
Elimine 50 inimigos com a 92FS - 9mm. Essa arma aparece com frequência a partir do décimo terceiro capítulo.

50 eliminações: M4
Elimine 50 inimigos com a M4. Facilmente localizada durante todo o jogo.

50 eliminações: Micro - 9mm
Elimine 50 inimigos com a Micro - 9mm. Arma comum durante a campanha.

30 eliminações: M79
Elimine 30 inimigos com a M79. A lança-granadas aparece em poucas ocasiões do título. Entretanto, nas missões em que controlamos Elena no jet-ski, ela é a nossa arma principal.

30 eliminações: MP40
Elimine 30 inimigos com a MP40. Essa arma aparece com frequência nos capítulos finais.

50 eliminações: PM - 9mm
Elimine 50 inimigos com a PM - 9mm. A pistola padrão de 9 mm aparece comumente desde o início do jogo.

50 eliminações: Moss - 12
Elimine 50 inimigos com a Moss - 12. Apesar de ser facilmente encontrada, ela não é recomendada para as dificuldades mais elevadas devido ao seu curto alcance.

50 eliminações: AK - 47
Elimine 50 inimigos com a AK-47. Equipamento frequentemente encontrado na campanha.

Cinegrafista da Elena
Explore o Modo Fotográfico. Você pode habilitar o modo no menu de opções dentro da opção Game. Feito isso, basta sair do menu e apertar para baixo no D-pad  para registrar uma foto.

Conquistas de Speedrunners

As conquistas abaixo exigem que o jogador termine capítulos do jogo dentro do tempo limite. A melhor opção aqui é baixar a dificuldade para evitar contratempos e controles quebrados, se é que me entendem. A boa notícia é que você pode reiniciar a partir de qualquer checkpoint, caso tenha perdido tempo em alguma etapa da fase.

Essas muralhas não vão me deter
Termine o capítulo 5 em menos de 10 minutos.

Resolvendo um rio de problemas
Termine o capítulo 12 em menos de 5 minutos.

Um encontro rápido
Termine o capítulo 16 em menos de 7 minutos.

Conquistas do DLC 

O DLC Extended Collection trouxe muitos bônus para incrementar a campanha principal do jogo e também ampliou sua lista de troféus. Entretanto, esses troféus não são necessários para computar os 100% da platina.

Explorado! - Brutal
Termine o jogo na dificuldade Brutal sem alterá-la durante a campanha. Ao finalizar a história na dificuldade Esmagador, desbloqueamos mais uma dificuldade necessária para essa conquista. Finalizar a campanha nela será ainda mais desafiador, exigindo um nível maior de cautela e precisão do jogador em todos os momentos durante os capítulos.

Assassinos sobrenaturais
Derrote 5 Descendants com um rifle de precisão. Para esse troféu, coloque na dificuldade fácil, selecione o capítulo 17 e  abra o menu de bônus para habilitar o Dragon Sniper.

Cosplay
Elimine um inimigo enquanto usa um personagem alternativo além de Drake. Ao terminar a campanha pela primeira vez, você ganha acesso a diversas skins de outros personagens encontrados no enredo. Basta trocar para algum deles e abater algum adversário.

Só se vive uma vez primeiro
Termine o último capítulo sem morrer na dificuldade normal ou acima. Faça como a instrução do troféu manda e carregue o capítulo 22 na dificuldade normal. Tenha cautela apenas com Navarro, pois seus tiros podem matá-lo de primeira. Não se afobe e permaneça na cobertura até ele abrir uma brecha para acertá-lo.

Furiosos e gulosos
Complete a campanha no modo Corrida de Velocidade com a skin Drake gordo. Inicie um novo jogo e escolha o modo Corrida de Velocidade, e assim que começar o primeiro capítulo, troque a skin do protagonista para a Drake gordo. É importante lembrar que não é permitido sair de um capítulo sem completá-lo. Do contrário, a skin é alterada e progresso será desconsiderado.

Leve-me a seu líder
Compare suas estatísticas de jogo com a dos seus amigos. No menu principal, escolha a opção Bônus e em seguida Estatísticas. Escolha qualquer um dos comparativos para habilitar o troféu.

Necessidade de velocidade
Termine a campanha no modo Corrida de Velocidade em menos de 2 horas e 30 minutos. É um tempo razoável para a campanha, e caso você sinta que perdeu tempo demais em algum trecho, é possível reiniciar o último ponto salvo, recuperando o tempo perdido. Abaixo colocamos um guia de Speedrun para servir como comparativo.

Trapaceiro
Ative um Ajuste. Ajustes, os famosos macetes, podem ser habilitados após concluir a campanha a partir da dificuldade normal. Para habilitar algum, acesse a opção Bônus. Apenas o fato de ativar qualquer um deles já é suficiente para liberar o troféu.

Platina
Adquira todos os troféus do jogo.



Revisão: Davi Sousa


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google