Top 10

Darth Vader: confira dez participações do vilão nos videogames

Sempre que apareceu, o lendário sith roubou a cena com sua presença marcante.


A franquia Star Wars abalou o mundo dos cinemas revolucionando a maneira como se faziam obras sci-fi. Mais importante, ela construiu um universo rico e repleto de personagens marcantes. Darth Vader é um dessas figuras que conseguiram se sobressair, conquistando uma legião de fãs. Todo esse apreço fez com que o icônico Sith fizesse participações em diversos jogos ao longo dos anos.

De aparições mais singelas a momentos em que ele assumia o papel central, venha para o lado negro da força e aprecie nossa lista com os dez jogos que contam com a presença do lendário vilão.

10 - Star Wars: Galactic Battlegrounds (PC)

O jogo de estratégia em tempo real foi desenvolvido pela Ensemble Studios em conjunto com a Lucas Arts, por conta disso, o jogo pegou muito do que era apresentado em Age of Empires II (PC). Naquela época AoE II já introduzia a presença de unidades especiais, bem mais poderosas que as unidades padrões. Essa era justamente a função de Vader no jogo, atuando como unidade especial ao lado de seus troopers. Para sair vitorioso nas fases da campanha, era necessário mantê-lo vivo, pois o inimigos também contava com heróis do seu lado e enfrentá-los com unidades comuns era um verdadeiro martírio.



9 - Star Wars: TIE Fighter (PC)

O jogo foi lançado em 1994 e, apesar de parecer completamente estranho para os dias de hoje, esse jogo levou os fãs à loucura por trazer toda uma narrativa contada em pequenas cut-scenes contendo personagens conhecidos da franquia. Darth Vader atua aqui apenas como um NPC enquanto você é um piloto do Império que deve controlar as famosas naves da franquia em missões que exigem perícia do jogador para desviar de obstáculos e atirar em alvos. Não há espaço para falhas, pois incompetentes e desertores serão mortos nas mãos do próprio Lorde Vader.



8 - Star Wars: Masters of Teras Kasi (PS)

Masters of Teras Kasi foi um jogo de luta que tinha tudo para emplacar, pois pegava emprestada a mecânica 3D com estágios em formato de ringue parecido com o que vimos em Soul Edge (Arcade/PS) e tinha toda a narrativa de sua fonte inspiradora para inserir conteúdo de qualidade. Porém o jogo se contentou em trazer o básico do que já era apresentado na época em outros títulos de peso. A maior alegria era poder controlar Vader, além de outros personagens da trilogia original de filmes. Os golpes do lendário Sith eram grosseiros e sem margem para muitos combos, além de não mostrar nenhuma técnica com a força.



7 - Super Star Wars: The Empire Strikes Back (SNES)

Aqui temos um belo clássico do Super Nintendo. Super Star Wars trazia fases no estilo run and gun, e nele controlamos Luke Skywalker na trama baseada no filme O Império Contra-ataca. Darth Vader aparece aqui na figura de chefe final do jogo trazendo muitas habilidades. Como chefão, ele podia dar saltos gigantes, desferir golpes com o sabre de luz e atirar objetos com o poder da força.



6 - Star Wars Empire at War (PC)

Mais um título de estratégia lançado em 2006. Aqui, o jogo se assemelha mais ao estilo de Command & Conquer (PC/PS) e Dune 2000 (PC/PS), com lutas primariamente travadas em veículos e até mesmo no espaço. Nosso querido Sith aparece como unidade especial capaz de desferir grande quantidade de dano com seu sabre de luz e ataques envolvendo o uso da força. Nos combates espaciais, ele conta com uma unidade TIE Fighter única, o que também lhe dá vantagens sobre os demais veículos. O legal desse jogo é que ele permitia dar zoom durante o ataque e, caso Vader estivesse enfrentando um Jedi, o embate era interessante de assistir por conta do duelo com os sabres de luz.



5 - Star Wars: Battlefront II (PC)

O arauto do imperador Palpatine aparece de maneira singela no modo campanha do jogo de tiro em terceira pessoa lançado em 2006. No modo multiplayer era possível desbloqueá-lo em alguns mapas. Sua velocidade era menor se comparada a outros personagens, entretanto ele compensava essa falha com muita energia e dano nos golpes. O lorde Sith trazia em seu repertório um salto prolongado com o uso da força, ataques com o sabre de luz e o mais divertido: a clássica habilidade de sufocar o inimigo com a força.



4 - Soul Calibur IV (Multi)

O palco da história sempre recebeu muitos convidados ilustres. Na quarta edição do game foi a hora dos Sith e Jedis se enfrentarem representados na figura do mestre Yoda e Darth Vader. Ao contrário do grande mestre Jedi, Vader possui poucos golpes contínuos com seu sabre, porém eles causam muito dano no oponente e são eficazes em atordoá-lo. Inclusive, podemos usar a força durante as lutas para levantar nossos inimigos do chão, puxá-los para nossa direção ou jogá-los para o ar a fim de dar continuidade ao massacre. Seu Critical Finish atira sua presa para o alto enquanto desfere diversos golpes com o sabre controlado pela força. No final do seu modo história podemos vê-lo estrangular o último chefe do jogo ao passo que domina as espadas Soul Calibur e Soul Edge enquanto parte para levar o terror do Império para um outro nível através da galáxia.



3 - LEGO Star Wars: The Video Game (Multi)

O universo LEGO é famoso por adaptar diversas obras para sua temática. Star Wars não poderia ficar de fora dessa mistura divertida, recebendo diversas adaptações que retratam os filmes e séries lançados até então. Como todo jogo da série LEGO, é possível controlar diversos personagens da franquia. No caso de Vader, ele pode ser desbloqueado durante a campanha e sua habilidade principal permite que ele estrangule seus inimigos com a força. É curioso mencionar que pelo tom infantil do jogo, os oponentes sufocam até explodir em inúmeras pecinhas de LEGO. Uma ótima pedida para apresentar os jovens padawans a esse rico universo.



2 - Star Wars: Battlefront II (Multi)

A Electronic Arts soube resgatar a franquia Battlefront utilizando os recursos da geração atual. A receita estava perfeita para emplacar um jogo memorável com uma campanha excelente e diversos modos multiplayer, se não fosse pela ganância da publicadora com as microtransações. Mesmo tentando amenizar o efeito do dinheiro real no jogo, já era tarde demais, pois o estrago estava feito. Ainda assim, o jogo oferece uma ótima experiência gráfica, trilhas sonoras de primeira e uma jogabilidade bem adaptada. Nos modos multiplayer é possível jogar com os figuras icônicas de toda a franquia, inclusive Darth Vader. O aprendiz de Palpatine pode se movimentar mais rápido com o uso da força, fazer o clássico movimento de atirar o sabre de luz, e ainda sufocar seus inimigos, sendo, disparado, um dos melhores personagens do jogo.



1 - Star Wars: The Force Unleashed (Multi)

Lançado em 2008, Star Wars: The Force Unleashed não é só um excelente jogo da franquia Star Wars, mas também um dos melhores que eu joguei na sétima geração de consoles. O título traz o melhor das características Jedi/Sith muito bem adaptadas para o gênero hack and slash, além de retratar momentos únicos e incríveis onde nem nos filmes poderíamos ver igual. Quem lembra da luta contra a Star Destroyer ou o embate contra Proxy transformado em Darth Maul ao som de Duel of The Fates? Com inúmeras referências, não poderia faltar uma especial para o Sith mais querido – logo na primeira fase, assumimos o controle de Darth Vader na invasão do planeta Kashyyyk na busca dos Jedis remanescentes.

Em um dos momentos mais imponentes retratados nos jogos da franquia, Vader caminha lentamente em meio ao confronto da invasão, sem distinguir aliados de inimigos até o seu objetivo, causando um verdadeiro massacre na fortaleza controlada por Wookies. Dentre o seu leque de habilidades, podemos manipular objetos e seres vivos, atirando-os para longe, lançar o sabre de luz como um bumerangue, desferir um grande pulso destrutivo com a força, dentre outras habilidades. Após essa missão, o Sith assume o papel como um dos últimos chefes do jogo junto do Imperador Palpatine em um incrível duelo final que define o seu lado na moeda da guerra entre o lado bom x lado negro da força.
Star Wars: The Force Unleashed II ficou aquém de seu antecessor, mas ainda é uma opção divertida

Menção honrosa

Alguns títulos ficaram de fora da lista, mas não poderia deixar de citá-los aqui para vocês, seja por sua criatividade ou como uma mera curiosidade.

Kinect Star Wars (Xbox 360)

O mais improvável acaba acontecendo nesse jogo: Darth Vader une sua perícia no sabre de luz e a sensibilidade com a força para dominar… a pista de dança! Exatamente, você não leu errado. A proposta do título adapta a mecânica de Dance Central, um dos primeiros jogos a utilizar a tecnologia do kinect para um jogo de dança com os personagens da série. Haja malemolência para acabar com os rebeldes!

Angry Birds Star Wars (Multi)

Os pássaros revoltados da série Angry Birds entram com tudo no universo Star Wars através desse crossover que transforma os pássaros raivosos em figuras clássicas da Aliança Rebelde e os porcos em membros do Império. O jogo oferece duas campanhas paralelas: uma com os Rebeldes e outra controlando o Império. O porco que representa o Darth Vader é um dos integrantes mais poderosos por conta da habilidade de soltar um grande pulso com a força, capaz de causar grande destruição após arremessá-lo. Ao final da campanha, o jogo ainda retrata a clássica cena entre Luke e seu pai: aqui o pássaro Jedi descobre que por trás da máscara de porco está um velho e ferido pássaro Anakin. Vale a pena conferir, ainda mais por se tratar de um jogo grátis.



E aqui encerramos a nossa lista e que ela sirva de impulso para os que já amam esse universo para aproveitaram o grande momento que o nome Star Wars está vivendo com novos filmes, séries e jogos e, quem sabe uma porta de entrada para novos fãs para essa rica franquia.

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google