Top 10

Dez jogos para curtir em família nas festas de fim ano

Aqui vai uma lista de jogos de vários estilos e dificuldades para você curtir com os familiares.

Com o fim de ano próximo, os preparativos para as festas com presentes, confraternizações e ceias estão a todo vapor. Contudo, para quem curte jogos é também uma boa oportunidade para ter a casa cheia para desfrutar de bons momentos jogando aquelas partidas em grupo. Convidar os primos para uma partida de futebol revivendo boas rivalidades do esporte ou até mesmo disputar uma corrida em uma pista cheia de obstáculos com os personagens do Sonic pode ser muito divertido.




Nesta lista você vai encontrar dez jogos para curtir com sua família durante as festividades enquanto sua casa estiver cheia. Serão jogos de diferentes estilos e graus de dificuldade,
indo desde esportes até jogos retrô que deixaram saudades e que vão agradar os parentes mais nostálgicos.

É importante deixar claro que os jogos serão elencados em ordem alfabética não fazendo alusão à qualidade deles. Como essa lista se refere a jogos para serem desfrutados em um ambiente comum, não será levado em consideração o modo multiplayer online. Além disso, serão evitados jogos com mecânicas muito complexas que podem comprometer a diversão de familiares que não estão acostumados com jogos eletrônicos.
Portanto, vamos à lista sem mais delongas:

1. Broforce (PS4/PC/XBOX ONE/SWITCH)
Gênero: Plataforma/ Tiro
Desafio: Baixo


Lançado em 2015, Broforce é um run and gun independente no melhor estilo Metal Slug da SNK. Ele entra na lista pela sua simplicidade de controles e interação com o cenário, o que faz dele uma boa pedida para jogar com os familiares fãs de jogos arcade. O visual que remete aos fliperamas dos anos 80 é um atrativo à parte. Você pode escolher entre um dos ícones de filmes de ação dos anos 80 e 90: Rambo, Robocop, Exterminador do Futuro e muitos outros.
Aquele seu tio vai curtir pegar uma bazuca e atirar em tudo que estiver pela frente. O modo cooperativo vai fazer com que dois jogadores se divirtam passando fases juntos, o que deixará a jogatina mais empolgante. Mesmo o jogador mais inexperiente vai gostar de encarnar um personagem casca grossa.

2. Death Squared (PS4/XBOX ONE/PC/SWITCH)
Gênero: Quebra-cabeça
Desafio: Alto


Death Squared é um quebra-cabeça que realmente vai dar muita dor de cabeça para os jogadores em modo cooperativo. Seu objetivo é fazer com que o cubo que você controla chegue a outro cubo da mesma cor. Em definição parece simples, contudo o caminho não é tão simples e a interação com o outro jogador será importante para que ambos cheguem às suas cores. O mais importante nesse jogo é a cooperação. Há modos de dois a quatro jogadores, o que deixa o desafio ainda mais intenso.
Com um visual clean e rebuscado, esse jogo parece simples em um primeiro momento, mas não é bem assim, é preciso paciência para superar os desafios.

3. Fifa 20 (PS4/XBOX ONE/PC)
Gênero: Futebol
Desafio: Médio


O clássico jogo de futebol anual da EA Sports está de volta em uma edição trazendo atualizações em jogabilidade e nas escalações dos times. Os fãs da série já estão acostumados com as mudanças anuais do jogo que fazem com que Fifa ainda seja relevante. Portanto, esse talvez seja o jogo que mais vá chamar a atenção dos parentes por envolver o esporte mais popular do país. Com controles simples para disputas rápidas, Fifa pode ter os times customizados, possibilitando a escolha entre seleções e times dos principais campeonatos do mundo.
Podem ser escolhidos vários modos de jogo, o que deixa mais interessante para cada perfil de público. Os jogadores podem disputar uma partida clássica, controle de tempo, bola surpresa e muitas outras. Só o fato de escolher o modo de jogo já é uma diversão à parte.


4. Just Dance 2020 (PS4/XBOX ONE/SWITCH)
Gênero: Dança
Desafio: Baixo


O décimo jogo da série traz novamente os elementos que fizeram sucesso na franquia. A jogabilidade permaneceu a mesma: o jogador deve copiar os movimentos do treinador e receber uma nota conforme sua performance durante a dança. Just Dance possibilita que mais de um jogador, ou dançarino, jogue por vez, o que faz da partida mais divertida e interativa. Vários sucessos estão disponíveis para serem curtidos pela galera, com músicas de Ariana Grande, DJ Snake, Lexa, entre outros. Por ser um jogo musical, Just Dance servirá até de trilha sonora da festa, deixando o ambiente bem animado e em alto astral. É preciso um espaço considerável na sala para que mais pessoas possam jogar.


5. Plants VS. Zombies Garden Warfare 2 (PS4/XBOX ONE)
Gênero: Tiro em Terceira Pessoa
Desafio: Médio

Plants VS. Zombies Garden Warfare 2 é um jogo de tiro em que você controla uma planta para matar zumbis. No melhor estilo Gears Of War, dois jogadores dividem a tela horizontalmente para enfrentar uma invasão zumbi. Diferentemente de jogos mais sérios, em Plants VS. Zombies é possível utilizar armas mais fantásticas e colaborar com seu companheiro. Os cenários mais cartunescos deixam o jogo mais leve para aqueles que não estão acostumados com jogos de tiro. Os jogadores podem coletar itens no cenário e impedir que as hordas de zumbis se espalhem. Nesse caso, é ideal que o seu público esteja
um pouco mais acostumado com videogames, porém não é um jogo de dificuldade extrema.

6. Rocket League (PS4/XBOX ONE/PC/SWITCH)
Gênero: Futebol/Corrida (Caos)
Desafio: Baixo

Esse é um jogo de difícil classificação por misturar carros e futebol, junção que parece bem esquisita em um primeiro momento. Cada jogador controla um carro que deve empurrar uma bola gigante para o gol do adversário. Os comandos dos carros são bem simples: acelerar, frear e dar ré. Porém não fica por aí, e a partida se passa em um campo com obstáculos, rampas e itens que podem ser coletados. Seu adversário pode atirar bombas em você para dificultar sua vida para marcar os gols. As crianças e os adultos
poderão jogar juntos, uma vez que a dificuldade com os controles é baixa. Nesse caso, será um jogo de competição e não de cooperação, portanto é recomendado para um grupo que tenha espírito esportivo.


7. Sonic Team Racing (PS4/XBOX ONE/PC/SWITCH)
Gênero: Corrida /Kart Racing
Desafio: Médio

O mais recente jogo de corrida do Sonic traz de volta os personagens da franquia com seus carros turbinados, pistas temáticas e muita diversão com controles simples. Esse jogo é adequado a qualquer público por sua simplicidade e visual atraente. Em Sonic Team Racing, os jogadores podem montar equipes, como acontecia com Sonic Heroes (Multi), para disputar as corridas. Como todo bom jogo de kart, há obstáculos pela pista e os jogadores podem lançar objetos contras os adversários, o que faz da partida ainda mais empolgante. O que mais chama atenção na verdade é a possibilidade de quatro jogadores competirem na mesma tela ao mesmo tempo. Esse é o jogo perfeito para entreter a garotada enquanto esperam pela ceia.

8. Street Fighter V (PS4/PC)
Gênero: Luta
Desafio: Baixo

Street Fighter V é mais nova versão do clássico dos fliperamas dos anos 90. É possível escolher entre os lutadores conhecidos Ken, Ryu e Guile, e também conhecer novos personagens, como a brasileira Laura. Os controles foram modificados para essa versão, deixando mais fácil realizar os movimentos especiais, o que agradará os jogadores mais inexperientes. Com um visual que salta aos olhos, SFV vai trazer disputas rápidas e simples. É possível organizar até um campeonato entre a família para curtir madrugada adentro. Adultos de meia idade e os mais jovens podem aprender juntos a executar os combos.


9.Super Bomberman R (PS4/XBOX ONE/PC/SWITCH)
Gênero: Puzzle
Desafio: Médio

Bomberman é um quebra-cabeças em que você controla um personagem que deixa bombas pelo caminho em um labirinto com monstros que querem acabar com sua vida. A experiência de uma partida em grupo é bacana, pois nesse jogo é preciso tática e velocidade. Destinado a um grupo mais paciente e calculista, Bomberman é um bom momento para ensinar os mais novos a montar estratégias. Porém, isso não quer dizer que o jogo seja frio e calculista como uma partida de xadrez, pois o visual e a trilha sonora vão deixar o público com os olhos colados na tela.


10. The Escapists 2 (PS4/XBOX ONE/PC/SWITCH)
Gênero: Estratégia
Desafio: Alto

The Escapist é um jogo de estratégia em que o principal objetivo é fugir de uma prisão, uma boa pedida para os fãs da série Prison Break. Apesar do visual 16 bits, esse é um jogo com uma temática mais adulta. Esse talvez seja o jogo mais difícil dessa lista, portanto é bom conhecer bem o seu público para que ninguém saia frustrado. Contudo, as tentativas
fracassadas de fuga são de tirar o fôlego, o que deixará os jogadores mais hardcore empolgados. É um bom jogo para fechar a noite de festividades com os últimos pratos e drinks sendo servidos.

Não importa qual jogo você escolherá para curtir em família, o importante é se divertir em grupo. Essas são apenas sugestões, há uma vasta lista de jogos que podem ajudar a quebrar o gelo das festas de fim de ano. Chame seus convidados, monte seu cardápio e curta seus jogos favoritos!

Revisão: Farley Santos


Jornalista amante de games campanha com uma boa história e saudosista dos 16bits (especialmente da Sega). Curte uma jogatina degustando um bom achocolatado!
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google