Jogamos

Análise: Sniper Ghost Warrior Contracts (Multi) é um bom passatempo para quem deseja ser um atirador de elite

Título da CI Games oferece bom fator replay e áreas abertas para diferentes abordagens na hora de buscar concluir um objetivo.


Sniper Ghost Warrior Contracts (Multi) é o quarto título da franquia. É um jogo que oferece uma experiência interessante para quem gosta de ser um atirador de elite virtual, mas peca em seus visuais e bugs que podem prejudicar a jogatina.


Olá, Caçador

A premissa de Sniper Ghost Warrior Contracts é bem simples: o jogador assume o papel de um mercenário que passa a ser chamado de Caçador por seu contratante. Seu objetivo é eliminar alvos de alto valor que possuem forte influência dentro de uma Sibéria que se separou da Rússia e busca sua própria independência por meio de atos de ataque e sabotagem contra outros países. A bem da verdade, tudo não passa de pano de fundo para dar ao jogador uma oportunidade de ser um atirador de elite.

Quando o assunto é jogabilidade, Sniper Ghost Warrior Contracts foca completamente em uma experiência furtiva e tiros à longa distância. Como um atirador de elite profissional, o jogador deve buscar analisar o cenário, rastrear inimigos e identificar as melhores posições para conseguir dar tiros certeiros. Como auxílio nos momentos de exploração, identificação de alvos e análise de ambiente, o jogador tem à sua disposição uma máscara de alta tecnologia capaz de registrar alvos e até mesmo indicar caminhos a serem seguidos, o que permite que o jogador escale, se pendure e alcance pontos de vantagem aqui e acolá.

Para tornar a experiência mais realista, SGWC conta com mecânicas como velocidade de projétil e alteração de percurso de acordo com a velocidade e direção do vento. Realizar os cálculos necessários, ajustar a mira e acertar um tiro na cabeça de um inimigo há 300 ou 400 metros de distância é bastante satisfatório e traz uma sensação de “poder” e eficiência diferenciadas.



Além de oferecer com diversos rifles de precisão à sua disposição, cada um com características próprias, o jogador também pode escolher entre diversos tipos de munição, como balas que não alteram percurso por conta de vendo e distância, projéteis explosivos ou de rastreamento e até mesmo munição distuprora de equipamentos eletrônicos. Essa variedade de opções amplia o leque de estratégias disponíveis e as abordagens que podem ser adotadas para cumprir cada objetivo.

Ainda que o título da CI Games priorize furtividade e combates à longa distância, é preciso estar preparado para situações de sobrevivência e emergência. Para tal, o jogador pode optar entre vários rifles de assalto e pistolas, que servirão de último recurso em caso de emboscadas ou de embate direto contra inimigos. Entretanto, é nítido que o título é voltado para uma abordagem muito mais realista do que o “ideal” para meus gostos pessoais, visto que, para ter eficiência com rifles de assalto, é preciso lidar com manejo estranho da arma assim como baixa precisão, alta taxa de recuo e difícil controle dos disparos.

Adquirindo melhorias entre um contrato e outro

Os contratos (ou fases) disponíveis oferecem diferentes objetivos dentro de uma área semi-aberta. O jogador pode optar por abordar os objetivos na ordem que bem entender, o que confere certa liberdade nas abordagens. Cada objetivo oferece uma recompensa em créditos. Juntamente dos objetivos de missão, desafios de habilidade estão disponíveis, como eliminar X número de inimigos à certa distância ou concluir todos os objetivos de forma furtiva. Estes desafios concedem fichas especiais quando são completados.

Para desbloquear novas armas, equipamentos como granadas, minas e torretas automáticas, e comprar melhorias, é preciso gastar créditos e fichas especiais. Embora tenha diferentes “moedas” no jogo, é uma forma interessante de dar motivos ao jogador para que ele explore o mapa, busque colecionáveis e tenha recompensas verdadeiras ao concluir os desafios não-obrigatórios.

É possível adquirir novas melhorias e habilidades para a máscara tecnológica do Caçador, suas vestimentas e equipamentos auxiliares. Novidades como visão de calor, rastreamento de inimigos há certa distância, proteção contra quedas e maior eficiência de regeneração de saúde são apenas algumas das opções disponíveis. Tais melhorias são sentidas de forma bastante ativa durante a jogabilidade, e nenhuma opção se torna algo puramente cosmético ou desnecessário.


Um jogo bonito para os padrões de 2013

No que concerne os aspectos visuais, Sniper Ghost Warrior Contracts deixa muito a desejar em vários quesitos. Embora seja um título relativamente bem detalhado e com diversos elementos em tela compondo os cenários, o título peca ao oferecer texturas de baixa resolução em praticamente todos os seus elementos. Se aproximar de um inimigo é perceber vestimentas embaçadas, por exemplo, sinal clara de baixa resolução. Não obstante, a resolução geral de imagem parece estar rodando abaixo do Full HD. Pessoalmente, a impressão que tive foi de estar enxergando a imagem através de um óculos levemente sujo e borrado. Não condiz com o que eu espero de títulos rodando na geração atual de consoles, especialmente em 2019 e em consoles de forte poderio como o Xbox One X e o PS4 Pro.



O título da CI Games roda com taxa de quadros por segundo liberada, almejando 60 frames durante a jogabilidade. Entretanto, o título parece mal otimizado, o que faz com que o jogo flutue constantemente entre 30 e 60 quadros. Essa oscilação brusca pode ser uma distração para quem tem os olhos mais sensíveis a essas mudanças, e seria útil a presença de uma opção de travar a taxa de quadros por segundo.

Para completar o pacote, o título vem acompanhado de bugs que podem atrapalhar a jogatina, como inimigos que caem dentro de águas congelantes e profundas mas continuam vivos e capazes de ver o jogador e a marcação de inimigos que some logo após ativar a habilidade especial da máscara tecnológica ou usar aproximação por zoom.

Sniper Ghost Warrior Contracts (Multi) é um título que possui uma fórmula interessante através de seus embates a longa distância e furtividade. A quantidade de armamentos e equipamentos disponíveis é muito boa, bem como a integração de um aspecto leve da narrativa (a máscara) como justificativa para a existência de certas mecânicas na jogabilidade. Possui um bom fator replay ao oferecer desafios diversos e colecionáveis pelas fases abertas. Peca em combates tradicionais à curta distância, no aspecto técnico e com a presença de bugs mas, para quem gosta de ser um atirador de elite, pode ser um bom passatempo.

Prós

  • Fases abertas e não-lineares, como diversas abordagens disponíveis para cada objetivo;
  • Variedade de tipos de projéteis, armas, equipamentos e habilidades tecnológicas;
  • Fator replay decente graças aos desafios e colecionáveis de cada fase.

Contras

  • Combates à curta e média distância não são tão divertidos e eficientes;
  • Qualidade visual aquém do que se espera para um título de 2019;
  • Oscilações e quedas frequentes na taxa de quadros por segundo.
Sniper Ghost Warrior Contracts — PS4/XBO/PC — Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: Xbox One
Análise produzida com cópia digital gentilmente cedida pela CI Games

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google