Jogamos

Análise: AVICII Invector (Multi) celebra o legado de um dos maiores DJs dos últimos tempos

O jogo rítmico traz alguns sucessos da carreira de AVICII, que faleceu em 2018.

Tim Bergling, mais conhecido como AVICII, foi um DJ e produtor musical sueco que transformou o cenário da música eletrônica na última década. O artista emplacou grandes hits como Wake Me Up, Without You, Hey Brother e Levels. Infelizmente, AVICII veio a falecer em abril de 2018 aos 28 anos. Detalhes de sua morte não foram oficializados, mas há indícios de que o DJ cometeu suicídio.

Em 2015 o artista fez uma parceria com a Wired Productions e a Hello There Games para produzir um jogo rítmico que contaria com músicas de sua carreira. Após o falecimento de AVICII, seu pai tratou de finalizar a produção do game, que foi lançado em dezembro de 2019. Parte dos lucros das vendas será doada à Tim Bergling Foundation, uma fundação criada pela família do DJ e focada na saúde mental de jovens.

Confira nossa análise do game, que chega para suprir a falta de grandes jogos rítmicos nesta geração de consoles.

A fórmula de "Guitar Hero" com música eletrônica

Em AVICII Invector, o jogador terá à disposição 25 músicas da carreira do artista, divididas em seis ambientes pelo espaço. A jogabilidade é bastante simples, bastam pouquíssimas músicas para pegar o jeito e começar a ir no modo automático.


O jogador controla uma nave que passa por uma pista, onde aparecem os botões que devem ser apertados no ritmo e batida das músicas de AVICII. São utilizados os botões de ação (X, quadrado, círculo, triângulo e L1), os botões direcionais para mudar de direção na pista e o R2 para ativar um turbo que dobra a pontuação enquanto durar. Em certos momentos durante as performances, a nave passa para voo livre, tendo que atravessar anéis para aumentar sua pontuação, além de desviar de obstáculos para não reiniciar seu contador de notas.



O jogo conta com três níveis de dificuldade e é bastante desafiador, até mesmo no nível mais fácil. Conforme a dificuldade aumenta,  são adicionados mais botões, que aparecem em novos ângulos da pista, tornando o game uma ótima pedida para fãs de jogos musicais, como Guitar Hero e Rock Band, e jogadores que adoram um bom desafio.

Muita cor e belos visuais

O título traz um visual bastante colorido, com cenários deslumbrantes e muita cor surgindo por reação aos acertos das notas. A tela durante as músicas é bem limpa de informações, dando destaque aos belos gráficos e shows de luzes que acontecem durante as performances. O jogo também conta com modo multiplayer local de até quatro jogadores.



Um modo história está presente, mas seu desenvolvimento não é nem um pouco profundo e passa longe de ser relevante, com cutscenes aparecendo após algumas músicas serem finalizadas pela primeira vez. A protagonista é a piloto da nave que controlamos, que associa o veículo e alguns acontecimentos superficiais na história com momentos da sua vida. Pelo menos as legendas e textos dos menus estão em português.

Detalhes que ficaram de fora

Algumas coisas que faltam, comuns em jogos do gênero, impedem que o título seja praticamente perfeito. O game poderia contar com uma criação de playlist, para que o jogador pudesse criar a ordem em que gostaria de jogar as músicas. Ao invés disso, voltamos à tela de seleção ao final de cada música, apesar dos loadings rápidos.

Como o jogo é focado no legado de AVICII, as 25 músicas presentes podem tornar-se um pouco repetitivas após algumas horas, sendo um game que você acabe jogando só de vez em quando. Outros jogos musicais focados em artistas ou bandas, como as versões de Aerosmith, Metallica e Van Halen da franquia Guitar Hero, possuem músicas de bandas que fizeram parte da história desses artistas, o que seria uma ótima ideia para uma atualização futura.


Outra coisa que incomodou um pouco é que não há a possibilidade de falhar durante a música. Para liberar a próxima área, é preciso fazer uma pontuação mínima de 75% em todas as músicas na área atual. De qualquer forma você chegará ao final da música, mesmo não alcançando a pontuação, e consegue acompanhar sua porcentagem de acertos, que começa em 100% e diminui conforme sua quantidade de erros. 

Vale a pena jogar AVICII Invector

AVICII Invector é uma bela homenagem póstuma a um dos maiores produtores de música eletrônica da última década. O jogo não se destina apenas aos fãs do AVICII, que irão se emocionar e relembrar o legado do artista, mas também aos apreciadores de jogos rítmicos, que apreciarão o desafiador título que preenche um pouco a lacuna do gênero que existe nessa geração.

Algumas funções comuns nesse estilo de jogo estão ausentes e ele pode tornar-se repetitivo após um tempo, mas nada que algumas atualizações não resolvam.



Prós

  • Dificuldade desafiadora e viciante;
  • Jogabilidade simples;
  • Belos visuais e ambientação;
  • Parte do lucro destinado à causas de saúde mental de jovens.

Contras

  • "Modo História" é só um enfeite;
  • Falta de um modo playlist;
  • Pode tornar-se repetitivo após algumas horas.


AVICII Invector — PC/PS4/XBO — Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: PS4


Análise publicada com cópia digital cedida pela Wired Productions

Revisão: Davi Sousa

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google