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Gírias de League of Legends (PC): um dicionário rápido para iníciantes (parte 1)

Um guia do dialeto dos jogadores de League of Legends para quem quer começar a se aventurar em Summoner's Rift.


Aprender a jogar um jogo novo pode ser um pouco complicado às vezes, agora imagine um título que também tem uma linguagem própria, como League of Legends. Para quem quer começar a jogar o famoso lolzinho, pode ser assustador encontrar smurfs falando palavras estranhas. Então, para não ficar perdido nos campos da justiça, aqui está um dicionário com os termos mais importantes para você não ser o noob que quando pedem pra miar, faz miau no chat.


Por onde começar

Antes de aprender o dialeto, a primeira coisa que você tem que saber é o básico do jogo, que são as posições. Elas determinam onde você vai começar na partida e  ao todo são cinco: Top laner, Jungler, Mid Laner, ADC e Suporte.

Top Laner é o jogador que vai jogar na rota superior, normalmente sozinho em sua lane. Por ser uma rota mais alongada e em curva, não ocorrem tantos embates diretos. Mid Laner é o jogador que irá para rota do meio, também sozinho, porém em uma rota mais curta, por isso é onde certamente vai ter mais combates 1 contra 1. Na rota inferior é onde vão Suporte e ADC (AD Carry), é a única rota onde vão 2 pessoas. Pelo fato do ADC ser, normalmente, um campeão mais frágil que necessita de um aliado lhe dando o suporte, ele não pode ficar sozinho na rota. O Jungler não vai para as rotas mas sim para a selva, lá é onde ele vai conseguir experiência e ouro para comprar seus itens.
O mapa e suas rotas.

Independente da rota que você escolher, é importante farmar, ou seja, adquirir recursos para ficar mais forte. O farm só vai para o jogador que acertar o último dano nos minions, que são os personagens menores que aparecem em cada rota em levas — eles dão ao jogador a experiência e ouro necessários para crescer na partida.
Passa esse ouro pra cá
Como o Jungler não vai para rotas, ele adquire ouro e experiência de outra forma. Ele ganha ouro abatendo os animais na selva. Ao todo são 10 campos diferentes na selva: Trevoguari (Lobos), Grompe  (Sapo), Acuâmina (Galinhas), Krugues ( Pedras), Aronguejo, Rubivira (Red), Azuporã (Blue), Arauto, Dragão e Barão.
Alô Ibama, corre aqui.

Conversando em Lolês

Agora que o básico foi estabelecido, vamos ao que interessa. Quais as gírias que são faladas em Summoner’s Rift que eu preciso saber para arrasar no joguinho?

  • AA - Auto-ataque, é o ataque básico do seu personagem, que geralmente escala com dano de ataque.
  • ACE - Quando uma equipe elimina todos os seus adversários rapidamente.
  • AD - É o atributo que melhora a eficácia das habilidades físicas, em especial o dano causado. Mais conhecido em Inglês como "attack damage"; em Português "Dano de Ataque" e "DdA".
  • ADC - Subclasse de Campeões que atacam a distância e são focados em causar dano ao longo do tempo.
  • AP - O atributo que melhora a eficácia das habilidades mágicas, em especial o dano causado. Mais conhecido em inglês como "ability power"; em Português "Poder de Habilidade" e sua sigla "PdH".
  • Armadura - tributo que determina a redução de dano que um Campeão recebe de dano de ataque e habilidades físicas.
  • Armor Pen - Atributo que determina o quanto do seu dano ignora a armadura de um oponente.
  • AS - Atributo que determina o quão rápido seu Campeão executa ataques básicos. Mais conhecido em Inglês como "Attack Speed".
  • Atordoar - Mais conhecido em Inglês como "stun". Um efeito negativo que impede qualquer ação por um Campeão (exceto feitiços de Invocador).

B

  •  B - Abreviação do Inglês "back"; em Português "voltar". É usado para avisar jogadores para recuar ou voltar para a base. Referência ao botão usado para a função Retorno.
  • Blind - Efeito negativo que faz com que o alvo não acerte nenhum Auto-ataque no inimigo.
  • Build - É o conjunto de itens que será comprado e utilizado pelo Campeão, podendo ter foco em atributos específicos.
  • Bush - São os pedaços de vegetação em Summoner's Rift que deixam seu Campeão oculto a inimigos que estiverem fora deles.

C

  • Campeão - Os personagens que você controla durante as partidas de League of Legends. 
  • CC - Habilidades e efeitos que interferem nas ações de outros Campeões, como atordoamento, fear, enraizar e blind. Do inglês "crowd control" e sua sigla "CC"; em Português "controle de grupo".
  • CD - É o tempo que leva até uma habilidade estar disponível novamente após seu uso. Mais conhecido em Inglês como "cooldown"; em Português "Tempo de Recarga".
  • CDR - Quando o Tempo de Recarga de uma habilidade é reduzido, seja por um item, buff, aura ou outra habilidade. Mais conhecido em Inglês como "cooldown reduction"; em Português "Redução de Tempo de Recarga".
  • Crítico - É um ataque básico que causa um dano consideravelmente maior que o normal. O atributo Chance de Acerto Crítico, como o próprio nome indica, é um percentual de chance de causar acerto crítico. Já o atributo dano crítico amplifica o dano causado por esses ataques. Além disso, alguns campeões possuem algumas habilidades que causam dano crítico.
  • CS - Sigla em Inglês para "Creep Score". Significa a quantidade de minions que você abateu.

D

  •  DC - Desconectar-se de uma partida, voluntariamente ou não. Comumente abreviado do Inglês "disconnected".
  • Debuff - Efeito negativo que diminui, normalmente em caráter temporário, um ou mais atributos de uma unidade ou Campeão.
  • DPS - Uma métrica para calcular a quantidade de dano que um Campeão pode causar em um segundo. Também se refere a personagens cuja função é causar dano (diferente dos suportes e tanques).
  • Dragão - Um dos monstros épicos de Summoner's Rift. Derrotá-lo dará bônus permanentes para o seu time e um bônus muito poderoso na quarta vez que um time o derrotar. 
  • Duo - Quando duas pessoas combinam de jogar uma partida juntas.

 E

  • EA - Essência Azul, é a moeda virtual do jogo, elas podem ser usadas para adquirir Campeões.
  • Enraizar - Um Efeito Negativo que impede a movimentação de um Campeão, mas que ainda permite que ataque e use habilidades, com exceção das de deslocamento.
  • Ez - Forma de abreviar o nome do campeão Ezreal.
"Para salvar os videogames ele tem que se tornar um, estrelando Ezreal em VIDEOGAMES."

F

  •  Farm - Atividade que envolve obter grandes quantidades de ouro para o jogador. A melhor maneira de realizar isso é acertando o último golpe em minions e abatendo Campeões inimigos. 
  • FB - É o nome dado para o primeiro abate de uma partida, do inglês “first blood”. Esse abate rende Ouro extra.
  • Fear - Efeito negativo que faz com que o alvo fuja da origem do CC com velocidade reduzida.
  • Feed - Quando um jogador é abatido constantemente, assim "alimentando" e dando ouro à equipe inimiga.
  • Feitiço de invocador - São habilidades únicas que você escolheu antes da partida começar. Você pode escolher dois feitiços por partida.
  • FF - Do inglês "Forfeit". Sinônimo de Rendição ou Surrender. Votação para conceder a vitória ao time inimigo.
  • Fog - Área escura do mapa em que seu time não possui visão

G

  • Gank - Significa preparar um "ataque surpresa" para um ou mais oponentes. Também pode ser usado como verbo e adjetivo.
  • GG - Sigla do Inglês "good game", em Português "bom jogo". É comumente utilizado pelas abreviações GG, GG WP ("Good Game, Well Played" ou "Bom Jogo, Bem Jogado") para elogiar uma partida.

    GG também pode ser usado de forma negativa, sendo associado à sigla IZI (variação para easy; fácil) para desdenhar do desempenho do outro time. Seu uso não é aconselhado, uma vez que se classifica como Atitude Negativa. Se reportado ao final da partida, o jogador é investigado e pode receber medidas de reforma, como restrições de chat e suspensão do jogo.
  • GP - Forma de abreviar o nome do campeão Gangplank.

 H

  • Heal - Recuperar Vida, seja por um Feitiço de Invocador, habilidade de Campeão ou voltando à base para recuperar Vida e Mana.
  • Hook/Grab - Habilidades que têm como efeito trazer o campeão inimigo até você.
A habilidade sentença do campeão Thresh é um exemplo de hook.

J

  •  J4 - Forma de abreviar o nome do campeão Jarvan IV.
  • JG - Refere-se às regiões entre as rotas, incluindo o rio, que são habitadas pelos monstros neutros. Também pode ser usado como termo para definição da função de Jungler.

L

  • LB - Forma de abreviar o nome da campeã LeBlanc.

M

  •  MF - Forma de abreviar o nome da campeã Miss Fortune.
  • Minions - Unidades controladas pelo computador que nascem no Nexus e caminham em direção à base inimiga, atacando oponentes e estruturas no caminho.
  • Move Speed - Atributo que determina o quão rapidamente um Campeão se desloca pelo mapa. 
  • MR - Atributo que determina a redução de dano que um Campeão recebe de habilidades mágicas.

N

  • Nerf - Ato de diminuir o poder de um Campeão ou item em uma atualização para tentar manter o jogo balanceado.

O

  • OP - Do inglês “overpower”, significa que algo está forte demais, além do necessário.

P

  • Passiva - Habilidade que não precisa ser ativada para ter seu efeito. Esse tipo de habilidade funciona automaticamente.
  • Peel - Proteger um aliado no intuito de criar espaço para que ele possa causar dano de maneira segura.
  • Pentakill - Quando uma equipe inteira é eliminada por um jogador rapidamente.
  • Pot - Abreviação do Inglês para "potion"; em Português "poção". Usado para poções, elixires e afins.

R

  • Range - Alcance do ataque ou habilidade em questão.
  • Rendição - Quando uma equipe, por meio de uma votação, desiste da partida e aceita a derrota.
  • RP - Pontos usados para, entre outras coisas, comprar skins. Esses pontos precisam ser comprados na Loja de League of Legends.
  • Runas - Árvore de habilidades que o jogador deve escolher no começo do jogo, elas adicionam efeitos e atributos ao campeão. 
    Como escolher a melhor com tantas opções?

S

  • Silence - Um efeito negativo que impede temporariamente o uso de habilidades por um Campeão.
  • Skillshot - Uma habilidade que lança um projétil do qual é possível esquivar. 
  • Slow - Efeito negativo que reduz de velocidade de movimento do alvo.

T

  • T1 - Torre em lane mais distante de seu nexus.
  • T2 - Torre em lane intermediária ao nexus.
  • T3 - Torre em lane mais proxima do nexus.
  • Tank - Campeões com muitos pontos de vida e, provavelmente, armadura ou resistência mágica. Sua função é atrair o dano para si durante batalhas, dando oportunidade para o seu time causar ainda mais dano. Também pode ser usado como verbo para quem desempenha esta função.
  • TF - Lutas 5v5 entre as duas equipes. Também pode ser uma forma de abreviar o nome do campeão Twisted Fate.
  • TK - Forma de abreviar o nome do campeão Tahm Kench.
  • TP - Feitiço de Invocador que te teleporta para um unidade aliada não-Campeã (sentinelas, tropas ou torres).

U

  • Ult - Habilidade máxima de um Campeão, normalmente disponível somente após o nível 6 e configurada na tecla R por padrão. Também pode ser usada como verbo.

W

  • Wave - É o conjunto de 6 a 7 tropas que nascem da sua base a cada 30 segundos, aproximadamente. 
  • Ward - É um elemento usado para garantir visão em determinada parte do mapa. Também pode ser usado como verbo.
  • WW - Forma de abreviar o nome do campeão Warwick.
Revisão: Farley Santos

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Jojotard assumido, verdadeira identidade de Jarro Plumaluz, inventor hextech, keyblade master, pirata do bando do chapéu de palha e homunculo da inveja.
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