Dicas e Truques

The Last of Us: Remasterizado (PS4) - Guia de troféus

Uma matéria completa para conseguir todas as conquistas desse excelente game.

Disponível gratuitamente para membros da PS Plus no mês de outubro de 2019, The Last of US: Remasterizado (PS4) é uma versão melhorada do (hoje) clássico game da Naughty Dog lançado para PS3. E que tal, além de curtir essa incrível aventura, adquirir todos os troféus disponíveis no título? Neste Dicas e Truques, vamos apresentar um guia para te ajudar a conseguir todas essas conquistas. Pegue as suas garrafas d'água, monte alguns molotovs e recarregue a sua espingarda, porque vamos começar!

Dados gerais

  • Dificuldade: 6/10
  • Tempo médio para obter todos os troféus: 40-60 horas
  • Total de Troféus: 24, mais 26 de DLCs
  • Número de Troféus perdíveis: 07, mais 03 de DLCs
  • Troféus com possíveis bugs/glitches: 04 (relativos a colecionáveis)

Considerações sobre a relação troféus/nível de dificuldade

Para quem nunca jogou o game, The Last of Us: Remasterizado é um game com foco no modo campanha. Logo, a maioria dos troféus é obtida ao longo desse modo. É importante frisar que o título exige bastante dos jogadores, sobretudo nos níveis de dificuldade mais elevados. Logo, as conquistas relacionadas a esses níveis podem ser algumas das mais complicadas (e demoradas) de serem obtidas.

Outro ponto importante é que o game precisa ser jogado de forma completa pelo menos duas vezes. Isso porque, além dos troféus relativos ao modo campanha, também temos troféus para o Novo Jogo +. Uma dica interessante é completar o modo história pela primeira vez na dificuldade Fácil, e depois iniciar um Fácil +. Após o prólogo (até a cena “20 anos depois”), retorne para o menu principal e escolha a dificuldade Sobrevivente +.

Assim, ao completarmos a campanha no Sobrevivente +, todos os troféus relativos ao nível de dificuldade serão obtidos automaticamente (completar o jogo em um nível também libera os troféus dos níveis mais fáceis que ele). Caso você já queira adiantar as conquistas do DLC Modo Punitivo, basta selecioná-lo, lembrando que elas não são necessárias para platinar o game (mais sobre isso ao final da matéria).

Boa parte do tempo e dificuldade para obter as conquistas decorre da habilidade do jogador, então vá com calma e procure jogar de forma inteligente. Existem diversos vídeos na internet detalhando as melhores estratégias para cada seção do game, embora o que conte aqui é a habilidade do próprio jogador. Pocure obter o máximo de upgrades e habilidades possíveis na primeira campanha, o que facilita (um pouco) a campanha +.

Conquistas obtidas no modo história

Primeiro, vamos listar os troféus relativos ao nível de dificuldade do modo campanha.
Não importa como - Fácil (bronze)
Terminar o jogo no modo Fácil.
Não importa como - Normal (prata)
Terminar o jogo no modo Normal.
Não importa como - Difícil (prata)
Terminar o jogo no modo Difícil.
Não importa como - Sobrevivente (ouro)
Terminar o jogo no modo Sobrevivente.
The Last of Us - Fácil+ (prata)
Terminar o jogo no modo Fácil+.
 The Last of Us - Normal+ (prata)
Terminar o jogo no modo Normal+.
 The Last of Us - Difícil+ (prata)
Terminar o jogo no modo Difícil+.
 The Last of Us - Sobrevivente+ (ouro)
Terminar o jogo no modo Sobrevivente+. 

Depois dos níveis de dificuldade, a maioria dos troféus se refere aos colecionáveis obtidos na campanha. Embora eles sejam tecnicamente perdíveis, podemos reprisar os capítulos já jogados anteriormente para fazer as coletas. Na opção Extras, temos um registro detalhado desse progresso.

Como o jogo não faz um registro detalhado de cada um desses itens durante a fase, vale a pena anotar quantos existem e quais já foram coletados. E lembre-se que, ao morrer, todos os itens obtidos antes de um checkpoint devem ser obtidos novamente.
Procure a luz (prata)
Encontre todos os pingentes Vaga-lume.

Este vídeo da Square One Games tem uma detalhada descrição de todos os 30 pingentes ao longo do jogo.
Resistir e sobreviver (bronze)
Colete todos os gibis.
Este vídeo do site IGN detalha a localização das 14 revistas em quadrinhos ao longo do game.
Estava tudo bem ali (prata)
Encontre todos os artefatos.

São 85 artefatos diferentes para serem encontrados. Eles consistem em vários tipos de objetos diferentes, desde brinquedos até pôsteres. Este vídeo da Square One Games traz uma detalhada descrição dos locais dos artefatos.

Peguei tudo (bronze)
Encontre todos os manuais de treinamento.

São 12 manuais de treinamento ao longo do game. Eles garantem melhorias para os itens que Joel pode utilizar no jogo, como aumento da resistência da facas e bombas com maior raio de explosão. Este vídeo do usuário【XCV//】detalha a localização de cada um deles.


Explorador (ouro)
Todos os colecionáveis encontrados.

Este troféu só é obtido se todos os 141 colecionáveis forem obtidos. Lembre-se de verificar cada um deles no seu inventário para que a conquista seja liberada. Este longo vídeo do usuário BushidoCypher contém a localização de todos os itens, assim como de alguns outros troféus que veremos mais adiante (conversas, portas, piadas, etc).


Por fim, depois dos troféus relativos a dificuldade e colecionáveis, temos as seguintes conquistas.
Vamos nos equipar (bronze)
Monte todos os itens.

Esse troféu exige que montemos, ao menos uma vez, cada um dos seguintes itens: faca (shiv), kit médico, coquetel molotov, bomba (de estilhaços), bomba de fumaça e melhoria de equipamento (quando melhoramos um bastão, cano ou pedaço de madeira, deixando-o mais resistente e mais poderoso).
Mestre da abertura (bronze)
Desbloqueie todas as portas usando facas.

São 13 portas que, ao longo da campanha, só podem ser abertas com facas. Logo, economize-as para sempre ter uma disponível quando for necessário. O vídeo a seguir da PowerPyx detalha a localização das portas.

Tudo que passamos juntos (prata)
Melhore totalmente Joel com suplementos.

Ao longo do jogo, encontramos itens, como flores e frascos de medicamento, que podem ser usados em Joel para que ele possa obter novas habilidades. Elas incluem mais vida, maior velocidade de cura e montagem de itens, entre outras. Essa conquista será provavelmente obtida na campanha +, dada a escassez de suplementos na primeira campanha (são necessários 750 pontos de suplementos).

Somente para emergências (ouro)
Melhore totalmente todas as armas.

As armas podem ser melhoras em bancadas de trabalho, encontradas ao longo do jogo. Para isso, basta escolher o equipamento e ter as peças necessárias, sendo que elas estão espalhadas pelos cenários. Essa conquista será provavelmente obtida na campanha +, dada a escassez de partes para melhorar as armas (são 2.510 requeridas no total). Além das partes necessárias, cinco kits the ferramentas devem ser coletados para que todas as melhorias possam ser aplicadas (vídeo da PS4Trophies abaixo).


Quero falar sobre isso (prata)
Inicie todas as conversas opcionais.

São 37 conversas/interações ao longo do jogo. Elas surgem em momentos de calmaria, como quando descobrimos novos locais ou temos algum fato importante. Para iniciá-las, basta apertar triângulo quando a opção surgir perto de personagens ou itens específicos. Lembre-se de sempre escutar tudo até o fim. Este vídeo da PowerPyx detalha os momentos onde podemos começar as conversas.


É só isso que eu tenho (ouro)
Sobreviva a todas as piadas da Ellie.

São 5 piadas ao longo do jogo. O procedimento e as considerações são semelhantes as do troféu anterior das conversas.
Este vídeo da PowerPyx detalha os momentos onde podemos ouvir (sobreviver) as piadas.

Conquistas obtidas no modo Facções

Agora vamos as últimas conquistas, obtidas fora da campanha. Para obter estes troféus acesse a opção Multiplayer de Facções, o modo multiplayer de The Last of Us.
Aprendendo os fundamentos (bronze)
Vença uma partida de Suprimentos e de Sobreviventes em Procurar partida.

O modo Suprimentos é, basicamente, um deathmatch entre dois grupos de 4 jogadores. Vence quem conseguir matar 20 inimigos. Já Sobreviventes, também no estilo 4x4, é um melhor de 4 rodadas, onde vence quem elimina todos os membros do time adversário.
Multidão (bronze)
Alcance 40 sobreviventes no seu clã em Facções.

Após cada partida, recebemos novos membros para a nossa facção. Para conseguir alcançar o número de 40 sobreviventes, temos que mantê-los vivos através de itens obtidos durante e ao final de cada partida multiplayer.
Vaga-lume (ouro)
Termine a jornada dos Vaga-lumes.

Ao começarmos a jogar esse modo, temos que escolher entre as facções Vaga-lumes ou Caçadores.  A jornada termina após 12 semanas, sendo que cada dia equivale a uma partida (ou seja, 12x7=84 partidas). Lembre-se de sempre manter ao menos um membro do clã vivo, senão é preciso começar novamente. É possível desistir de partidas para avançar mais rapidamente, mas tenha cuidado para não perder membros em demasia.

Missões irão surgir ao longo da jornada, que deverão ser cumpridas ao longo de um determinado número de partidas (dias). Algumas delas são de alto risco para os membros do clã, requerendo atenção especial. Missões incluem, por exemplo, "derrote inimigos incapacitados" ou "obtenha mortes com um item específico".
Caçador (ouro)
Termine a jornada dos Caçadores.

Mesmas considerações do troféu anterior.
Não pode ser em vão (platina)
Conquiste todos os demais troféus.

Se você conseguiu todos as conquistas anteriores, então parabéns! O troféu platina de The Last of Us Remasterizado é seu!

Conquistas extras

Apesar de já termos coberto todas conquistas necessárias para obter o troféu platina, The Last of Us: Remasterizado ainda tem mais algumas para serem obtidas. Elas se referem aos DLCs lançados para o game original e que estão disponíveis na versão para PS4. Para os colecionistas, vamos listá-los a seguir, de acordo com as suas respectivas expansões.

Left Behind

Lançado alguns meses depois de The Last of Us, o DLC Left Behind está incluso no pacote de Remasterizado. O “jogo” é relativamente curto, exigindo aproximadamente 3-4 horas para ser completado com todas as conquistas. Os níveis de dificuldade são semelhantes aos do game principal, então prepare-se para desafios consideráveis no modo sobrevivente.
Riley (esquerda) e Ellie são as estrelas de Left Behind
Não temos aqui a presença de campanhas +. Logo, vale a pena começar diretamente no nível Sobrevivente, sempre lembrando que existem vídeos que auxiliam o jogador a avançar, embora, novamente, a habilidade do jogador é chave. A DLC também tem conquistas para conversas opcionais e colecionáveis. Por fim, ela possui três troféus obtidos ao vencermos três espécies de minigames.
Não vá - Fácil (bronze)
Termine Left Behind no modo Fácil.
Não vá - Normal (bronze)
Termine Left Behind no modo Normal.
Não vá - Difícil (bronze)
Termine Left Behind no modo Difícil.
Não vá - Sobrevivente (prata)
Termine Left Behind no modo Sobrevivente.
Melhores amigas para sempre (bronze)
Realize todas as conversas opcionais em Left Behind.

Assim como no jogo principal, é preciso ficar atento a todos os momentos de calmaria onde as personagens podem conversar. Este vídeo do site PS4Trophies apresenta todas as 14 conversas.


Pegou tudo (bronze)
Encontre todos os colecionáveis em Left Behind.

Assim como no jogo principal, 14 itens podem ser encontrados em vários lugares diferentes (3 deles são obrigatórios para avançar na história). Este vídeo do site PS4Trophies apresenta todos eles.

Ninguém é perfeito (bronze)
Jogue Jak X: Combat Racing.

Após a cena no carrossel, as duas personagens visitam um fliperama repleto de máquinas diferentes. Umas delas é baseada no game Jak X: Combat Racing, desenvolvido pela Naughty Dog. Procure pela parte esquerda da sala, pois se você for para a direita, vai iniciar uma nova cena e perder a oportunidade.
Angel Knives (bronze)
Derrote Blackfang sem ser atingido.

A nova cena do troféu anterior é uma partida "imaginária" do game Angel Knives. Para vencer de forma perfeita, basta apertar as combinações de botões corretas. As primeiras são as seguintes: cima; quadrado; esquerda + triângulo; baixo, cima, círculo; quadrado (repetidamente); cima + triângulo + círculo; triângulo; baixo, direita, quadrado; baixo + quadrado, baixo + quadrado; quadrado, quadrado, círculo. 

As próximas sequências de botões são aleatórias, mas você pode pausar (rapidamente) o jogo para ver quais serão. Finalmente, a "partida" termina com a seguinte sequência: baixo, baixo, cima, cima, esquerda, baixo, direita, triângulo + círculo.
Rápida no gatilho (bronze)
Vença a batalha com armas de água.

Ellie e Riley, em um determinado momento, vão se enfrentar em uma batalha de armas de água. No final dessa disputa, Riley se esconde e a vencedora será quem acertar a amiga primeiro. Não existe muito segredo aqui: mantenha sua arma sempre carregada e preste muita atenção em cada movimento para obter o troféu, sempre utilizando a câmera para enxergar os corredores antes de adentrar neles.
Mestra dos tijolos (bronze)
Vença a competição de arremesso de tijolos.

Em mais uma espécie de minigame, Ellie e Riley disputam quem é melhor em arremessar tijolos. Para isso, elas tem que destruir as janelas de vidro de carros abandonados. Assim como no anterior, não temos muitos segredos: são sete vidros no total, então mire com cuidado e se movimente pelo parapeito do cenário para obter a melhor posição.

Territórios Recuperados

Essa DLC adicionou novos mapas para o modo Multiplayer de Facções: Cais, Congresso, Mina de Carvão e Caixa d'água. Logo, todos os troféus relativos a essa expansão são obtidos ao realizarmos partidas nesses cenários específicos. Não existe uma grande dificuldade em concluí-los, bastando, basicamente, explorar todas as variações de jogo do modo Facções nesses mapas.
Cais (prata)
Conclua uma partida no Cais com ao menos 5 eliminações ou execuções.
Congresso (prata)
Conclua uma partida no Congresso com ao menos 5 eliminações ou execuções.
Mina de carvão (prata)
Conclua uma partida na Mina de carvão com ao menos 5 eliminações ou execuções.
Caixa d’água (prata)
Conclua uma partida na Caixa d’água com ao menos 5 eliminações ou execuções.
Ladrão de suprimentos recuperado (bronze)
Conclua uma partida de Suprimentos no Cais, no Congresso, na Caixa d’água ou na Mina de carvão.
Mestre da sobrevivência recuperado (bronze)
Conclua uma partida de Sobreviventes no Cais, no Congresso, na Caixa d’água ou na Mina de carvão.
Interrogador recuperado (bronze)
Conclua uma partida de Interrogatório no Cais, no Congresso, na Caixa d’água ou na Mina de carvão.

Territórios Abandonados

Essa DLC adicionou novos mapas para o modo Multiplayer de Facções: Livraria, Hometown (Cidade natal), Subúrbio e Depósito de ônibus. Logo, todos os troféus relativos a essa expansão são obtidos ao realizarmos partidas nesses cenários específicos. Assim como no item anterior, não existe uma grande dificuldade em concluí-los, bastando, basicamente, explorar todas as variações de jogo do modo Facções nesses mapas.
Livraria (prata)
Conclua uma partida na Livaria com ao menos 5 eliminações ou execuções.
Depósito de ônibus (prata)
Conclua uma partida no Depósito de ônibus com ao menos 5 eliminações ou execuções.
Hometown (Cidade natal, prata)
Conclua uma partida em Hometown (Cidade natal) com ao menos 5 eliminações ou execuções.
Subúrbio (prata)
Conclua uma partida no Subúrbio com ao menos 5 eliminações ou execuções.
Ladrão de suprimentos abandonado (bronze)
Conclua uma partida de Suprimentos na Livraria, no Depósito de ônibus, na Cidade natal ou no Subúrbio.
Mestre da sobrevivência abandonado (bronze)
Conclua uma partida de Sobreviventes na Livraria, no Depósito de ônibus, na Cidade natal ou no Subúrbio.
Interrogador abandonado (bronze)
Conclua uma partida de Interrogatório na Livraria, no Depósito de ônibus, na Cidade natal ou no Subúrbio.

Modo punitivo

Esse nível de dificuldade pune (com o perdão da redundância) severamente qualquer erro. Dentre as mudanças, temos inimigos que detectam o jogador facilmente e causam dano triplo, itens extremamente escassos e vários checkpoints removidos. Embora existam vídeos de ajuda, aqui o que mais conta (acima de todos os troféus anteriores) é a habilidade do jogador.

Combates são desencorajados nesta dificuldade, tornando as mecânicas stealth muito mais valiosas. Também é vital para o jogador conhecer as rotas de movimento dos inimigos ao longo da campanha, e, sempre que possível, tentar passar correndo por eles para economizar itens para as batalhas obrigatórias.
Modo punitivo concluído (ouro)
Concluir a campanha no modo punitivo.
Modo punitivo + concluído (ouro)
Concluir a campanha no modo punitivo +. 

 

E aí, leitor? O que achou do nosso guia para The Last of Us: Remasterizado? Faltou alguma dica? Deixe a sua opinião.
Revisão: Henrique Moreno

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google