Jogamos

Análise: Hunt: Showdown (XBO/PC) é uma boa experiência apenas para fãs dedicados

Título da Crytek oferece uma jogabilidade sólida e desafiadora, mas que só irá recompensar e divertir os jogadores mais dedicados.


Hunt: Showdown (XBO/PC) é um jogo de tiro em primeira pessoa que mistura elementos PvE (Player vs Enemy) e PvP (Player vs Player) em partidas de caçada à monstros e recompensas. Ele testa a coragem dos jogadores através de mecânicas de morte permanente e coloca a ganância dos Caçadores à prova a todo momento, criando emoção e tensão à cada partida.


Cace e seja caçado

As partidas de Hunt têm duração máxima de uma hora. Doze jogadores são colocados em locais aleatórios do mapa com o objetivo comum de caçar os alvos do contrato. (são dois alvos por partida). Entre esses doze jogadores, poderão haver outros jogando solo, em duplas e em trios (caso a permissão de trios esteja habilitada). É altamente recomendável encontrar um parceiro online ou chamar um amigo para participar das caçadas, pois não apenas torna os confrontos com os monstros mais suscetíveis ao sucesso, como também amplia as chances de sobrevivência em batalhas contra outros jogadores. A presença de um companheiro também permite reanimação em caso de morte.

Hunt: Showdown oferece um modo principal de jogo cujo objetivo consiste em encontrar e eliminar criaturas absurdamente fortes e tenebrosas (alvos de contratos). Para tal, o jogador deve utilizar a Visão Sombria para localizar pistas que irão indicar a localização do covil do alvo principal. Ao coletar três pistas, a localização exata do monstro é adicionada ao mapa. Basta, agora, seguir até o local e eliminá-lo.

Monstros de menor porte infestam todo o mapa, como moradores zumbis, cães infernais, esqueletos de fogo chamados imoladores, dentre outros. Cruzar o mapa em busca das pistas e dos alvos significa ter de enfrentar tais criaturas menores, tanto para sobreviver quanto para ganhar pontos de experiência. Cada um deles conta com ataques diferenciados, indo desde golpes corpo a corpo até um enxame de insetos que causa envenenamento. Embora possam ser derrotados de maneira simples, oferecem boa dose de desafio quando atacam em grupos, sendo tão letais quanto os próprios alvos de elite e outros jogadores.



As batalhas contra os chefes são o ponto alto de Hunt: Showdown. Os covis dos monstros ficam em locais aleatórios a cada partida, oferecendo cenários e opções de batalha bastante variados. Esteja preparado para atacar uma aranha gigante em um celeiro de dois andares, ou em uma serralheria apertada. Essa variedade nos locais ajuda a mitigar um pouco a repetição dos chefes. Os monstros de elite possuem ataques e habilidades especiais capazes de causar dano à saúde do jogador com bastante facilidade, seja ao infligir dano direto ou ao causar status de sangramento, queimadura ou envenenamento. Além disso, eles são bastante resistentes, exigindo muita munição e o uso de itens como bombas, molotovs e armadilhas de urso para maximizar o dano.

Após eliminar o alvo, o jogador deve iniciar o processo chamado de Banimento. Esse processo dura aproximadamente três minutos e vinte segundos e, ao terminar, libera uma ficha especial resultante da eliminação do monstro de elite. É importante frisar que a localização do Banimento fica ativa para todos os outros caçadores, o que exige que o jogador assuma uma posição defensiva e esteja preparado para ataques e emboscadas de outros caçadores que podem tentar roubar a ficha deixada após o Banimento.

O mesmo acontece após coletar a ficha especial. Após a sua coleta, o jogador pode continuar explorando e matando monstros ou ir até um ponto de extração para sair da partida com suas recompensas. E é aqui que a ganância se torna parte importante do título: morrer em Hunt: Showdown significa não apenas perder a ficha do alvo e não concluir o contrato, mas também perder o caçador de forma permanente, incluindo suas armas, itens e consumíveis. Além disso, os pontos de experiência em caso de morte são reduzidos pela metade.



Recrutando caçadores

Hunt: Showdown conta com um sistema de recrutamento de caçadores, que podem ser contratados a qualquer momento usando o dinheiro ganho nas partidas. Cada um deles vem equipado com armas, itens e bônus passivos aleatórios (chamados Traits) e possuem níveis próprios, indo do 1 ao 50. A cada nível o jogador ganha pontos que podem ser utilizados para personalizar os Traits do caçador, tornando-o mais resistente à dano de fogo ou com maior capacidade de carregar consumíveis, por exemplo. Ao atingir o nível 50, o caçador pode ser aposentado, o que transforma seu nível em pontos de experiência para a Linhagem, o nível geral do jogador.

Os caçadores podem ser equipados com armas diversas, como rifles de repetição, rifles de precisão, revólveres de ação simples ou rápida e bestas. Também é possível equipá-los com itens de ataque e suporte, como bananas de dinamite, seringas de saúde, bombas de fogo e coquetéis molotovs. Tudo deve ser adquirido na loja com o dinheiro do jogo. Com exceção das armas, todos os itens consumíveis devem ser reabastecidos após cada partida.



Para desbloquear novas opções de compra na loja, o jogador deve aumentar o nível de sua Linhagem, também chamado de grau. A cada grau, novas armas e itens são desbloqueados para compra na loja, o que é um belo incentivo. Algumas armas, no entanto, exigem o uso de variantes da mesma categoria para serem desbloqueadas. Isso significa que, para desbloquear uma determinada arma, é preciso ganhar pontos de experiência ao derrotar monstros nas partidas com a arma requerida em sua descrição. De certa forma, é uma boa maneira de dar um propósito a mais para o jogador variar seu arsenal.

Conjunto de mecânicas único

Algumas mecânicas tornam as partidas de Hunt: Showdown diferenciadas, únicas com relação a outros títulos com dinâmicas parecidas. Esse é um título que preza pelo cuidado, atenção e destreza do jogador, tanto nos momentos de caça quanto de sobrevivência.



Há elementos no cenário que contribuem para o ruído que o jogador faz, como correntes penduradas, cortinas de latas e cacos de vidro no chão. Ao produzir ruído, tanto monstros quanto jogadores inimigos podem ser atraídos para a origem do barulho. Parece um detalhe pequeno e bobo, mas que atua em conjunto com os aspectos visuais do jogo e reforça como aspectos sonoros de boa qualidade podem ser implementados de maneira orgânica na jogabilidade.

A beleza que jaz na morte

Ambientado nos pântanos e regiões rurais do estado de Luisiana, nos EUA, Hunt Showdown traz um mapa extenso com diversos cenários ambientados nos anos 1890. A ambientação é variada, com locações como serralherias, ranchos, prisões e calabouços, conectados por pântanos e campos abertos repletos de monstros.

Visualmente, o título da Crytek é rico em detalhes, com diversos tipos de vegetação e elementos visuais que compõem bem os cenários e enriquecem a ambientação, transformando a atmosfera de morte, isolamento e perigo em algo constante. Efeitos de luzes e sombras são muito bem feitos e implementados, variando bem as cores de acordo com o período do dia em que a partida estiver se passando.



Ainda que conte com tais qualidade técnicas, olhares mais atentos perceberão a presença de um filtro azulado em tela toda vez que há uma fonte de luz originada em uma chama acesa em lampiões. Como é algo fortemente presente nos cenários, é comum ter a tela piscando a todo momento, o que se torna ainda mais evidente em cenários escuros.

Para os fãs dedicados

Hunt: Showdown (XBO/PC) oferece uma experiência recompensadora para aqueles que dedicam tempo ao título. Evoluir caçadores e subir graus de Linhagem são tarefas árduas, que exigem partidas cautelosas e muita paciência. Entretanto, caçar os monstros de elite e sobreviver aos monstros de menor porte e outros jogadores é uma experiência que garante boas doses de emoção, especialmente para aqueles que jogarem com amigos.

Prós

  • Sistemas de recrutamento, aposentadoria e morte permanente são diferenciais no aspecto de subida de nível de caçador e grau de Linhagem;
  • Diversas armas e itens disponíveis para o jogador;
  • Partidas com bons momentos de tensão e em que a ganância pode colocar tudo à perder;
  • Dinâmica das partidas oferece um tom diferente de outros títulos.

Contras

  • Título voltado unicamente para jogadores hardcore dos gêneros FPS e sobrevivência;
  • Partidas podem ser lentas, monótonas e não-recompensadoras se jogadas em modo solo;
  • Não possui servidores latino-americanos, o que pode fazer com que haja a ocorrência de lag no registro de dano aos inimigos.
Hunt: Showdown — XBO/PC — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: Xbox One
Revisão: Farley Santos
Análise produzida com cópia digital cedida gentilmente pela Crytek 

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google