Dicas e Truques

Mighty Switch Force! Collection (Multi): dicas para ser a melhor defensora da justiça

Uma seleção de sugestões para ajudar nos desafiadores cenários da ótima coletânea.

Mighty Switch Force! Collection (Multi) é uma coleção formada por quatro jogos: Mighty Switch Force! (3DS), Mighty Switch Force! 2 (3DS/Wii U), Mighty Switch Force! Hyper Drive Edition (PC/Wii U) e Mighty Switch Force! Academy (PC). Apesar dos visuais simpáticos e das propostas simples, esses games são bastante desafiadores, principalmente para quem busca quebrar os recordes de tempo. Para facilitar (um pouco) a jogatina, confira essa lista especial com Dicas e Truques para você ter sucesso.

Aprenda bem a dinâmica básica...

Mudar os blocos de perspectiva é a mecânica mais fundamental em todos os quatro jogos da coleção. Logo, aprender bem como ela funciona facilita muito a conclusão de cada uma das fases. Ao apertamos o botão que ativa o capacete Siren, determinados tipos de blocos aparecem e somem da tela. Assim, é possível liberar passagens e criar plataformas.
Atue com habilidade e inteligência para solucionar os desafios do game
Quando ocorre a transição entre os estados, o jogo “congela” por um breve momento. Por isso, não hesite em saltar antes do bloco existir realmente. Outro ponto importante é que fases mais avançadas irão criar novos padrões de uso para o capacete. Elas irão exigir que o dispositivo seja ativado mais de uma vez para que apareçam/sumam.

...mas não se esqueça do resto!

Mesmo não sendo as mecânicas principais dos games, atirar e pular com precisão também são habilidades importantes. Não que os inimigos sejam ferozes: pelo contrário, eles normalmente são meios para podermos avançar pelos cenários (com exceção dos chefes). Dois exemplos comuns podem ser citados: atirar em monstros explosivos próximos a blocos especiais, para liberar o caminho, e derrotar monstros para que portas se abram automaticamente.
Explore todas as possibilidades para avançar
Pular no tempo certo também é vital. Preste atenção nos movimentos dos inimigos, e assim você pode saltar sobre eles facilmente. Lembre-se que a mudança de blocos praticamente paralisa o jogo, permitindo que o jogador pule antes de ativar essa habilidade. Mas cuidado para não abusar e tentar saltos mirabolantes demais.

Não tente bater o tempo logo de cara

Algumas fases são naturalmente desafiadoras, exigindo uma análise para que o jogador planeje sua estratégia. Mas a real dificuldade em Mighty Switch Force! Collection reside em tentar bater os recordes de cada cenário, os chamados tempos Par. Uma atitude sensata é, inicialmente, buscar apenas completar a fase, já que algumas delas são complicadas por si só.

Os títulos são bastante generosos durante os cenários no quesito "vida", fornecendo checkpoints e itens para que o jogador possa recuperar sua energia. Por isso, vá com calma, e conheça bem o cenário para só então tentar bater o tempo dele.

Utilize o sistema de câmera

Com exceção de Mighty Switch Force! Academy, os demais jogos possuem uma câmera que acompanha os movimentos da heroína e protagonista Patricia Wagon. E existem várias fases que fazem uso desse fato para oferecer quebra-cabeças criativos, e até mesmo reservar surpresas para o jogador.
Use o recurso da câmera ao seu favor
Existem blocos, inimigos e itens que muitas vezes estão fora da visão que temos no jogo. Utilizando o movimento da câmera, é possível se planejar melhor para vencer os cenários mais complicados.

“Será que ninguém pensa nas criancinhas?”

Essa dica é exclusiva para Mighty Switch Force! 2, onde além de salvarmos as Hooligan Sisters, também podemos resgatar bebês nos cenários. A localização deles é (quase) sempre bem a vista, sendo que a dificuldade reside em pensar sobre como alcançá-los. Por isso, reserve um tempo para entender a lógica necessária e assim conseguir salvá-los.
Chute (!) o bebê para a segurança!
Lembre-se que o tempo recorde não precisa ser obtido na mesma vez em que o bebê é resgatado. Logo, deixe para salvar o U.S.B. (Ugly Secret Baby, que significa "bebê feio e secreto") em uma partida, e busque o tempo recorde em outra.

Para os complecionistas

Apesar de serem desafiadores, vale a pena completarmos os jogos batendo todos os recordes e salvando os bebês. Além do orgulho de termos conseguido um feito desse nível, algumas recompensas são desbloqueadas.

Mighty Switch Force!  
  • Might Shot (arma com tiro mais poderoso) - terminar o jogo (vencer todas as fases);
  • Tela do título alternativa - tempo par em todas fases;
Mighty Switch Force! 2
  • Tela do título alternativa - tempo par em todas fases;
  • Mighty Hose (versão melhorada do extintor inicial) - terminar o jogo (vencer todas as fases); 
  • Roupas de ginásio - salvar todos os bebês;
Mighty Switch Force! Hyper Drive
  • Fases bônus - terminar as fases normais;
  • Roupas de ginásio - tempo par em todas as fases e bônus;
  • Might Shot (arma com tiro mais poderoso) - terminar o jogo (vencer todas as fases);
  • Tela do título alternativa - tempo par em todas fases;
  • Modo pixel (visual pixelado igual ao original) - ganhar a primeira fase;

Paciência é uma virtude

Errar é humano. E errar em Mighty Switch Force! Collection é ainda mais. Devido a característica de mesclar quebra-cabeça com plataforma, algumas fases te levam a cometer erros em sequência por exigirem movimentos precisos e planejamento adequado. Por isso é importante ter perseverança.

Se você perder muitas vezes, tenha paciência e pare por um momento. Então, analise bem o cenário, os inimigos, a localização das Hooligan Sisters e, principalmente, dos blocos que podemos mudar. Faça um passo-a-passo mental de como todos esses elementos se ligam, e só então tente novamente.

Lembre-se de descansar

Estás morrendo muito durante as partidas ou então o recorde parece incansável? Que tal desligar o console e descansar um pouco? Embora essa dica pareça vir de uma mãe falando com os filhos, ela é valiosa. Como as fases do game exigem estratégia e precisão, é comum termos problemas para avançar devido apenas ao cansaço do ritmo do jogo.
Relaxar de vez em quando faz muito bem
Logo, se afastar um pouco do videogame depois de um longo tempo jogando pode ser interessante. Diversas vezes me vi empacado em alguma fase sem saber como avançar, ou então como alcançar o recorde. Após largar um pouco o console, pude refletir sobre o que estava fazendo errado e como jogar melhor.

Os bons e velhos “papel e caneta”

Embora alguns possam desconsiderar esta dica, creio que um parcela de jogadores se identificará com ela. Quando chegar em alguma fase que não pareça ter solução, tenha sempre papel e caneta à mão para rabiscar o cenário e seus obstáculos. Assim, fica mais fácil de analisar sobre como devemos vencer os desafios.
Em Academy essa dica é ainda mais valiosa, pois temos uma visão completa do cenário
Claro, existem vários vídeos na internet que mostram exatamente como vencer cada fase. Mas qual a graça de somente repetir o que os outros jogadores fazem? Eu acredito que temos que tentar bastante antes de recorrer a ajuda online para avançar nos games. Um leve rascunho do cenário já ajuda muito na hora de vencer a fase.

 

E essas são as dicas para você curtir Mighty Switch Force! Collection, disponível para PS4, Xbox One, PC e Switch. O que achou delas? Deixe seu comentário.

Matéria produzida com cópia cedida pela Wayforward
Revisão: Henrique Moreno

é redator do site GameBlast desde maio de 2018 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: Kingdom Hearts, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, COD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.

Comentários

Google
Disqus
Facebook