Top 10

Mestres do Arco e Flechas: os dez melhores arqueiros dos video games

A arte da arqueria tem se mostrado cada vez mais presente nos jogos. Separamos alguns dos personagens que melhor dominam a arma de caça.



Com indícios de surgimento na pré-história, os arcos foram criados para caça, posteriormente usados como armas de guerra e, hoje em dia, considerados instrumento de esporte olímpico (tiro com arco). A prática do esporte tem se tornado cada vez mais comum e traz diversos benefícios, como melhoria de concentração, postura e preparo físico.


O arco e flechas tem se tornado mais presente também nos jogos de vídeo game. A cada ano vemos o equipamento ser incorporado em jogos de sobrevivência, luta e aventura com mecânicas cada vez melhores. Hoje vamos apresentar dez personagens que dominam a arte da arqueira com maestria.

Kung Jin - Mortal Kombat X



Monge shaolin e primo de Kung Lao, Kung Jin é o primeiro personagem abertamente homossexual da franquia Mortal Kombat, no qual fez sua estréia na edição X, de 2015. Apesar de Nightwolf evocar um arco espiritual, Kung Jin é o único personagem até então a usar arco e flechas como arma principal.

Em alguns jogos de luta a jogabilidade dos arqueiros não costuma ser bem explorada e, infelizmente, com Jin isso não foi diferente. São poucas as formas de ataque com sua arma principal, limitando aos clássicos flecha única, sequenciais e em diagonal, além de alguns efeitos que pode-se adicionar temporariamente, como flechas flamejantes, de atordoamento ou que drenam a barra de Raio X do adversário. Seu arco também serve como bastão para ataques físicos, forma de combate mais comum por proporcionar combos mais eficientes.

Pit - Kid Icarus: Uprising


Anjo, guardião e líder do exército de Palutena, Pit (muitas vezes confundido pelo nome do jogo) teve sua primeira aparição em Kid Icarus, para NES. Apesar da participação em Super Smash Bros, Pit retorna em 2012 com Kid Icarus: Uprising no 3DS, após 21 anos sem lançamentos.

Em sua mais recente aventura, que já completa sete anos, Pit utiliza diversas armas na guerra contra a Medusa e seu exército do submundo, como garras, sabres e canhões, mas sua marca registrada é o arco, equipamento principal desde seu primeiro jogo. Ao decorrer da campanha são liberados 12 tipos de arcos, cada um com suas singularidades. A jogabilidade no começo é um tanto quanto confusa, com a mira pela stylus usando a tela inferior, mas nada que um pouco de treino não torne Pit um exímio arqueiro.

Green Arrow - Injustice


Direto dos quadrinhos para os consoles, Oliver Queen, que assume a máscara do vigilante Arqueiro Verde, é um dos lutadores de Gods Among Us e Injustice 2. Apesar de ser um tanto quanto subestimado, como vira e mexe acontece com os arqueiros nos jogos de luta, o herói pode se tornar um problema nas suas partidas online.

Além da mestria nas artes marciais, Green Arrow consegue manter a disputa em ataques de longa distância com suas flechas elementais, explosivas e a clássica flecha de soco, com uma luva de boxe na ponta. Seu arco, que também é usado em ataques a curta distância, torna-se muito útil na finalização de combos para se afastar dos adversários e iniciar as irritantes flechadas de longe. Ao "pegar as manhas" do personagem, o arqueiro pode ser  um dos lutadores mais divertidos de se usar no jogo de luta da DC Comics.

Lara Croft - Tomb Raider


No reboot de Tomb Raider, em 2013, as duas pistolas clássicas usadas pela caçadora de tumbas foram substituídas pelo arco e flecha, arma primária no novo game. Apesar de não ser oficialmente uma arqueira, Lara Croft mostra-se uma dominadora da arte da arqueria.

Durante a campanha, assim como nos títulos posteriores, quatro modelos de arcos podem ser conquistados, criados e modificados, desde o confeccionado com meros gravetos até o arco competitivo. Nas mãos de Croft a arma ganha novas funções, como flechas em chamas, cordas para derrubar inimigos de beiradas e atravessar entre dois pontos de um cenário e também é utilizado para ataques melee, como estrangulamento e finalização de adversários.

Wander - Shadow of the Colossus


Em uma jornada para restaurar a vida de sua amada Mono, Wander, protagonista de Shadow of the Colossus, deve destruir 16 criaturas gigantes espalhadas pela Terra Proibida. O aventureiro possui a Espada Ancestral e um simples arco, aparentemente únicas armas necessárias para matar as criaturas muitas vezes do tamanho de prédios.

Wander demonstra incríveis habilidades de arqueria, podendo atirar flechas enquanto cavalga seu cavalo Agro. A arma causa dano insignificante às criaturas, sendo mais usada para chamar a atenção dos inimigos e atingir pontos fracos de alguns dos colossus, facilitando o alcance ao Sigilo Mágico, símbolo presente nos gigantes, que deve ser golpeado com a Espada Ancestral para eliminá-lo.

Jess Black - Far Cry 5


Em Far Cry 5 podemos contar com a ajuda de diversas armas de aluguel na guerra contra Joseph Seed e o Portão do Éden, que tomaram conta de Montana, nos Estados Unidos, com seu fanatismo religioso. Entre as opções de parceiros que se alistam à causa está Jess Black, uma jovem caçadora de personalidade bem forte.

Ao ajudar Jess a eliminar seu inimigo pessoal, conhecido como O Cozinheiro, a arqueira se junta à equipe trazendo suas habilidades de stealth e eliminação de média a longa distância, sendo uma ótima opção de arma de aluguel para conquistar postos sem ser detectado.

Hawkeye - Marvel vs Capcom: Infinite


Outro personagem dos quadrinhos que foi parar em um jogo de luta é Clint Barton, o Gavião "Gavigod" Arqueiro, ou Hawkeye. Em Marvel vs Capcom: Infinite, o melhor vingador possui muitas semelhanças com seu "rival" da DC, Green Arrow, em Injustice, mas com um arsenal e movimentos um pouco mais elaborados.

Assim como o Arqueiro Verde, Hawkeye possui golpes de flechas sequenciais, flamejantes, elétricas, congelantes e explosivas, além de flechas venenosas que drenam a vida do adversário por alguns segundos. Porém, o destaque do Gavião Arqueiro está em suas combinações de golpes que misturam ataques físicos e de projéteis em uma velocidade incrível, com ajuda das habilidades de acrobata do herói. Suas sequências de combo e a personalidade debochada tornam o arqueiro, na humilde opinião de quem vos escreve, um dos melhores lutadores de Infinite.

Hanzo - Overwatch


Herdeiro do clã de assassinos Shimada, Hanzo é um dos 30 personagens jogáveis de Overwatch, jogo de tiro em primeira pessoa com alguns elementos de MOBA, que continua mantendo seu destaque no cenário competitivo.

Pertencente a classe de dano, Hanzo pode ser um grande adicional ao time com seu Arco da Tempestade. Suas habilidades consistem nas Flechas Tempestade, uma sequência de flechas espirituais, a Flecha Sônia, que revela a posição dos inimigos, e a ultimate Golpe do Dragão, que invoca dois dragões espirituais em uma espiral, eliminando qualquer adversário que esteja em seu caminho.

Link - The Legend of Zelda: Breath of the Wild


Desde seu surgimento em 1986, Link, o protagonista de The Legend of Zelda, possui o arco e flechas como uma de suas principais armas. Em Breath of the Wild, sua mais recente aventura no Nintendo Switch, isso não seria diferente.

Ao longo da campanha Link poderá encontrar até 26 variações de arcos, cada um com suas características. Também é possível carregar mais de um tipo de flecha em seu inventário, além das comuns: fogo, gelo, elétrica, explosiva e a “Ancient”, própria para derrotar Guardians, inimigos mecânicos do game, deixando-o preparado para diversas situações. Link também pode disparar flechas montado em sua égua e fiel parceira Epona, facilitando a locomoção enquanto ataca os inimigos a distância.

Por fim, uma das mecânicas mais interessantes do game demonstra toda a habilidade de Link com o arco ao deixar tempo em câmera lenta por alguns segundos durante grandes saltos ou em queda livre, permitindo uma maior precisão na mira, o que não seria possível normalmente no meio de toda a ação do combate.

Aloy - Horizon: Zero Dawn


Um dos melhores exclusivos de PS4, Horizon: Zero Dawn apresenta a jovem Aloy que, durante uma provação para ser aceita por sua tribo e descobrir sua origem, é atacada por um grupo de assassinos. Aloy parte em uma aventura para desvendar diversos mistérios, como quem são os assassinos, quem foi sua mãe e como as criaturas mecânicas surgiram.

A jovem caçadora adquire diversos equipamentos durante sua jornada, mas o arco é sua principal arma, a qual foi treinada desde criança por Rost, sua figura paterna e também exilado dos Nora. Há três tipos de arco disponíveis, conforme a tribo de origem da arma, e diversas customizações, cada uma tendo vantagem contra certos tipos de máquinas ou inimigos. Horizon é um dos jogos que melhor empregam a jogabilidade do arco e flechas, o que ajuda a tornar o equipamento mais utilizado e melhor empregado em futuros jogos.


Faltou algum dos seus arqueiros favoritos na lista? Coloque nos comentários uma menção honrosa aos que você gostaria de ver aqui!

Revisão: Raphael Barbosa

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google