Top 10

Das telonas para os consoles: dez participações de atores em jogos de video game

Convidar atores hollywoodianos para atuar em jogos está se tornando uma prática cada vez mais comum na indústria dos games.


Durante a E3 2019 foi revelado que Keanu Reeves, ator de Matrix, John Wick e diversos outros sucessos de bilheteria, além de novo crush da Internet, estará em Cyberpunk 2077, próximo jogo da CD Projekt Red, mestre em criar aquele hype maroto nos jogadores.


Desde a geração passada tornou-se cada vez mais comum vermos rostos e vozes familiares nos games. Atores que decidiram se aventurar nessa nova forma de atuação estão se aperfeiçoando para atender a demanda deste mercado que só tende a crescer.

Seja uma atuação completa, com captura de movimentos dos artistas (técnica conhecida como motion-capture acting) ou "apenas" emprestando suas vozes na dublagem, confira dez atores que deram vida a personagens de vídeo games.

Norman Reedus - Death Stranding

Quanto mais tentamos entender Death Stranding mais confuso esse jogo parece ser! No final de maio foi liberado mais um trailer de oito minutos do game mostrando algumas informações da trama, mas nada muito concreto. Só o que podemos ter uma noção é de que o futuro está ameaçado, a sociedade como conhecemos hoje não existe mais, mortes e passado serão tratados de forma bem diferente e os Bebês Pontes são a chave para entender tudo.

Já que até agora o enredo continua um mistério, o que sustenta o hype pelo jogo são os nomes envolvidos em sua produção, como o criador Hideo Kojima, a mente por trás da franquia Metal Gear Solid, e Norman Reedus, ator que interpreta Daryl na falecida série de zumbis The Walking Dead, que dá vida ao protagonista Sam Porter Bridges. Nos resta aguardar o lançamento do título para saber mais da trama e do personagem de Reedus.

Terry Crews - Crackdown 3

Mais conhecido pelos papéis de Latrell Spencer (As Branquelas) e Julius "Pai do Chris" Rock (Todo Mundo Odeia o Chris), Terry Crews é um jogador nato, tanto é que compartilhou sua jornada na montagem de um PC Gamer para se divertir com seu filho em Battlefield 1. O ator foi cogitado para interpretar o vilão Doomfist em Overwatch, mas, mesmo com muita campanha por parte de Terry e dos fãs, ele acabou não ficando com o papel.

Ainda assim, o ator persistiu em seu sonho de participar de um jogo de video game e, após a gravação de uma propaganda, Crews foi convidado para fazer parte do elenco de Crackdown 3, jogo de ação e tiro em terceira pessoa para Xbox One e PC. No título o ator interpreta o Comandante Jaxon, um dos personagens controláveis e líder de sua equipe de agentes que lutam contra a organização TerraNova. O carisma e a personalidade de Crews tornaram-se ótimas adições ao jogo, trazendo uma pitada do humor contagiante do ator para o mundo cheio de adrenalina do game.

Rami Malek - Until Dawn

O ator de descendência egípcia já interpretou um faraó (irônico, não?!) em Uma Noite no Museu, um hacker em Mr. Robot e personificou a lenda Freddie Mercury em Bohemian Rhapsody, atuação que lhe garantiu seu primeiro Oscar. Não apenas em filmes e séries Rami Malek se aventurou em sua carreira, mas também no jogo Until Dawn, lançado em 2015 exclusivamente para PS4.

Em Until Dawn, jogo de terror e suspense desenvolvido pela Supermassive, Malek dá voz e movimentos a Josh, um dos oito protagonistas que deve sobreviver à uma noite de perseguição por um serial killer. Suas escolhas durante a campanha influenciam no destino dos personagens e os relacionamentos entre si. Consegue fazer com que Rami, digo… Josh sobreviva até o amanhecer? Tente a sorte neste espetacular thriller!

Michael Mando - Far Cry 3

Far Cry 3, da Ubisoft, nos apresentou um dos vilões mais icônicos da franquia e dos games no geral: Vaas Montenegro. Na trama do jogo, Vaas, que trabalha para um traficante de pessoas, sequestra o grupo do protagonista Jason, este que consegue fugir e deve salvar seus amigos antes que sejam vendidos. Vaas possui uma personalidade psicótica e imprevisível, tornando cada encontro com o personagem um momento único e agonizante.

O vilão é interpretado por Michael Mando, que está em Better Call Saul (série derivada de Breaking Bad) e fez uma participação em Homem-Aranha: De Volta Para Casa, que ainda poderemos vê-lo em algum outro filme do teioso. Após a produção de Far Cry 3, Mando retornou ao papel para gravar uma web series intitulada Far Cry Experience, no qual o vilão grava um programa onde tortura, de forma "cômica", um jornalista sequestrado, destacando ainda mais seu trabalho impecável como Vaas Montenegro.

Ellen Page - Beyond: Two Souls

Ellen Page interpretou Kitty Pryde em X-men: O Confronto Final e Dias de um Futuro Esquecido, e protagonizou o filme Juno, além de outros papéis menores em alguns filmes. E agora, após alguns anos longe dos holofotes, Page retorna vivendo Vanya Hargreeves em The Umbrella Academy, da Netflix. Antes de sua breve pausa, a atriz teve a experiência de encenar em um jogo chamado Beyond: Two Souls.

Neste game da Quantic Dreams, para PS3 e PS4, Page é Jodie Holmes, uma jovem que, desde seu nascimento, está ligada à uma entidade chamada Aiden. Jodie passa parte de sua infância e adolescência morando em um instituto de pesquisas, onde passa por diversos testes para descobrir quem é Aiden e entender a ligação que eles possuem. Apesar da história enganar um pouco na questão de "vários finais", a atuação de Ellen Page é um dos pontos fortes do título, que poderia muito bem retornar em uma continuação.

Willem Dafoe - Beyond: Two Souls

Willem Dafoe é outro grande nome que faz parte do elenco de Beyond: Two Souls. O ator interpreta o cientista Nathan Dawkins, um dos responsáveis pelo estudo de Jodie e Aiden e acaba virando uma figura paterna para a protagonista mas, conforme as escolhas realizadas pelo jogador, o relacionamento entre os dois pode ser abalado em alguns momentos. A atuação de Dafoe está impecável, desenvolvendo muito bem o drama do personagem que é de suma importância para o enredo.

Willem é um grande ator, mas por muitas vezes não tem devido reconhecimento. Conhecido pelos seus papéis como Duende Verde (Homem-Aranha) e Sargento Elis (Platoon), algumas de suas atuações recentes foram vivendo Vulko (Aquaman) e Ryuk (na vergonhosa adaptação live action de Death Note, pela Netflix).

Shawn Ashmore - Quantum Break

Parceiro de cena da Ellen Page em O Confronto Final e Dias de um Futuro Esquecido, como o Homem de Gelo, Shawn Ashmore também já se aventurou como o ator protagonista de um jogo de vídeo game. O ator viveu Jack Joyce em Quantum Break, game exclusivo para Xbox One.

Em uma mistura de jogo e série de TV (com cutscenes em live action entre os atos), Quantum Break é um jogo de ação em terceira pessoa que traz uma história de viagem temporal, em que um amigo do protagonista cria uma máquina do tempo que causa uma ruptura no tempo, e sobra para o personagem de Ashmore consertar tudo. O ator também irá estrelar The Dark Pictures: Man of Medan, jogo da desenvolvedora de Until Dawn, prometido para este ano.

Kevin Spacey - Call of Duty: Advanced Warfare

Kevin Spacey viu sua carreira virar de cabeça pra baixo após polêmicas envolvendo acusações de assédio sexual por parte de Anthony Rapp (este que tinha 14 anos na época) e por diversos homens da produção de House of Cards, série na qual ele era protagonista. Além disso, o ator foi removido do filme Todo o Dinheiro do Mundo, que estava praticamente finalizado e teve as cenas com Spacey regravadas por outro ator. Desde então ele não tem participado de filmes e séries e continua respondendo ao processo.

Mas antes de tudo isso, em 2014, Kevin Spacey interpretou Jonathan Irons, o principal vilão de Advanced Warfare, jogo da franquia Call of Duty. Irons é o CEO de uma organização militar privada conhecida como Atlas Corporation, a força militar mais poderosa do mundo que auxilia qualquer nação que recorra aos seus serviços, fazendo do personagem o homem mais poderoso do mundo.

Mark Hamill - Batman Arkham Asylum/City

Mark Hamill será para sempre lembrado pelo seu personagem mais icônico: Luke Skywalker, da saga Star Wars. Mas o que muita gente não sabe é que o ator de Guerra nas Estrelas trabalha há anos com dublagem de animações e jogos digitais. E, nesse meio, Mark se destaca por ser o voice actor, há 20 anos, de um dos vilões mais famosos da cultura geek, o Coringa!

Hamill mostra todo seu talento ao interpretar o "palhaço" em diversas animações nas quais o vilão participa. Além das animações, o ator também interpretou o personagem nos jogos Arkham Asylum e Arkham City, além de ter papéis em diversos outros jogos, como em Yakuza, Kingdom Hearts III e DC Universe Online.

Troy Baker - O mestre da dublagem em games

Apesar de ter encenado em poucos filmes live action, Troy Baker atua como voice actor, tornando-se referência no segmento e o queridinho dos estúdios de dublagem americanos e europeus. O ator já possui um currículo enorme no ramo da dublagem, participando de dezenas de animações, tanto filmes como séries, da Marvel, DC, Disney, LEGO, Star Wars e até mesmo animes.

No universo dos vídeo games isso não seria diferente. Baker já participou de diversos jogos, de todas as franquias citadas acima, mas ficou mais conhecido pelos papéis de protagonismo. Algumas de suas atuações mais marcantes incluem Joel (The Last of Us), Pagan Min (Far Cry 4), Booker DeWitt (Bioshock Infinite), Batman, Duas Caras, Jason Todd e Coringa na franquia Arkham (este último em Origins, que não contou com o retorno de Hamill), Batman (Telltale), Rhys (Tales from the Borderlands) e o vilão Higgs (Death Stranding).


Conte-nos nos comentários seus atores favoritos em games e se ficou algum de fora!

Revisão: Giba Hoffmann

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google