Vem aí

Prévia: Dead or Alive 6 (Multi) promete belos e divertidos combates

Novo título chega em março e tem potencial para ser o melhor da franquia.

Os jogos de luta são uma parte importante da indústria dos games. Este gênero ganhou muita força a partir da quarta geração de videogames, onde surgiram franquias clássicas como Street Fighter e Mortal Kombat. No começo de março, chegará o último título de outra série popular: Dead or Alive 6 (Multi). O jogo promete trazer muita diversão e uma produção digna dos melhores da atualidade. Nesta Prévia, vamos conferir as principais informações e novidades deste futuro lançamento.

Seguindo a tradição

A série Dead or Alive, também conhecida como DOA, começou no fim de 1996 nas máquinas de fliperama (ou arcades). Estes aparelhos, inclusive, foram por muito tempo o habitat natural de jogos eletrônicos, sobretudo dos gêneros de luta e corrida. Sua maior influência foi Virtua Fighter, cujo primeiro título é considerado, inclusive pelo Guinness Book, como o primeiro jogo de luta em 3D lançado.
Virtua Fighter foi uma revolução no mundo dos games
Todos os títulos de DOA foram produzidos pela Team Ninja, empresa também conhecida pelos jogos da série Ninja Gaiden e do jogo Nioh (PC/PS4). Apesar de não serem revolucionários, os games de Dead or Alive possuem boa representatividade no mercado.  Desde o seu começo, a franquia é reconhecida pelos combates velozes, sistemas de contra-ataque e qualidade gráfica dos cenários e personagens.
A evolução constante de DOA chega a mais uma etapa
Estas características tornam os títulos de Dead or Alive bastante dinâmicos e agradáveis de jogar. Ao contrário de alguns outros jogos de luta, um iniciante é capaz de executar combos interessantes em DOA. Mas se o jogador quiser mergulhar de cabeça no game, existem golpes especiais mais complexos e uma profunda mecânica de counters.

E são justamente nestes atributos que Dead or Alive 6, com versões para PS4, Xbox One e PC, promete ser ainda melhor. Continuando a história de Dead or Alive 5 (Multi), lançado em 2012, DOA 6 irá contar as aventuras dos personagens do jogo de forma semelhante ao seu predecessor. Os enredos são desenvolvidos individualmente, mas se entrelaçando em pontos chave das histórias principais do game: o torneio Dead or Alive, as disputas entre os clãs ninja e os mistérios da corporação DOATEC.
Last Round foi a última versão de DOA 5
Inicialmente, Dead or Alive 6 tinha lançamento marcado para 15 de fevereiro, mas foi adiado para 1º de março. Segundo o produtor e diretor do jogo, Yohei Shimbori, este tempo de atraso será utilizado para polir ainda mais o game e assim entregar a “melhor experiência de Dead or Alive”. Com base nas informações divulgadas e, principalmente, nos vídeos promocionais, realmente podemos esperar um grande título, conforme veremos a seguir.

Elevando o nível de qualidade

Quem já teve a oportunidade de jogar DOA 5 pôde comprovar os belos gráficos dos personagens, desenvolvidos ainda para a geração anterior. Utilizando novas mecânicas que irão representar ferimentos e deterioração nas vestimentas, Dead or Alive 6 parece conseguir, conforme podemos ver nos vídeos divulgados, subir ainda mais o patamar de detalhes.

Os efeitos de suor, sangue e manchas de ferimentos estão bastante realistas, assim como os movimentos e golpes dos personagens. Cada impacto, defesa e contra-ataque tem ritmos e intensidades incríveis, tornando as lutas muito agradáveis de se ver (e jogar). Os cenários são bem detalhados e animados, permitindo diversas formas de interação com os lutadores.
Os novos efeitos de dano em DOA 6 são bastante realistas
O excesso de sensualização das personagens femininas de DOA, que é uma recorrente polêmica da franquia, também receberá atenção. Segundo divulgado pela produtora, algumas mecânicas serão modificadas para tornar o jogo mais “comportado”. O título também marca a estreia da customização das roupas e acessórios dos lutadores, permitindo visuais mais estilizados.
Muitas opções para customizar os personagens em DOA 6
Até agora temos 26 personagens confirmados, sendo dois deles inéditos. São eles: Kasumi, Helena, Hayate, Ryu Hayabusa, Jann Lee, Zack, Diego, Raidou, Rig, Hitomi, Leifang, Ayane, Marie Rose, Honoka, Bayman, Bass e Tina Armstrong, Mila, Christie, Kokoro, Lisa Hamilton/La Mariposa, Brad Wong, Eliot, Nyotengu, NiCO e Phase 4.

Nyotengu é oferecida como um bônus para quem comprou DOA 6 antecipadamente. Já Phase 4 é um bônus da versão Digital Deluxe. Completando o time, temos os novos lutadores Diego e NiCO. O primeiro é um lutador de rua, que utiliza golpes diretos e violentos. Já a segunda é uma technomancer, que utiliza tecnologia para executar ataques elétricos devastadores.

Unindo competição e diversão

O jogo terá como base um sistema triangular de vantagens, assim como no bom e velho papel, pedra ou tesoura. Golpes diretos (socos e chutes) derrotam arremessos, arremessos derrotam agarrões e agarrões derrotam golpes diretos. Embora a lógica seja simples, dominar o tempo certo de aplicar cada tipo de movimento irá demandar algum treinamento. Uma das inovações será o Fatal Rush, um poderoso combo acionado por uma combinação simples de botões.
O movimento Fatal Rush será bonito e poderoso
Embora fácil de ser aplicado e muito poderoso, é preciso ter cuidado ao executá-lo, pois o lutador que errar este especial ficará exposto. Outra inovação em DOA 6 será uma nova barra de especial com o nome de Break Gauge. Este recurso permitirá ao jogador utilizar duas técnicas distintas. A primeira, chamada Break Hold, será uma espécie de recuperação de emergência, permitindo ao lutador escapar de um combo do oponente e contra-atacar de forma rápida.

A segunda técnica é chamada Break Blow, que permitirá o uso de um golpe veloz e poderoso que ignora o ataque inimigo. Tudo isso (e todos os outros movimentos e comandos) poderá ser aprendido nos tutoriais e no modo de treinamento, que receberam atenção especial para facilitar o acesso de novos jogadores. Outra atração será o modo Quest, onde o jogador deverá realizar tarefas específicas durante as lutas e assim liberar novos itens.
O modo Training é perfeito para aprimorar as habilidades de luta
Como é de praxe no gênero, o game terá suporte para multiplayer online e off-line, além de contar com modos como Time Attack, Survive e Arcade. Todos estes modos permitirão ao jogador desbloquear roupas e acessórios, sendo que novos personagens serão liberados no modo Story. Considerando a trajetória de DOA 5, podemos esperar que mais lutadores serão adicionados em Dead or Alive 6 no futuro.

Pronto para a luta?

Com mais de 22 anos no mercado, a franquia Dead or Alive é uma das mais famosas no mundo dos jogos de luta. Sempre contando com ótima jogabilidade e belos gráficos, o mais novo título da série chega em março prometendo elevar ainda mais o nível de qualidade. Apesar de não ser revolucionário, podemos esperar em Dead or Alive 6 um game divertido e bem acabado, perfeito para jogadores casuais ou competitivos.
Podemos esperar grandes combates em DOA 6
Dead or Alive 6 — Multi
Desenvolvimento: Team Ninja
Gênero: Luta
Lançamento: 1 de março de 2019
Expectativa: 4/5
E você leitor, está ansioso pelo lançamento de DOA 6? Deixe sua opinião.
Revisão: Rui Celso

é redator do site GameBlast desde maio de 2018 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: Kingdom Hearts, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, COD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.

Comentários

Google
Disqus
Facebook