30 jogos indie para ficar de olho em 2019

Confira alguns títulos independentes que prometem ser destaque no ano.


Os jogos indie estão conquistando cada vez mais espaço com experiências diferenciadas de qualidade. Além disso, está cada vez mais fácil publicar títulos, com muitos lançamentos acontecendo semanalmente. Devida à grande quantidade de games, é um pouco difícil descobrir novos jogos. Sendo assim, selecionamos 30 indies notáveis que devem ser lançados em 2019. Note que boa parte deles ainda não tem data de lançamento exata, porém a promessa é que eles saiam ainda este ano.

Vane

Plataformas: PS4
Gêneros: Aventura
Lançamento: 15 de janeiro de 2019

Em Vane controlamos um garoto que pode se transformar em um pássaro. De posse desse poder, exploramos um mundo minimalista e enigmático que se altera de acordo com as ações do protagonista.


Unruly Heroes

Plataformas: PC, XBO e Switch
Gêneros: Plataforma, Ação
Lançamento: início de 2019

Unruly Heroes usa o famoso romance chinês “Uma Jornada para o Oeste” (também conhecido como “A Lenda do Rei Macaco”) em um jogo de aventura 2D de ação e plataforma. Controlamos quatro heróis distintos que precisam trabalhar em conjunto para derrotar inimigos e resolver puzzles. O visual colorido e desenhado à mão é um dos destaques.


Gato Roboto

Plataformas: PC e Switch
Gêneros: Plataforma, Ação, Metroidvania
Lançamento: 2019

Gato Roboto é um “CatMechtroidvania” estrelado por um simpático gatinho. Na pele do felino, será possível controlar inúmeros robôs e veículos para explorar um mundo labiríntico repleto de perigos. Alguns trechos estreitos só poderão ser adentrados fora dos mechas e a promessa é de variedade de situações.


EITR

Plataformas: PC
Gêneros: RPG, Soulslike
Lançamento: 2019

Uma garota tem seu destino alterado pelo deus nórdico Loki e agora precisará explorar mundos a fim de salvar a árvore sagrada Yggdrasil. EITR é um RPG de ação com combate brutal e sistema de evolução diferenciado, com muita influência da série Souls. O jogo está em desenvolvimento faz alguns anos, mas um post no Twitter da publicadora Devolver Digital indica que ele deve ser lançado em 2019.


Mineko's Night Market

Plataformas: PC e Switch
Gêneros: RPG, Simulação, Aventura
Lançamento: 2019

Fofura e gatos são os temas centrais de Mineko’s Night Market. Na pele de uma garota chamada Mineko, exploramos uma colorida ilha repleta de personagens e locais peculiares. Há muito o que fazer no local: construir itens, completar missões, fazer amizade com os habitantes, e muito mais.


Katana ZERO

Plataformas: PC
Gêneros: Ação
Lançamento: março de 2019

Katana ZERO é um estiloso título de ação focado em combate acrobático. No controle de um samurai ágil, derrote inimigos rapidamente com ataques fatais de katana e poderes de manipulação do tempo. Um dos diferenciais do jogo é o visual colorido repleto de neon inspirado na década de 1980.


Sable

Plataformas: PC (e consoles, no futuro)
Gêneros: Aventura
Lançamento: 2019

Sable chama a atenção com seu visual ímpar. No jogo, exploramos um mundo desértico sem progressão definida. A intenção é desbravar locais como ruínas, monumentos e carcaças de naves em busca de informações sobre planeta, ao mesmo tempo que a protagonista aprende mais sobre si e descobre qual é seu lugar no universo.


Sea of Solitude

Plataformas: PC, PS4 e XBO
Gêneros: Aventura
Lançamento: 2019

Em Sea of Solitude acompanhamos Kay, uma mulher que acabou se transformando em um monstro por causa da solidão. Para tentar entender o que aconteceu, ela explora uma cidade alagada em um pequeno barco. É uma aventura de exploração com atmosfera bem interessante, ao mesmo tempo que aborda temas importantes.


The Last Campfire

Plataformas: PC (e futuramente outras plataformas)
Gêneros: Aventura, Puzzle
Lançamento: 2019

The Last Campfire é o novo jogo da Hello Games, de No Man Sky. No jogo, controlamos uma criatura presa em um local estranho e que busca encontrar uma maneira de voltar para casa. Pelo caminho, o protagonista encontrará personagens inusitados e terá que resolver puzzles para avançar.


The Last Night

Plataformas: PC e XBO
Gêneros: Aventura, Tiro, Furtividade
Lançamento: 2019

The Last Night é um ambicioso jogo de aventura ambientado em um mundo pós-cyberpunk. O protagonista é Charlie, um homem que não pode aproveitar as facilidades da vida moderna por causa de um acidente na infância. Aparece uma oportunidade de reverter esse problema, mas nada será simples. O jogo promete uma cidade vibrante e mecânicas únicas que combinam tiro, plataforma, aventura e furtividade.


Tunic

Plataformas: PC e XBO
Gêneros: RPG, Aventura
Lançamento: 2019

Tunic apresenta uma raposa armada com uma espada e um escudo explorando um vibrante mundo. Com fortes inspirações em Zelda, o jogo chama a atenção com as mecânicas clássicas e o belo visual.


The Pathless

Plataformas: PC e PS4
Gêneros: Aventura
Lançamento: 2019

The Pathless é o novo jogo da Giant Squid Studios, responsável pela contemplativa aventura submarina ABZU. O protagonista da vez é um caçador que precisa viajar para uma terra mística a fim de acabar com uma escuridão maligna. Além de usar um arco e flecha para derrotar inimigos e resolver puzzles, o caçador precisará manter laços com uma águia capaz de ajudar em variadas situações.


Void Bastards

Plataformas: PC e XBO
Gêneros: FPS, Estratégia
Lançamento: início de 2019

Void Bastards, um novo FPS inspirado em BioShock e System Shock 2, promete trazer novidades ao gênero na forma de estratégia: ao invés de simplesmente atirar em tudo que aparece pelo caminho, será necessário planejar rotas e ações por várias naves espaciais abandonadas. Um chamativo é o visual cell shading que lembra histórias em quadrinhos.


Blazing Chrome

Plataformas: PC, PS4 e Switch
Gêneros: Ação
Lançamento: início de 2019

Blazing Chrome é um jogo de tiro, ação e plataforma 2D fortemente inspirado em clássicos como Contra. Controlando Mavra, uma guerrilheira solitária, ou Doyle, o robô rebelde que luta por liberdade, explodimos tudo em seis diferentes estágios repletos de perigos. O título é de autoria da desenvolvedora brasileira JoyMasher, de Odallus e Oniken.


Eagle Island

Plataformas: PC
Gêneros: Plataforma, Roguelite
Lançamento: fevereiro de 2019

Eagle Island é uma aventura de plataforma em que um garoto chamado Quill explora uma ilha na companhia de sua coruja Koji. O foco é derrotar inimigos e sobreviver, e para isso o protagonista usa a ave como arma, com direito a ataques elementais e tudo mais. Além de um modo história, o jogo terá uma modalidade com características de roguelite.


Children of Morta

Plataformas: PC, PS4, XBO e Switch
Gêneros: RPG, Ação, Roguelike
Lançamento: 2019

Uma família de guerreiros defende uma montanha sagrada por gerações, mas agora o local foi tomado por corrupção e monstros. Children of Morta é um RPG de ação em que cada membro da família tem um estilo de luta diferente. Além disso, a montanha muda constantemente, fazendo com que cada partida seja única.


Sayonara Wild Hearts

Plataformas: Switch (e outras plataformas no futuro)
Gêneros: Ritmo
Lançamento: 2019

Segundo a desenvolvedora Simogo, Sayonara Wild Hearts é “um álbum pop em forma de jogo”. Não está muito claro exatamente do que se trata o título, mas parece ser uma mistura de ação e ritmo. Uma atmosfera visual marcante com personagens estilosos, tomadas de câmera ousadas e cores berrantes dão identidade ao título.


Ori and the Will of Wisps

Plataformas: PC e XBO
Gêneros: Aventura, Metroidvania
Lançamento: 2019

Ori and the Will of Wisps é a sequência do aclamado metroidvania. O jogo pega a base do primeiro e inclui novos aspectos, como várias opções de personalização e modo multiplayer. E, claro, está ainda mais bonito.


WarGroove

Plataformas: PC, PS4, XBO e Switch
Gêneros: Estratégia
Lançamento: início de 2019

WarGroove é um jogo de estratégia por turnos bem parecido com Advance Wars e Fire Emblem. No controle de um exército com variadas unidades, o objetivo é derrotar o oponente em combates táticos. O jogo promete oferecer muito conteúdo, como multiplayer e modo de construção de campanhas.


Eastward

Plataformas: PC
Gêneros: RPG de ação
Lançamento: 2019

Explore um elaborado mundo pós-apocalíptico em Eastward, um belíssimo RPG de ação. O protagonista é John, um minerador que encontra uma garota chamada Sam em um local subterrâneo. A fim de descobrir as origens da menina, a dupla sai em uma jornada repleta de puzzles, ação e personagens memoráveis.


Inmost

Plataformas: PC
Gêneros: Aventura, Puzzle
Lançamento: 2019

Inmost, um jogo de puzzle e exploração com forte foco na atmosfera e história. O título terá três heróis com jogabilidades distintas e uma trama interligada, representado com visual retrô em pixel art.


Knights and Bikes

Plataformas: PC e PS4
Gêneros: Aventura
Lançamento: 2019

Em Knights and Bikes acompanhamos Nessa e Demelza, uma dupla de amigas que busca um tesouro escondido em uma ilha britânica fictícia na década de 1980. Com gráficos desenhados à mão e inspirações como The Goonies, Earthbound e Secret of Mana, o jogo promete uma aventura criativa e cativante.


Young Souls

Plataformas: PC
Gêneros: RPG, Beat’em up
Lançamento: 2019

Em Young Souls uma dupla de irmãs precisa explorar calabouços subterrâneos a fim de impedir a invasão de monstros. Para isso, as garotas usam inúmeras armas e equipamentos para acabar com as criaturas em ação beat’em up. O sistema de combate exigirá a cooperação das irmãs: o ideal é que uma delas use equipamentos e habilidades que complemente a seleção da outra.


Untitled Goose Game

Plataformas: PC e Switch
Gêneros: Ação
Lançamento: 2019

Já pensou em ser um ganso e atrapalhar a vida de todo mundo? Será possível fazer isso em Untitled Goose Game, um curioso jogo no estilo sandbox. No controle da ave, o objetivo é atazanar os habitantes de uma pequena vila ao promover o caos — derrube objetos, roube coisas, faça muito barulho, e mais.


My Friend Pedro

Plataformas: PC e Switch
Gêneros: Ação, Tiro
Lançamento: 2019

My Friend Pedro é um jogo de ação em que controlamos um homem que destroi tudo pelo caminho com duas pistolas. O mais legal do jogo é a precisão dos movimentos do protagonista, o que permite fazer ataques acrobáticos visualmente impressionantes.


Black Future '88

Plataformas: PC
Gêneros: Ação, Tiro, Plataforma, Roguelike
Lançamento: 2019

Black Future ‘88 é um roguelike de tiro e plataforma 2D cujo o objetivo é escolher um personagem escalar uma perigosa torre com mapa gerado proceduralmente. A ação é ininterrupta e cada tentativa oferece armas e equipamentos únicos. Um dos destaques é a ambientação “distopia cyberpunk retrô” com visual cheio de cores neon e trilha sonora com sintetizadores.


WHAT THE GOLF?

Plataformas: PC, iOS e Android
Gêneros: Puzzle
Lançamento: 2019

WHAT THE GOLF? subverte o golf em um jogo em que qualquer coisa pode ser a bolinha: um carro, uma bola de futebol, uma boneca, um cavalo, e muito mais. O resultado é uma experiência maluca que mistura plataforma, ação e puzzle com mecânicas que lembram levemente as regras de golf.


Samurai Gunn 2

Plataformas: PC e Switch
Gêneros: Luta, Ação
Lançamento: início de 2019

Em Samurai Gunn 2 controlamos samurais que se enfrentam em combates brutais utilizando espadas e pistolas. O foco do jogo são batalhas intensas para até quatro jogadores, no entanto a sequência terá também um modo história elaborado.


Spelunky 2

Plataformas: PC e PS4
Gêneros: Plataforma, Roguelike
Lançamento: 2019

Spelunky 2 é a sequência do aclamado título de plataforma e roguelike. No controle de Ana Spelunky, a filha do protagonista do jogo original, explore tumbas recheadas de perigos e tesouros. Dentre as novidades, os estágios terão duas camadas de exploração, física com líquidos e ação mais rápida.


Indivisible

Plataformas: PC, PS4, XBO e Switch
Gêneros: RPG
Lançamento: 2019

Indivisible é um RPG produzido pelo estúdio Lab Zero, conhecido pelo jogo de luta Skullgirls. A protagonista é Ajna, uma garota que sai em uma aventura para salvar o mundo. Para isso, ela contará com a ajuda de “Encarnações”, espíritos que a ajudarão durante o combate, que combina ação e turnos. O jogo é fortemente inspirado no clássico RPG Valkyrie Profile.


Essa é só uma seleção de alguns dos vários jogos indie que devem ser lançados nesse ano, provavelmente muitos outros vão surgir no decorrer de 2019. Já conheciam esses jogos? Quais pretendem conferir? Conhecem mais alguns que não estão na lista e mereciam menção?

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google