Top 10

Os melhores lutadores da série Marvel vs Capcom

Vamos escolher os maiores personagens do elenco da famosa franquia de jogos de luta.

Existem vários de games de luta bastante tradicionais no mercado. Dentre as muitas opções, uma das séries mais clássicas é Marvel vs. Capcom, ou MvC, para encurtar. Apesar das críticas ao título mais recente, o famigerado Marvel vs. Capcom: Infinite (Multi), é inegável que a franquia tem alguns dos personagens mais poderosos e carismáticos dos videogames. Neste Top 10, vamos escolher os melhores lutadores desta série tão querida pelos fãs.

Top 5 + Top 5 = Top 10

Teremos uma estrutura um pouco diferente neste Top 10. Para que ele seja justo com a ideia por trás da franquia MvC, que é composta igualmente por personagens da Marvel e da Capcom, ele será dividido por dois Top 5, sendo que cada um deles irá abordar uma das duas companhias. Assim, teremos os dez melhores lutadores da série considerando os dois lados de forma mais imparcial.

Os critérios para a escolha serão basicamente dois: capacidade técnica e apelo do personagem. Afinal, de nada adianta ser um lutador poderoso, mas nada interessante (e vice-versa). Finalmente, todos os títulos da série serão considerados. Ou seja, além do já citado Infinite, temos Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes (Multi), Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes (Multi) e Ultimate Marvel vs. Capcom 3 (Multi).

Sem mais delongas, vamos às listas.

Top 5 - Marvel

 

5 - Gavião Arqueiro

Apesar de ser relativamente popular nos quadrinhos, o Gavião Arqueiro ganhou uma fama maior graças a sua participação no longa-metragem dos Vingadores. Apresentado em Marvel vs. Capcom 3, Clint Barton é bem humorado e bastante convencido de suas grandes habilidades de disparo com o arco e flecha.
O vingador Gavião Arqueiro
Como não poderia deixar de ser, o seu estilo de luta é focado em ataques à distância com flechas rápidas e mortais. Elas variam de projéteis comuns até incendiários, elétricos, e explosivos. Seus movimentos são bastante ágeis, o que permite ao herói se deslocar rapidamente pelo cenário. Graças a estes atributos, o vingador conseguiu seu lugar dentre os melhores de MvC.

4 - Homem de Ferro

Outra figurinha carimbada da série MvC, o invencível Homem de Ferro possui uma armadura cheia de recursos tecnológicos. Construída pelo gênio, bilionário, playboy e filantropo Tony Stark, ela permite ao vingador lutar contra o mal em grande estilo. Sempre bem humorado, o personagem é garantia de grandes batalhas e belos efeitos especiais.
"Eu sou o Homem de Ferro"
O Homem de Ferro tem um bom equilíbrio entre defesa e ataque, combinando golpes de curta e de longa distância. Apesar de ser um pouco lento, seus jatos permitem que ele execute alguns movimentos interessantes. Seus especiais são bastante versáteis, o que ajuda a torná-lo bem acessível e ao mesmo tempo competitivo. Com estas qualidades, o personagem está presente na série desde o primeiro título.

3 - Deadpool

Apesar de participar apenas de MvC 3, Deadpool caiu nas graças do público. O mercenário tagarela é conhecido pela sua "habilidade" em quebrar a quarta parede, ou seja, em interagir diretamente com o jogador e fazer piadas sobre o game. Este comportamento, originário nos quadrinhos e tornado mais famoso pelo seu longa-metragem, o torna um dos mais divertidos personagens para se jogar.
"Como assim eu só fiquei em terceiro lugar?!"
Deadpool tem um estilo bastante interessante, combinando golpes curtos com espadas e longos com armas de fogo. Como não poderia deixar de ser, o personagem tem movimentos e frases malucas, sendo até mesmo capaz de usar o clássico Hadouken. Um de seus especiais, inclusive, é chamado 4th-Wall Crisis e permite a Deadpool bater no adversário com as barras de energia e de especial.

2 - Homem-Aranha

O Homem-Aranha é certamente um dos maiores super-heróis de todos os tempos, com presença em histórias em quadrinhos, filmes, bonecos, desenhos animados e videogames. Toda esta popularidade do amigão da vizinhança lhe garantiu uma vaga em todas as versões de MvC, sempre com papel de destaque entre os demais lutadores. Mas não é somente por ser um grande personagem que ele ficou com o segundo lugar.

O herói aracnídeo mais famoso do mundo

Lutar com o cabeça-de-teia é sempre uma ótima escolha. Seu estilo é bastante ágil, com movimentos rápidos e golpes que causam um bom dano aos oponentes. Além disso, o super-herói tem diversos ataques utilizando a sua teia e especiais bastante destrutivos. Some esses atributos com seu estilo descontraído e divertido, e você terá no Homem-Aranha um dos melhores e mais populares personagens de Marvel vs. Capcom.

1 - Wolverine

O que dizer da falta de Wolverine em Infinite? A ausência do carcaju é atribuída (extraoficialmente) aos direitos dos filmes do personagem serem dos estúdios Fox na época da produção do jogo, e não da Disney (que é proprietária da Marvel). É uma pena, pois o feroz mutante é muito popular, sempre contando com o seu estilo agressivo e um papel de destaque entre os X-Men. Quem sabe ele retorne algum dia para seu lugar de direito em Marvel vs. Capcom.
"Eu sou o melhor no que eu faço, mas o que eu faço não é o melhor"
A ausência de Wolverine não foi sentida somente pela personagem em si, mas também pelo seu divertido e competente estilo de jogo, que é bastante rápido e conta com um excelente combate à curta distância. Seus ataques com as garras são bastante poderosos, permitindo a execução de combos devastadores. Os golpes especiais de Wolverine também são muito interessantes, pois tem um bom alcance e são fáceis de conectar. Ou seja, um pacote completo digno do melhor lutador da Marvel em MvC.

Top 5 – Capcom

 

5 - Dante

Tendo sua estreia em MvC 3, Dante é o protagonista mais famoso da franquia Devil May Cry. Caçador de monstros e outros seres demoníacos, ele conta com um arsenal de espadas, armas de fogo e poderes sobrenaturais, herdados de seu pai, o demônio Sparda. Dante retornou ao holofotes do mundo dos games com o anúncio de Devil May Cry 5 (Multi) para 2019.
O caçador de demônios Dante
Assim como nos jogos da sua própria série, seu estilo de luta é bastante rápido e agressivo. Ele conta com movimentos diversificados, como golpes de curto e médio alcance com sua espada, além de poder atirar nos inimigos com suas armas mortais. Some estas habilidades com sua personalidade descontraída e convencida, e você tem um dos melhores lutadores de Marvel vs. Capcom.

4 - Chun-Li

Personagem feminina mais famosa da tradicional franquia Street Fighter (e quiçá de todo o mundo dos videogames), Chun-Li sem dúvidas é uma grande e bela lutadora. Mas ela vai muito além das aparências e de força física: sua busca pela justiça, iniciada com uma vingança pela morte do pai, levaram-na a se tornar uma agente secreta e assim viver muitas aventuras.
Chun-Li e seus chutes mortais
Como em qualquer jogo onde aparece, Chun-Li tem como ponto forte seus chutes potentes e rápidos. Estes golpes a tornam uma jogadora mortal à curta distância, estilo beneficiado pelos seus movimentos rápidos que lhe permitem um ágil deslocamento pelo cenário. Com todas estas qualidades, não é à toa que ela está presente em Marvel vs. Capcom desde o primeiro título, garantindo seu lugar entre os maiores lutadores da série.

3 - Megaman / X

Presente nos dois primeiros jogos de Marvel vs. Capcom, a ausência de Mega Man no terceiro foi mal recebida pelos fãs (sobretudo pela falta de títulos dele por parte da Capcom). Entretanto, o bombardeiro azul teve o seu merecido retorno em MvC Infinite, agora na forma de X, o protagonista da série Mega Man X, que é uma continuação da franquia original.
X e Mega Man
Embora estes personagens sejam diferentes, ambos contam com ataques à distância utilizando o Mega Buster ou o X Buster, e também com combos rápidos à curta distância. Além disso, os dois personagens também tem golpes baseados em habilidades obtidas de vilões das suas respectivas séries, mecânica clássica de qualquer título de Mega Man. E que a Capcom não invente de tirar um dos seus ícones de MvC de novo!

2 - Morrigan Aesland

Personagem que surgiu na série de jogos de luta Darkstalkers, Morrigan Aensland é sem dúvidas a mais popular da sua franquia original (e também umas mais populares do universo gamer). De acordo com a mitologia do game, ela é uma poderosa súcubo e princesa do reino demoníaco de Makai, podendo ser considerada uma espécie de anti-heroína.
Morrigan é uma das estrelas de Marvel vs. Capcom
A voluptuosa lutadora tem um estilo de luta sólido e balanceado, com bons golpes em todas as distâncias. Essa lista, inclusive, possui vários movimentos simples, tornando-a uma boa opção para aqueles menos acostumados com as mecânicas de MvC. Some isso com o seu charme característico, e temos em Morrigan uma grande lutadora, presente desde o primeiro jogo da série.

1 - Strider Hiryu

Com origem no clássico jogo Strider (Multi), o ninja Strider Hiryu pode ser considerado um dos pilares da série MvC. Sua presença em todos os games da série se deve bastante ao seu visual e histórias interessantes, levando-o a ser um dos preferidos dos fãs da franquia. Aliás, foi graças a Marvel vs. Capcom que o personagem pode alcançar novos públicos e se tornar tão popular.

Strider Hiryu é um dos preferidos dos fãs
Strider Hiryu tem foco no estilo de luta de curta distância, com destaque para os seus movimentos aéreos. Utilizando os golpes rápidos da sua lâmina, o personagem permite lançar o adversário para cima e assim executar combos frenéticos e mortais longe do chão. Seu moveset é tão sólido e apreciado que permanece basicamente o mesmo desde o primeiro título de MvC. Ou seja, um personagem digno de ser o melhor lutador da Capcom na série.

Menções Honrosas

Considerando que MvC é uma franquia com vários jogos e muitos personagens diferentes, infelizmente alguns ótimos lutadores ficaram de fora do Top 10 . Pelo lado da Capcom, podemos destacar Amaterasu, com suas belas animações "pintadas à mão" e golpes elementais provenientes do excelente Okami (Multi), e Ryu, que dispensa apresentações no mundo dos jogos de luta, sobretudo graças à série Street Fighter. Já pelo lado da Marvel, podemos lembrar dos vingadores Capitão América, com seus golpes rápidos utilizando o famoso escudo, e do Incrível Hulk, contando com uma grande resistência e ataques destrutivos.
Amaterasu e Capitão América são grandes lutadores em MvC
E assim termina esse Top 10 dos lutadores de Marvel vs Capcom. Você gostou da estrutura de dois Top 5? Será que faltou (ou sobrou) algum personagem? Deixe o seu comentário!

Revisão: Link Beoulve


é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google